Skinpress Rss

domingo, 30 de setembro de 2012

Papel da Família e Escola

0




Papel da Família e Escola
Uma vez abordado o assunto das dificuldades de aprendizagem, é importante ressaltar que essas crianças, são com frequência, brilhantes, criativas e até mesmo talentosas em outras esferas, e cabe a família apoiar, compreender, incentivar e respeitar seus limites, oferecendo assim, o apoio necessário para superar os obstáculos com confiança de que precisam.
Lembrem-se de que as atitudes de seu filho com respeito à própria dificuldade de aprender serão fortemente influenciadas por suas atitudes.
Quanto mais informações, e quanto mais houver participação do processo de educação, maior a probabilidade de obter êxito no tipo de ajuda que ele necessita. É relevante que se compreenda a natureza precisa das dificuldades da criança.
Não é necessário que os pais sejam “Doutores” em distúrbios de aprendizagem, mas que sejam “Especialistas” em seus filhos, e que se faça a coisa mais útil, como ter prazer e apreciar o filho como um ser humano único.
Os professores podem também ser capazes de localizar áreas de dificuldades, com suas próprias observações que podem se tornar uma fonte de informações, e com isso criar uma oportunidade de trabalhar e ter o apoio dos pais.
É muito importante identificar os pontos fortes dos estudantes com dificuldades de aprendizagem para compensar as áreas fracas.
E necessário que todos se conscientizem que as dificuldades de aprendizagem existem, e que podem aparecer em qualquer criança independente da classe social a que pertence. Por isso, o esforço em conjunto no sentido de tentar minimizar ou resolvê-los completamente.
À escola cabe o papel de orientar, tanto os professores como os pais, a respeito dessas dificuldades, através de palestras, filmes e discussões com especialistas.
O ideal seria que cada escola, tivesse uma equipe psicopedagogica para atendimento de seus alunos.
Se cada um cumprir o papel que lhe cabe e, sobretudo se a escola desempenhar o seu verdadeiro papel de centro processador do ensino, certamente a educação recobrará o seu antigo valor e passará a ocupar novamente o seu merecido papel de destaque, como um fator importantíssimo no desenvolvimento individual e social.

0 comentários:

Postar um comentário