Por: Simaia Sampaio
Antes de colocar um filho no mundo há algumas coisas que você precisa saber. As dicas também são para os que já são pais. Os avós também irão se beneficiar se estiverem disposto a se perceberem e observarem o que devem mudar.
1 - Filhos dão trabalho, vão exigir de você muitas habilidades.
2 - Em muitos momentos, os pais, poderão ficar cansados porque precisarão repetir muitas vezes a mesma informação até que a criança crie um bom hábito, mas não desista, bons hábitos levam tempo para serem adquiridos, mas é para sempre.
3 - Lembre-se que ameaças e pejorativos não educam. Evite dizer coisas do tipo: “se não parar de fazer isso não vou gostar mais de você”, “você é um menino feio e teimoso”. Isto além de não ajudar não esclarece à criança qual seria o comportamento mais adequado.
4 - Se disser que vai fazer algo cumpra. Vejo algumas pessoas dizendo: “Se não parar agora vamos embora”, e não vão. Você fica desacreditado e a criança percebe isto e não inibe o comportamento.
5 - Ensine desde pequeno que não é preciso gritar para conseguir as coisas, mas é preciso que você também não tenha o hábito de gritar com as pessoas para dar exemplo.
6 - Diante de um mau comportamento, repreenda-o, mas explique porque é errado o que ele está fazendo. Percebo muitos pais que reclamam com as crianças e não dizem por que está sendo repreendido. Ao invés disso dizem: “se não parar seu pai quando chegar vai te bater”, ou “Papai do céu vai te castigar”. Esta forma só lhe dá um atestado de incompetência enquanto educador!
7 - Não use tablets para deixar a criança quieta. A criança precisa aprender que é importante esperar, e aprender a se controlar desde cedo. Converse com a criança sempre sobre seu comportamento. Se o tablet é oferecido você não tem a oportunidade de ter este tipo de conversa, a criança não aprende e se torna um adulto impaciente.
8 - Preste atenção com quem você deixa seus filhos. Pessoas da família, que não tem este entendimento de educação, podem estragar seu filho tanto quanto alguém desconhecido.
9 - Tratar uma criança crescida como se ainda fosse um bebê ESTRAGA! Cuidado como você chama a criança grande, ela não é mais bebê e pode ficar infantilizada se você não respeita seu crescimento.
10 - Ensine desde cedo seu filho (a) arrumar a cama quando levantar, tirar o prato da mesa, guardar seus brinquedos, mesmo tendo auxiliar em casa. Contribua com sua autonomia.
11 - Retire maus hábitos desde cedo. A criança não precisa de chupeta depois dos dois anos, suporte o choro da criança por alguns dias, depois ela com certeza esquece.
12 – Não deixe a criança exposta muito tempo diante da televisão, ofereça diversidades. Acho que este item não preciso de maiores explicações por tudo que já foi dito, nos últimos tempos, sobre o mal que isto faz.
13 – Não ofereça celular a uma criança ou se der que seja apenas com a função de telefone, não permita que tenha acesso à internet. Crianças não tem maturidade suficiente para ter um aparelho destes nas mãos, com acesso indiscriminado a internet, facebook e whatsApp.
14 - Pais que não estão dispostos a gastar tempo educando seus filhos não deveriam pensar em ter filhos. Muitos querem filhos para tapar lacunas, salvar casamento, livrar-se de angústias. Seu filho não merece este peso! Ele deve vir ao mundo não para substituir ou salvar nada, não para tapar nenhum buraco. Ele deve sentir desde cedo que foi amado e desejado e que você se propôs desde cedo a educá-lo, utilizando-se todos os recursos que possam te ajudar nesta caminhada: livros, revistas, orientação pedagógica e psicológica.
Simaia Sampaio – Psicopedagoga Clínica, Neuropsicóloga, graduanda em Psicologia, Mãe, Autora, Palestrante
Nenhum comentário:
Postar um comentário