Skinpress Rss

sábado, 22 de março de 2014

TATUAGEM

0

Ser professor realmente é um dom, que Deus dá para aqueles que têm a sensibilidade de transmitir seus conhecimentos de forma ilimitada, sem preconceitos e com clareza, mostrando que tudo faz parte da aprendizagem seja o tema que for.

Ser professor é permitir o pensar, o questionar o buscar. Ser professor é, conduzir, é criar, e acima de tudo amar o próximo.

Achei em um site, uma frase referente à tatuagem que dizia assim..

“Quando me perguntam por que não tenho tatuagens, respondo.... você colocaria adesivos em uma Ferrari?” 

(Lamentável isso, imaginar que nos dias de hoje, ainda há pessoas com pensamentos assim de preconceito e pensamentos tão pequenos, isso é pensamento de pessoas viciadas em preços de coisas, simplesmente ridículo e sem sentido a comparação).

Pois bem, diante dessa frase, vi que só mesmo uma pessoa limitada em seus pensamentos, e desprovida de conhecimentos culturais faz comparações sem noções do corpo com um veículo. 

Aproveito então para dizer, que já ministrei aulas referentes ao Tema Tatuagens e digo mais, é uma aula que além de você ministrar sobre as diferenças culturais, ao mesmo tempo se cria um diálogo sobre algumas disciplinas como, Artes, história, Geografia e até a Biologia.

Eis o texto
O corpo como suporte e Matéria da Arte

Esta atividade vai abordar o estudo sobre os suportes e as matérias utilizadas no fazer artístico.  O corpo humano sendo fonte quase inesgotável de possibilidades expressivas, empregando em modalidades artísticas como as artes visuais, o teatro, a performance e a música.

Dialogando com os Alunos

O que vem a sua mente quando você escuta a palavra “tatuagem”?
Ao longo da história, sempre existiram pessoas tatuadas? Ou essa é uma “moda” dos dias atuais?

Você tem alguma tatuagem em seu corpo? Gostaria de ter uma?
Qual é ou seria o desenho ou a escrita?

O que, em sua opinião, faz uma pessoa querer ter o corpo tatuado com imagens ou letras?

Por toda a sua história, a tatuagem tem o corpo como suporte para o desenho e a escrita. Ela pode ser vista como forma de comunicação visual ou até mesmo como marca de identidade.

Entre os profissionais de estéticas corporais, a tatuagem é conhecida por outro nome> dermopigmentação (“dermo” significa pele, “pigmentação” é o ato de colorir). (Aqui pode-se dar aula(biologia) sobre a pele, sua função e quais as células responsáveis pela pigmentação e o que ocorre com a pele após uma tatuagem).

Heinrich Rudolf Schinz 1824. Homem tatuado de Nuku Hiva, uma das maiores ilhas do Arquipélago da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico.


A tatuagem é muito difundida no mundo contemporâneo, sendo cada vez mais comum ver corpos tatuados nos diversos setores profissionais e sociais, sejam de homens ou de mulheres, nas mais variadas idades.
Nessa seção, pode-se propor aos estudantes uma reflexão sobre essa prática e seu vínculo com a arte.

Você pode sugerir uma roda de conversa e, simultaneamente, dependendo dos conhecimentos da turma sobre o assunto, introduzindo aspectos da história da tatuagem e suas diversas apropriações pela sociedade ao longo do tempo.
Outa ideia é propor aos estudantes que façam uma reflexão sobre as próprias tatuagens, caso as possuam, pensando, por exemplo, se têm caráter puramente estético ou se têm relação com algo da vaidade deles.

História da Tatuagem

Esse texto pretende ampliar os conhecimentos expostos na roda de conversa e sistematizar a conotação da tatuagem nos dias atuais, retomando a maneira como era vista antes.

Você pode iniciar o tema com uma conversa que explore as duas imagens de guerreiros de Nuku Hiva, onde a tatuagem faz parte da vida dos habitantes há milhares de anos.

O termo tatto alias teria originado de tatau ou tatu palavras usadas pelos habitantes da ilha da Polinésia. Explicar que a tatuagem tinha funções naquela cultura, tais como afirmar o status, ou seja, quanto mais tatuagens, maior era o status e representar ligações familiares (elo entre os clãs).

Após esclarecer a turma que a tatuagem pode ser compreendida como algo valorizado e parte importante de uma cultura, você pode conduzir a discussão para a difusão da tatuagem no Ocidente e falar um pouco sobre o fato de o corpo tatuado ser um estigma de grupos marginalizados e discriminados.

Você pode perguntar a turma como é a situação atual? A tatuagem é considerada uma identidade visual agora, uma espécie de “modo de vestir” ou ainda permanece o preconceito?

E o mais importante, é que nós professores possamos garantir que a discussão gere novos questionamentos em benefício do crescimento dos estudantes, sem se preocupar em chegar a consensos sobre o assunto.

Atividades Marcas no corpo em foco

Observe as imagens, depois, em grupo conversem sobre as questões a seguir.
1.    Qual o foco principal de cada imagem? Como foram feitas as marcas nos corpos das pessoas retratadas?
2.    O corpo, nessas imagens, é o suporte? Em que sentindo isso pode ser afirmado?
3.    Por que essas imagens podem ser consideradas obras de artes?

Fonte/ EJA- Educação de Jovens e Adultos- caderno do professor



Então para pessoas que pensam em comparar o seu corpo com um carro Ferrari digo.... estude mais.... e seja Professor !!!. 

0 comentários:

Postar um comentário