Pages

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vida de um Disléxico

·         Vocação de um Disléxico.
Um Disléxico pode ser mais capaz do que uma pessoa sem disléxia. 
E só ele encontra a sua área, sua vocação, muitos Disléxicos se aproximam mais das áreas artísticas pela falta de interesse nas áreas de exatas. Mas muitos Disléxicos são capazes de ver a Física ou Matemática de uma forma diferente, Como um exemplo e Albert Einstein. Muitos não sabem mais ele era Disléxico, ate reprovou algumas vezes na escola em matemática.
Lá vai uma Dica, Você Disléxico ou Pais com filhos Disléxicos, se permitam a fazer tudo, se deu na telha tocar violão toque, se deu vontade de escrever, escreva. Não se limite faça o que você acha que seria bom, vai que você descobre que e o novo Einstein, ou um novo Jimi Hendrix, e só você tentar que pode da certo.
·         Famoso Disléxico.
Uma das pessoas que mais admiro e a Agatha Christie, pois ela foi uma escritora muito famosa, ela escreveu mais de 80 livros, sua Dislexia não impediu sua paixão por escrever. Ela teve a ajuda de uma secretaria, Agatha escrevia a historia e depois ditava para a sua secretaria reescrever.

                                        (Agatha Mary Clarissa Christie 1890~1976)
Alguns Livros da Autora:
O Misterioso Caso de Styles    (The Mysterious Affair at Styles)
O Assassinato de Roger Ackroyd    (The Murder of Roger Ackroyd)
·         Você Sabia?
Você sabia que um Disléxico foça mais o celebro para ler e escrever do que uma pessoa sem Dislexia? 
Uma Pessoa sem Dislexia ativa 3 áreas do celebro para ler e escrever um Disléxico usa apenas uma área para ler e escrever, por isso e bem mais cansativo para um Disléxico ler e escrever, muitos Disléxicos não gostam de Ler por causa disso.


·         Na Escola.
Minha vida na escola não era das melhores…
Só fui diagnosticado Disléxico depois de reprovar na segunda serie, meu grau era alto na época. 
Depois que reprovei mudei de escola, foi quando tudo começou a desmoronar. 
Eu ficava na hora do recreio copiando o quadro porque eu copiava muito divagar, na hora de ler em voz alto sempre gaguejava meus colegas de classe sempre riam de mim e me perguntavam se eu não sabia ler.
Quando o professor perguntava se eu tinha intendido o assunto e eu falava não, eles me chamavam de burro, sabe como e duro ouvir isso de uma pessoa que esta te ensinando? Na época eu olhava para os professores e admiravam eles porque eles sabiam muito, mais quando isso acontecia eu ficava muito magoado e com vergonho porque eles falavam na frente dos meus colegas de classe.
Meus professores me perguntavam “Como e que você não sabe escrever direito e passou de ano?”.
Com isso meus pais bagaram um professor particular para me ensinar pra poder passar de ano, consegui passar de ano com a media 6 em tudo. Então mudei de escola novamente, eu pensei que nessa nova escola os professores seriam mais legais… mais eu estava errado.
Essa foi definitivamente a pior escola que passei, sem nem um suporte a pessoas Disléxicas, Como sempre o Bullying não vinham dos alunos e sim dos professores, era oque me magoava mais, eu era sempre o “burro” da sala sempre com notas baixas, não prestava atenção nas aulas. 
Mais quando comecei meu travamento, foi que as coisas mudaram um pouco, minha Pedagoga junto com minha Fonoaudióloga e minha Psicóloga me ajudaram muito a intender oque eu tinha, e porque todos me chamavam de burro, foi quando comecei a batalhar pelos meus direitos. 
Consegui pouca coisa mais já era uma vitória, mais como sempre depois de um tempo a escola estava cansada de me dar suporte, então comeram a falar que a Dislexia era desculpa para tudo. Então minhas notas começaram a cair novamente, foi quando reprovei pela segunda vez.
Mudei de escola novamente, fui para uma escola que tinha suporte para pessoas como eu, mais o suporte não era tão bom assim.
Eles faziam provas diferenciadas para pessoas como eu, tudo bem isso foi uma tentativa de ajuda, quando eu fiz a primeira prova vi que qualquer criança pequena poderia fazer aquela “prova especial”. Quando fui questionar isso eles me rebaixaram falando que eu não tinha capacidade de fazer uma prova comum. 
Depois que eles me rebaixaram assim fiquei muito magoado então comecei a não ligar para a escola, ia por obrigação, dormia em quase todas as aulas, era expulso da sala por não ter feito as atividades, passei de ano com a media 6 de novo. Então mudei de escola novamente.
Na nova escola não esperava mais nada, já estava com o pensamento que ia ser a mesma coisa então comecei a dormi na sala, a não presta atenção depois de um ano reprovei por causa disso, mais dessa vez não troquei de escola.
Esse ano foi oque mudou tudo eu achei um professor que realmente se importava comigo, foi ai que vi que poderia intender os assuntos e comecei a tirar notas boas, eu era sempre o melhor em quase tudo sempre tirando 9 ou 10. Nem eu acreditava que essas notas eram minhas. 
Depois de passar o primeiro ano com a media 9, fiquei muito feliz pensando que no próximo ano aquele professor que me ajudou muito estaria lá para me ajudar, mais me enganei ele trocou de escola. Então tudo voltou como era antes, reprovei mais uma vez. Troquei de escola foi ai que percebi, eu era o mais velho da turma foi ai que decidir fazer supletivo para sair logo da escola e ir para faculdade, mais para isso eu teria que esperar ate completar 18 anos. Então encarei a escola ate os 18 anos.
Fiz 18 anos e estava no Primeiro ano, só faltavam 2 anos para acabar a escola, mais decidi fazer o supletivo. Consegui passar com media 9. Então estudei para o vestibular e conseguir passar entre os primeiros de Psicologia.

Esse post acaba por aqui, essa foi a historia resumida da minha vida na escola, espero que tenham gostado –

·         Você Sabe o que e Dislexia ?
Primeiro antes de falar oque e Dislexia você tem que intender que nem todo Disléxico e igual, a Dislexia tem várias formas de se classificar de acordo com a pessoa.
Muitos Disléxicos tem esse tipo de dificuldade e umas das mais comuns.



 Para uma pessoa que não tem Dislexia pode facilmente falar o significado dessa placa. Porque a pessoa aprendeu que ” P + A e PA” e ” R + E e RE ”.



Para um Disléxico sem acompanhamento Ler a placa pode ser mais difícil, pois ele pode ver o ” P ” de cabeça para baixo ” b ” ou ao contrario  ” p = q ”. Assim chamada Visão espelhada.
O Disléxico que vê espelhado, também pode escrever espelhado. Por quê? 
Porque ele sempre vê a letra dessa forma então para ele esta certo a letra ” p ” ser escrita ao contrario ” q ”.
Com isso já entra outro aspecto da Dislexia que e a troca de letras por causa da fonética deles. Exemplo:
A letra ” ” foneticamente falando tem o som parecido com a letra ” P ” , a mesma coisa acontece com as letras (” S + SC + SS ” , ” C ” ,” ”), (” F ” , ” V”) , (” Q ” , ” G ”) entre outras.
Exemplo:
Pezoas (Pessoas)
Abenssoar (Abençoar)
Tasci (Taxi)
Deverido(Deferido)

Para um Disléxico escrever assim está certo, por causa da fonética. 
Se você pai ou professor esta preocupado com um filho ou aluno que não escreve certo, ele pode ter dislexia, então aconselho a o senhor pai ir com o seu filho a um Neurologista para que ele possa dar um diagnostico. 
-Bom esse post acaba aqui, Irei explicar mais coisas em outros postes, espero ter ajudado algumas pessoas há intender um pouco sobre nos Disléxicos.

FONTE: http://vidadeumdislexico.tumblr.com/

2 comentários:

  1. SOU MÃE DE UMA CRIANÇA DE 10 ANOS, E ESTOU NA FASE INICIAL DE ENTENDER AS DIFICULDADES DE UM DISLÉXO. AGRADEÇO AS PESSOAS QUE POSTAM SUAS HISTÓRIAS, SEUS COMENTÁRIOS, ASSIM PERCEBEMOS QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS!!!

    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. È um sofrimento tanto para a criança como para os pais.Porque não queremos que nossos filhos sofram.

    ResponderExcluir