Uma vez abordado o tema da
aprendizagem, definirei a patologia da aprendizagem.
Não há duvida, que o ato de
aprender se passa no sistema Nervoso Central (SNC), onde ocorrem modificações
funcionais e conductuais.
Pessoas com dificuldades de
aprendizagem possuem problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro
para entender, recordar ou comunicar informações.
Dificuldades de aprendizagem
é um termo genérico que abrange problemas capazes de alterar as possibilidades
de aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo, e
entre as causas primárias temos as dislexias, discauculias, dispraxias, disgnosias,
déficit de atenção e hiperatividade.
Também podem ser secundárias
a outros quadros, tais como alterações das funções sensoriais, doenças
crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental, problemas psicológicos,
pedagógicos, socioeconômicos e problemas físicos.
Sendo assim, o problema de
aprendizagem aparece como um sintoma, e não configura um quadro permanente, mas
um conjunto de comportamento mostrando sinal de descompensação.
Um ponto interessante de
ressaltar é a este referido “sintoma” que a autora Sara Paín (pág. 28)
menciona..... é não considerá-lo como
significante de um significado, mas pelo contrário, entendê-lo como um estado
particular, que para equilibrar- se precisou adotar este tipo de comportamento
que caracterizamos como não aprendizagem. Se pensarmos á respeito, veremos que
a maioria das crianças conserva o carinho dos pais gratificando-os através de
sua aprendizagem, mas há casos nos quais a única maneira de contar com tal
carinho é precisamente não entender.
As dificuldades de
aprendizagem podem ser classificadas levando-se em conta as funções afetadas.
Lembrando que, função significa a ação normal especializada de um órgão ou de
membro.
Com isso podemos dizer que o
sistema nervoso comanda todas as funções do nosso corpo, inclusive no campo da
aprendizagem e pode atingir tanto crianças, quanto adultos, causando problemas
de fala, de locomoção, de memória e o funcionamento do próprio cérebro.
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