Skinpress Rss

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Minha experiência durante o estágio

0


Olá pessoal,

Como postei em meu perfil, a psicopedagogia entrou na minha vida de uma forma inesperada, quando eu não imaginava que poderia fazer algo novo acontecer, e que mudaria literalmente a minha vida.
Agradeço a Deus, por isso ter acontecido. Agora me sinto completa, estou feliz e realizada, em estar concluindo a pós-graduação.
Sei que todos os dias terão que aprender sobre essa linda profissão, também sei que, o que eu aprender, vou compartilhar com meus colegas, sejam de profissão ou simplesmente com aqueles que se interessam pelo assunto, quero somente contribuir para o crescimento de todos, inclusive o meu.
Quero antes, fazer alguns agradecimentos: Á minha família, que muito me incentivou e contribuiu para esta realização, e a minha amada filha que ajudou a criar esse lindo Blog. Digo sempre, minha família minha base. Aos meus professores da pós-graduação, que com seus conhecimentos contribuem para minha formação. Aos colegas de classe, que com suas experiências de outras áreas acrescentam e muito ao nosso saber.
Assim que entrei neste curso, tive a certeza, estou no caminho certo. Já faz um ano e meio que me descobri. Tenho mais oito meses de curso pela frente, afinal 2 anos não são dois dias. O melhor que descobri durante o curso, foi a possibilidade que a Psicopedagogia nos permite seguir, é como um leque de opções. Quando fazemos a opção de cursar Psicopedagogia Institucional, podemos atuar em escolas, hospitais, empresas em Ongs etc. Já opção Clínica, lhe dá o direito de abrir seu próprio consultório e trabalhar com crianças, adolescentes e adultos. Por isso a importância quando se matricular em uma Faculdade, observar se ela oferece a opção deste curso em Psicopedagogia Clínica e Institucional, por que só assim poderá atuar nas duas áreas, algumas oferecem só opção Clínica e outras só Instituição.
Outro fato que quero compartilhar, é que durante o decorrer do curso, senti que as disciplinas ministradas pelos professores por mais capacitados que são, o tempo também é pouco para um curso extenso como esse, eu necessitava de buscar outras fontes de informações. Foi então que comecei minha pesquisa, pelo tão conhecido e famoso Google, e pela biblioteca da faculdade. Sempre sendo cautelosa com o site que eu pesquisava. Nasceu dessas pesquisas, a minha primeira apostila para pais, professores e estudantes desta área, sobre as dificuldades de aprendizagem. É um material simples, para que todos possam entender de uma maneira descomplicada, porém abordando todas as dificuldades. Por isso recomendo, se há algum assunto na Psicopedagogia que lhe interessa, faça uma pesquisa e você descobrirá algo incrível. No momento, tenho me interessado por um tema específico, quem sabe logo nascerá, fruto de outra pesquisa, e estarei postando aqui..rs
Quando cheguei à parte do estágio, não estava insegura, graças às leituras contínuas que fiz.
O primeiro passo do estágio foi procurar um espaço que eu pudesse fazer o atendimento.
O segundo foi ir a uma escola e conversar com a coordenadora que me indicou um aluno, que apresentava dificuldades de aprendizagem.
Terceiro passo entrei em contato pelo telefone com a mãe dessa criança, dizendo quem eu era, o motivo pelo qual eu estava entrando em contato, a importância que seria para o filho dela, caso houvesse interesse em levá-lo á um diagnóstico. Marquei um encontro na clínica que eu atenderia. Ela aceitou.
O encontro pessoal serve para quebrar o "gelo", e para nos aproximarmos mais das pessoas (pais e a própria criança). É importante criar um vínculo, uma confiança, até por que, isso ajuda em todo o processo de diagnóstico. Esse é o quarto passo.
Após esse contato, iniciam-se então as sessões de diagnóstico. Vou enumerar e dizer o que é feito em cada uma ou melhor o que eu fiz(minha experiência).
1 Sessão- Realizei a anamnese (com a mãe). O ideal é que esteja presente o pai também. Caso não tenha nenhum dos dois, a pessoa mais indicada é a mais próxima de convivência da criança (tia, tio, avó, etc) . O questionário de anamnese utilizei o que se encontra no livro: Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico da autora, Simaia Sampaio. O importante é que não se torne cansativo a entrevista por ser extenso o questionário. Prestar atenção, por que uma resposta pode responder a pergunta ou várias seguintes, ficando assim desnecessário repeti-las.
2 Sessão- Essa é onde teremos o primeiro contato com a criança. Aqui realizamos a E.O.C.A (entrevista operativa centrada na aprendizagem). O material que será utilizado nesta sessão, é o de leitura (livros, revistas, gibis etc, condizentes com a faixa etária), escrita (folha sulfite, borracha, lápis, canetinha, giz de cera, caneta comum, etc) e o de matemática (jogos de raciocínio lógico, jogos diversos etc). O objetivo é observar, a temática que envolve o significado das atividades em seu aspecto, a dinâmica do sujeito (gestos, tom de voz, modo de sentar, modo de manipular os objetos etc) e o produto feito pelo paciente (escrita, leitura etc) podemos assim nos permitir uma primeira avaliação.
3 Sessão- Provas operatórias de Piaget (foram aplicadas conforme a idade do cliente)
4 e 5 Sessão- Reservei para provas op. Piaget.
6 e 7 Sessão- Apliquei Testes projetivos
8 e 9 Sessão- Realizei outros testes (lateralidade, noções espaciais e temporais, esquema corporal) caso você não tenha material, um exemplo que posso dar é, brincar de mímica, "morto- vivo", jogar almofadas com a mão esquerda, e pedir que ele pegue com a direita, e trocar depois os comandos, enfim use a criatividade.
10 Sessão- Esta última é a Devolução, ou seja, um documento que conterá o que foi diagnosticado. Este poderá ser solicitado pela escola ou por outros profissionais. É bom redigir para cada solicitante, um informe diferente, por questões de algumas informações serem resguardadas. Outro ponto será mencionar as recomendações como troca de escola ou de turma, amenizar a superproteção dos pais etc, além de encaminhar quando julgar necessário para outros profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, pediatra, neurologista etc. Vale lembrar, o quão é importante ressaltar também no informe os aspectos positivos do cliente. Já postei um modelo de informe do meu estágio, caso alguém tenha dúvida em elaborar.
Bem por hoje é só, ou melhor, por enquanto. Qualquer dúvida e se eu puder esclarecer, meu email é: tais_psicopedagoga@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário