Skinpress Rss

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bem Vindo á Holanda

0

Olá leitores (as),

Este texto faz parte da apostila que elaborei sobre as dificuldades de aprendizagem, foi retirado do livro: Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, ótimo livro, e quero compartilhar com vocês.
Dedico para todas as famílias que possuem crianças especiais, e para aquelas, que em algum momento podem receber um diagnóstico inesperado.


Bem Vindo á Holanda

Sou com frequência solicitada a descrever a experiência de criar um filho portador de um déficit. Para tentar ajudar pessoas que não compartilharam essa experiência singular a entendê-la, para imaginar como ela será. É assim...
Quando você vai ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem de férias para a Itália. Você compra uma série guias de viagem e faz seus planos maravilhosos. O coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode aprender algumas frases fáceis em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de ansiosa antecipação, finalmente chega o dia. Você fecha suas malas e parte. Várias horas depois, o avião aterrissa. A aeromoça se aproxima e diz:
“Bem vindo à Holanda”.
“Holanda?!”, diz você. “O que quer dizer com Holanda? Meu destino era a Itália! Eu devia estar na Itália! A minha vida toda, o meu sonho foi conhecer a Itália”.
Mas Houve uma mudança no plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e aqui você precisa ficar.
O importante é que eles não lhes levaram para um lugar horrível, nojento, sujo, cheio de doenças, fome e pobreza. Era só um lugar diferente.
Então, você precisa sair e comprar outros guias. E precisa aprender uma língua nova. E vai encontrar um novo grupo de pessoas que nunca viu antes.
É apenas um lugar diferente. Seu ritmo é mais lento do que o da Itália. Mas depois de andar um pouco por ali e retornar o seu fôlego, você olha em volta... e começa a perceber que a Holanda tem tulipas. A Holanda tem até Rembrandts.
Mas todas as pessoas que você conhece estão ocupadas indo e vindo da Itália... e todas estão alardeando a temporada maravilhosa que passaram lá. E, pelo resto da sua vida, você vai dizer: “Sim, era onde eu devia ir. Era o que eu tinha planejado”.
E o sofrimento daquilo nunca, nunca, jamais desaparece... Porque a perda daquele sonho é uma perda muito importante.
Mas... se você passar a sua vida lamentando o fato de que não conseguiu ir à Itália, pode jamais se libertar para desfrutar as coisas muito especiais, as coisas adoráveis... da Holanda.

(Texto extraído do Livro: Dificuldades de aprendizagem de A-Z de Corinne Smith, e Lisa Strick).

Com carinho,

Taismara     

0 comentários:

Postar um comentário