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segunda-feira, 22 de abril de 2013

TÉCNICAS DE SENSIBILIZAÇÃO

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Esse tema estou desenvolvendo para entregar como parte da fundamentação teórica, do estágio Institucional, vou colocar algumas técnicas que são usadas. Espero que gostem. 
As técnicas de sensibilização têm como objetivo a transmissão de informação e sua assimilação, além de construir atividades orientadas para educação e criatividade das crianças, proporcionar uma oportunidade de elencar os conceitos de senso comum, desmistificar falsos conceitos e agregar conceitos mais produtivos.
A ampla variedade das técnicas de sensibilização é usada em diferentes situações escolares.
São desenvolvidas dentro e fora das salas de aulas, e visam o despertar do educando para valores raramente vivenciados nos conteúdos curriculares desta ou daquela disciplina.
Pode ser útil também, para pais que pretendem promover brincadeiras interessantes com seus filhos, e que guardem alem de uma objetividade lúdica explicita, um desejo coerente de ativar de maneira extremamente decisiva em sua formação. Faz parte do universo adulto, trazer experiências e repertório de vida construído conforme o conhecimento acumulado, habilidades desenvolvidas, bem como  sentimentos vivenciados.
As técnicas de Sensibilização são utilizadas como técnica inicial no preparo para propostas de mudanças de comportamento ou recontrato organizacional.

O foco de motivação para adquirir novos comportamentos e habilidades é a sua aplicação imediata, seja na execução de atividades ou na solução de problemas.

Sendo assim, essas estratégias de largo emprego, são usadas em atividades de orientação educacional, treinamentos de pessoal, ou em qualquer outra circunstância que envolva a presença de grupos.
Tendo o compromisso de aproveitar a dinâmica na busca de um objetivo claramente definido.
O emprego de qualquer técnica utiliza o método heurístico, que se apoia em três princípios básicos:
1.    O conhecimento é obtido através de fatos e experiências
2.     O conhecimento não deve contradizer experiências e fatos comprovados
3.     Um conhecimento se justifica quando parte de uma experiência é evidenciada por outro conhecimento.
Tendo como referência os princípios citados acima, aplicação de qualquer técnica pressupõe que os envolvidos estejam em grupos e que existam fatos científicos ou experiências a conhecer, avaliar ou investigar.
A aplicação das técnicas dependendo de sua natureza pode-se substituir fastidiosas exposições ou intercalar-se as mesmas para dinamizar a atividade informativa ou reflexiva.
Não há limitações de materiais para o emprego das técnicas.
As técnicas de sensibilização constituem um extraordinário instrumento de motivação uma vez que transforma o conhecimento a ser assimilado em recursos de ludicidade e em sadia competição, além de motivar, contribuem para a criatividade, desinibição, para o favorecimento e fortalecimento da formação da personalidade do envolvido.
 Técnicas:
Como Estou
Consiste em uma chamada nominal feita pelo professor, onde os educandos respondem dando a si mesmos uma nota de acordo c om seu estado de espírito (estou bem; estou de mal humor, etc .), servindo para um diálogo sobre as causas dessas emoções, suas consequências e a melhor maneira de lidar c om elas.
2. Quadrados de Cooperação
Os educandos são divididos em grupo para montar um quebra- cabeça c om pecinhas quadradas. A equipe fica em silêncio, não sendo permitida nenhuma gesticulação. Observadores (outro educando) avaliam o comportamento individual através de uma ficha (quem toma a iniciativa, quem perturba, etc .).
Os componentes da equipe que termina a montagem podem dar uma só dica às equipes que não acabaram.
3. Identificando Sentimentos I
Os educandos deverão em c asa recortar de uma revista a fotografia de uma pessoa, nomear que emoção o rosto exibe e explicar c omo saber que a pessoa tem esse sentimento. Após recolher os trabalhos o professor lista os sentimentos no quadro e pergunta aos educandos: como vocês se sentem quando estão...(acompanha a lista); quando você se sente...?, estabelecendo intenso diálogo.
4. Identificando Sentimentos II
O educador distribui uma folha de trabalho. Numa coluna estão rostos de meninos e meninas, c ada um exibindo uma das seis emoções básicas: feliz, triste, irado, surpreso, com medo, enojado, e uma descrição da atividade muscular facial por baixo de c ada um. Pede- se ligar um nome ao sentimento. Deve- se observar as reações faciais dos educandos enquanto fazem o exercício e durante o diálogo que irá se seguir, trabalhando os sentimentos.
5. História Temática
Utilização de histórias retiradas da literatura para leitura e interpretação como ponto de partida para uma discussão em classe sobre determinado tema moral.
6. Momento de Disciplina
Aproveitar as pequenas discussões para incentivar a aplicação de regras simples, imparciais e justas. Toda disputa pode ser negociada e resolvida. No lugar do "parem c om isso!", ensinar aos educandos as aptidões de controle de impulsos, explicar os sentimentos e aplicar o diálogo para resolver conflitos.
7. Caixa de Correspondência
Uma caixa de papelão especialmente pintada serve de caixa de coleta do correio, para a qual os educandos são incentivados a depositar por escrito suas queixas e problemas, para que toda a classe os discuta e reflita sobre as diversas formas de lidar com eles.
8. Comparação Emocional
Estimular o educando a comparar- se com os outros em determinadas qualidades, sejam talentos de popularidade, atração ou aptidão esportiva, para equilibrar o amadurecimento emocional.
9. Desafio Emocional
Reunir os educandos em grupos em semicírculo para conversar sobre "o que eles pensam de si mesmos", trabalhando a autoconfiança e a autoconsciência, com o objetivo de reforçar a capacidade de meninos e meninas para estabelecerem relacionamentos estreitos e superar as crises nas amizades.
Observação: recomendado para Nível III.
10. Cubo dos Sentimentos
Os educandos sentam- se em círculo e rodam o cubo dos sentimentos que tem palavras
 como "triste" ou "excitado"
em cada lado. Quando chega a sua vez, descrevem um momento em que tiveram esse sentimento. É um exercício que lhes dá mais certeza na associação de sentimentos a palavras e ajuda na empatia quando ouvem outros com os mesmos sentimentos que eles.
11. Sinal de Trânsito
Para que o educando tenha o hábito de controlar seus impulsos, exibe- se c om destaque um cartaz c om um sinal de trânsito de seis etapas:
Sinal vermelho: 1. Pare, se acalme e pense antes de agir.
Sinal amarelo: 2. Diga qual é o problema e como você se sente.
3. Estabeleça uma meta positiva.
4. Pense em muitas soluções.
5. T ente prever as conseqüências.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/2_0303.pdf
Antunes, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 



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