Skinpress Rss

domingo, 30 de setembro de 2012

O que é Dificuldade de Aprendizagem?

0




Uma vez abordado o tema da aprendizagem, definirei a patologia da aprendizagem.
Não há duvida, que o ato de aprender se passa no sistema Nervoso Central (SNC), onde ocorrem modificações funcionais e conductuais.
Pessoas com dificuldades de aprendizagem possuem problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações.
Dificuldades de aprendizagem é um termo genérico que abrange problemas capazes de alterar as possibilidades de aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo, e entre as causas primárias temos as dislexias, discauculias, dispraxias, disgnosias, déficit de atenção e hiperatividade.
Também podem ser secundárias a outros quadros, tais como alterações das funções sensoriais, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental, problemas psicológicos, pedagógicos, socioeconômicos e problemas físicos.
Sendo assim, o problema de aprendizagem aparece como um sintoma, e não configura um quadro permanente, mas um conjunto de comportamento mostrando sinal de descompensação.
Um ponto interessante de ressaltar é a este referido “sintoma” que a autora Sara Paín (pág. 28) menciona..... é não considerá-lo como significante de um significado, mas pelo contrário, entendê-lo como um estado particular, que para equilibrar- se precisou adotar este tipo de comportamento que caracterizamos como não aprendizagem. Se pensarmos á respeito, veremos que a maioria das crianças conserva o carinho dos pais gratificando-os através de sua aprendizagem, mas há casos nos quais a única maneira de contar com tal carinho é precisamente não entender.
As dificuldades de aprendizagem podem ser classificadas levando-se em conta as funções afetadas. Lembrando que, função significa a ação normal especializada de um órgão ou de membro.
Com isso podemos dizer que o sistema nervoso comanda todas as funções do nosso corpo, inclusive no campo da aprendizagem e pode atingir tanto crianças, quanto adultos, causando problemas de fala, de locomoção, de memória e o funcionamento do próprio cérebro.

0 comentários:

Postar um comentário