"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo".
(Hermann Hesse)
Chame seus amigos!! Compartilhe esse evento! Ele é online, gratuito e aberto para familiares de pessoas com TEA, profissionais e pessoas interessadas no assunto.
Pessoal, mais uma oportunidade de aprendermos olhem que legal!! Acessem o link logo abaixo e participem! http://www.conisenso.info/
Gente, olha que oportunidade legal!!! Acessem o link logo abaixo e bom estudos!!
USP oferece curso gratuito e online para aprender Libras
O grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma exclusiva para o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras). O ambiente online é totalmente gratuito. Por lá, você encontra dezenas de videoaulas, material didático e atividades. A ideia é fazer com que pessoas não surdas tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda. Os interessados devem acessar a plataforma Stoa, onde é possível assistir online e fazer o download das aulas. O portal e-Aulas USP, aberto para TODOS OS PÚBLICOS, também oferece a disciplina para estudo. O conteúdo é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Durante a reunião pedagógica da escola, foi mostrado um vídeo que achei relevante, e irei compartilhar com vocês.
Quero ressaltar a importância do lúdico, do brincar na infância, e como isto tornar-se um fator essencial para o desenvolvimento como um todo da criança. Toda e qualquer brincadeira que permite a criança expressar seu sentimentos, fantasiar, experimentar novas formas de pensar e usar ilimitadamente sua criatividade, é válida.
Há um trecho de uma música que diz: "brincadeira de criança como é bom, guardo ainda na lembrança"... isso por que, é algo que levamos na memória, pois faz parte do nosso crescimento, e aprendemos muito brincando.
Seria importante se todos nós, enquanto pais, professores, pudéssemos enfatizar e priorizar na vida de nossos filhos e alunos, o lúdico.
O brincar permite a sociabilidade ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos.Os benefícios são muitos, sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, da atividade lúdica.
Em outro post que já compartilhei aqui, mostrei uma experiência que fiz em sala de aula sobre um tema que trabalhava com a turma, uma forma de ensinar através do lúdico, foi uma aula diferente onde eu obtive a participação e atenção de todos os alunos.