A LINGUAGEM CORPORAL E SEUS BENEFÍCIOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM
A Linguagem corporal é uma
estratégia que pode ser utilizada para aperfeiçoar a qualidade no processo
ensino- aprendizagem; e para que esse recurso seja empregado com êxito é
fundamental que seu receptor se envolva e esclareça tal linguagem, pois, a
partir do momento que a transmissão de conhecimentos seja efetuada de uma
maneira diferente e bem criativa, o interesse será despertado propiciando bons
resultados.
Segundo Bordenave (1982, p.
59): (...) A metacomunicação pode ser verbal ou não-verbal, isto é, feita quer
com palavras, quer com gestos, olhares, tom de voz. É importante esclarecer
como funciona a linguagem corporal e o que cada gesto significa, pois o
professor só saberá ensinar se de fato conhecê-los. Baseando-se nisso Pease
afirma que:
Reserve pelo menos cinco
minutos diários para estudar a linguagem corporal das outras pessoas e
adquirir consciência de seus próprios gestos. Os melhores locais dessa leitura
são os ambientes onde as pessoas se encontram e interagem. (2004, p.33)
Para que aconteça o
desempenho efetivo no decorrer da execução da linguagem corporal é fundamental
que o transmissor de tal linguagem tenha um conceito formado e praticado, sendo
assim, consequentemente o mesmo terá como aliado uma grande ferramenta para
ministrar uma aula criativa, comunicativa e dinâmica.
O principal valor que a
linguagem corporal atribui em uma sala de aula é a diversidade que ela pode
oferecer ao âmbito escolar, pois, através das diferentes formas de transferir
conhecimentos é que podemos chegar ao sucesso esperado. Segundo Gam Bardella
(2004 pg.21), (...) A Linguagem é a propriedade basicamente humana de
manifestar idéias e sentimentos por meio de diversos sons e gestos específicos,
sendo o instrumento pelo qual a inteligência e desenvolvida.
A Linguagem corporal é uma
grande forma de expressar mensagens sem o uso da fala, pois através de gestos
pode acontecer uma troca de informações onde a participação coletiva dos alunos
acontece de forma espontânea, porém se caso esse interesse não aconteça o
entendimento será de difícil compreensão.
A IMPORTÂNCIA DA
LINGUAGEM CORPORAL NAS SÉRIES INICIAIS.
A educação das séries
iniciais necessita de um reconhecimento onde a sua importância seja valorizada,
pois, sem dúvida a própria é a base sólida que qualquer individuo precisa em
sua vida escolar, por este motivo todo e qualquer método utilizado para
transmitir esse conhecimento é de grande relevância para o ensino. Carmo Júnior
analisa que:
Com a descoberta da
linguagem, a criança encontra sua humanidade, autentica física e direta. É o
primeiro esplendor da vontade viva e vigorosa, métrica e poética. Nesse
sentido, o corpo biologicamente instituído no mundo se oferece a primeira dança
da vida. No verdadeiro sentido da representação, todo ser é artista e todo ato
faz sentido. Eis uma noção da subjetividade corporal, quando se manifestam nos
códigos do gesto humano, o jogo humano da palavra com as coisas. (p.19, 1995)
É importante que seja
apresentado várias possibilidades para a criança se expressar nas séries
iniciais e a linguagem corporal, dentre tantas, é uma dessas formas de
comunicação que pode ser inserida para o ensino das crianças, sendo assim,
Carmo Júnior complementa que:
Quando negamos à criança
expressar-se através de movimento, quebramos uma corrente começa em suas
primeiras experiências vivenciadas e forçamos um retrocesso em um aprendizado
progressivo e latente. (pg.19-1995)
E complementando este
pensamento, Nicolau contribui dizendo que: outro fator que exerce uma enorme
influência sobre o desenvolvimento infantil é a descontinuidade entre os
valores da criança, a sua forma de viver e de se comunicar e aqueles trabalhos
da escola. (1986, pg. 78).
A oportunidade de um bom
desenvolvimento onde a criança possa criticar contestar transformar só pode ser
praticada se desde cedo a criança for estimulada e respeitada em suas
experiências de vida. A linguagem presente no gesto, nos movimentos simples ou
complexos permite a criança ser e estar no mundo. É um mundo que se movimenta
que gesticula que faz com que cada criança procure formas de imitá-lo para
aprender a viver. De acordo com o estudioso Foucault:
O controle disciplinar não
consiste simplesmente em ensinar ou impor uma série de gestos definidos; impõe
a melhor relação entre o gesto e a atitude global do corpo, que é sua condição
de eficácia e rapidez. No bom emprego do corpo, que permite um bom emprego do
tempo, nada deve ficar ocioso ou inútil: tudo deve ser chamado a formar o
suporte do ato requerido. Um corpo bem disciplinado forma o contexto de
realização do mínimo gesto. Uma boa caligrafia, por exemplo, supõe uma
ginástica uma rotina cujo rigoroso código abrange o corpo por inteiro, da ponta
do pé á extremidade do indicar. (1987, p.130).
A linguagem corporal tem
papel fundamental como contribuinte no processo ensino-aprendizado, pois, todo
e qualquer instrumento que venha a somar com o método de ensino do professor
irá de fato proporcionar bons resultados futuros para a educação em geral; e
com certeza também facilitará com o trabalho do profissional, responsável por
esse trabalho tão importante, não só nas séries iniciais, mas na vida escolar,
como um todo.
A educação se dá de diversas
formas, dependendo de cada povo e cada cultura, o saber, os gestos que as
crianças realizam. A criança vê, entende, imita e aprende e se
educa com a sabedoria que existe na própria comunidade. Baseando – se nisso
Pease afirma que:
Pesquisas recentes mostram de
maneira convincente que a linguagem corporal pode acrescentar muitas coisas em
sua vida. Pode mudar o humor antes de sair de casa, pode se sentir mais
confiante no trabalho, convincente e persuasivo (2005, p. 270). (...)
È preciso mudar o papel da
educação formal porque apenas informa e treina os alunos. A utilização da
linguagem corporal è algo inovador e
dinâmico. Para Maia: A linguagem é considerada como a capacidade humana de
articular significados coletivos e compartilha–los em sistemas
arbitrários de representação , que variam de acordo com as necessidades e
experiências da vida em sociedade (1999,P.125).
A tarefa do educador nesse processo
é vital, pois se ele não estiver disposto a mudar, não poderá jamais reclamar
da educação que seus filhos e netos receberão. Maia analisa que:
No mundo contemporâneo,
marcado pelo apelo informativo imediato, a reflexão sobre as linguagens e seus
sistemas, que se mostram articulados por múltiplos códigos, e sobre os
processos e procedimentos comunicativos é uma garantia de participação ativa na
vida social, a cidadania desejada (1999, P.127)
A humanidade vive em um
processo constante de amadurecimento, por isso se faz necessário que homem
esteja em sintonia com essas mudanças buscando conhecimento. Maia contribui
dizendo que:
Os conhecimentos que pode parecer, em um primeiro momento, como
imediato, tem por trás de si uma história de lutas classificatórias que devem
ser revistas no âmbito escolar. (1999, P. 127).
Conhecer o desenvolvimento da
linguagem corporal devem ser o ponto de partida para qualquer profissional que
objetive trabalhar com essa modalidade, entretanto, é claro que os conhecimentos
sobre o processo de aquisição da linguagem necessita de pesquisas que trabalhem
essa modalidade, ou seja, a linguagem corporal. A importância desses estudos
se de fato de indicarem caminhos para os fatores
implicados no processo de aquisição da linguagem que pode ser de grande valia
para a aquisição da língua portuguesa (1997, P. 67)
Entretanto, Petitto argumenta
que a criança simplesmente produz gestos que diferem dos sinais produzidos, por
volta dos 14 meses analisando essa produção gestual como parte do período pré-
linguístico (1987. P.71)
Obeserva-se que a criança
desde o nascimento, desenvolve o gesto, essa comunicação corporal que com o
passar do tempo vai se desenvolvendo de acordo com o crescimento. Petitto
enfatiza:
As crianças com menos de um
ano, surdas ou ouvintes, apontam freqüentemente para indicar objetos e pessoas.
Mas quando ela entra no estagio de um sinal, o uso de apontarão desaparece
sugere que nesse período parece ocorrer uma reorganização básica em que a
criança muda o conceito da apontarão inicialmente gestual. (1987, P. 71).
Fonte:
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/linguagem-corporal-3567030.htmlAutora: Renata dos Santos Chagas
OLÁ SOU PSICOPEDAGOGA E TRABALHO EM UM CENTRO DE ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTES. ME APAIXONEI POR SEU BLOG E GOSTARIA DE TE PARABENÍZAR POR REPARTIR CONOSCO TEUS CONHECIMENTOS. "PESSOAS DESAPEGADAS SÃO RARAS". MERECES O QUE DE MELHOR A VIDA POSSA DAR. ABRAÇO CHEIO DE CARINHO!!!!
ResponderExcluirELISABETE
Oi Elisabete, muito, muito obrigada mesmo. Fiquei super feliz. Saiba que este espaço é seu também, e por vocês e pensando em vocês é que procuro sempre compartilhar essas informações. Seja sempre bem vinda. Forte abraço
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