Skinpress Rss

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

REGGIO EMILIO=LORIS MALAGUZZI

0







Reggio Emilio é uma cidade do interior da Itália, que impulsionou um modelo educacional logo após 2 ª Guerra Mundial, e teve o envolvimento do pedagogo Loris Malaguzzi, que formulou o modelo educacional com base nas ideias de Jean Piaget,
Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori.
Em 1991 uma das pré escolas da cidade de Reggio Emilio, foi considerada como uma das dez melhores escolas do Mundo! 
E para conhecer um pouco desse educador que abraçou esse movimento, deixo o link:  https://www.vilamalaguzzi.com.br/loris-malaguzzi 
Veja um poema de Loris Malaguzzi, que fala muito sobre o aprendizado da criança que tem múltiplas linguagens.


AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem),
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e, de cem,
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário,
as cem existem.
  

FONTE:
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/reggio-emilia-como-uma-cidade-italiana-virou-referencia-de-educacao-c71289e9ic50o5f4eaq30y4xa/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário