Skinpress Rss

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

BRINQUEDOS PARA UMA NOVA CONSCIÊNCIA

0

Puxa, Silvana está de parabéns por mais este post! Amei! E claro eu não poderia deixar de compartilhar com vocês!! Então aproveitem essa informação maravilhosa.


Brinquedos para uma nova consciência



Além de procurar brinquedos educativos procure também brinquedos e brincadeiras que transmitam valores! Quem quiser aprofundar na teoria é só ler Piaget ou Winnicott, mas, na prática, é improvisar e garimpar brinquedos para uma geração mais consciente. Mas, cuidado com o consumismo! Todos os brinquedos indicados aqui podem ser facilmente confeccionados ou improvisados mesmo!

Brincando de Maternidade Consciente!
Olhando as bonecas que "habitam"as nossas casas e aquelas nas estantes das lojas é fácil perceber o quanto estamos distantes de bonecas que ajudem as nossas meninas a se transformarem em mães conscientes e empoderadas! Como fica a ideia de amamentação se a maioria dessas bonecas-bebês já vem com suas mamadeiras? Como vamos desenvolver uma naturalidade em relação ao parto e a amamentação se essa realidade não "cresce" com a gente e não faz parte das brincadeiras infantis? Dica importante pra mudar essa realidade são as bonecas de pano confeccionadas pela Flor do Sul (Blog Flor do Sul).

"A boneca que ensina a amamentar! A Bibi esta grávida tem seu bebê departo normal e o amamenta de forma carinhosa. Junto com cada boneca acompanha uma historinha com experiência da Bibi de ser mamãe. São confeccionadas artesanalmente em poliéster, têm diversas etnias a sua escolha. Os bebês acompanham as características da mamãe! (Esta boneca foi idealizada pelas Amigas do Peito)"

Outro estilo de boneca que eu admiro são aquelas recomendadas pelaPedagogia Waldorf. Elas são delicadas, realistas, podem ser confeccionadas em diferentes cores e características. Vale a pena conhecer a loja virtual Fabiluli.


Pra completar o "kit maternidade consciente" eu recomendo um Sling infantil que qualquer um pode improvisar com pano ou comprar. Esse da foto é da Sampa Sling, um charme!



Brinquedos ecologicamente corretos!
Essa casa de boneca eu achei na Internet e pra comprar só importando (Smart Gear Toys ou através da ToysRUs), mas o conceito pode ser adaptado em qualquer casa de boneca ou pode ser encomendado a um bom carpinteiro. A casa é toda produzida com materiais ecologicamente corretos e não tóxicos e a brincadeira inclui mini horta, moinho de vento (energia eólica), barril para captar água da chuva, painel solar, reciclagem de lixo, bicicleta ao invés de carro e outras delicadezas ecológicas.

 

Em lojas nacionais encontrei a Casa Ecológica da Imaginarte que segue o mesmo conceito. E o jogo "Cidade Limpa" da NIG Brinquedos que "desenvolve conceitos de preservação do meio ambiente e consciência ecológica".
 
Aprendendo a conviver com a diferença!
Conviver com a diferença se aprende na relação com outro, na convivência e na medida que somos expostos a essas diferenças. Mas, olhando para os brinquedos no quarto dos nossos filhos , podemos perceber como as(os) bonecas(os) seguem um modelo único, como faltam as tais "diferenças" que existem no mundo real! No Brasil achei online a Loja Preta Pretinha (SP) que apresenta um trabalho muito bonito! Outras opções internacionais: Lake ShoreMulticulture KidsDolls Like Me . Nas lojas me surpreendi com a nova coleção da Barbie "So In Style" que retrata a beleza negra. "A linha So In Style, traz a Barbie negra com características afro. Ou seja, lábios e nariz maiores, maçãs do rosto pronunciadas - diferente da que existia até então, que era apenas uma versão pintada da Barbie branca." (reportagem da Revista Crescer)


Bonecos da Preta Pretinha

Bonecos da loja Lake Shore.

É possível encontrar algumas lojas online que vendem brinquedos multiculturais ou podemos improvisar esse conceito variando a cor, as características e o visual dos bonecos. Outra ideia é adquirir acessórios ou símbolos de outras culturas e manter isso a alcance da criança. Alguns livros tratam do assunto também, um bom exemplo é o livro "Tudo Bem Ser Diferente" do autor Todd Parr e da editora Panda BooksUma ideia prática e fácil é confeccionar fantoches multiculturais ("The Creativity Institute") e eles ainda permitem contar e criar histórias.

 

Desenvolvendo leitores criativos!
Livros infantis à disposição são fundamentais para desenvolver bons leitores, mas acho importante ter à mão alguns acessórios como fantoches ou fantasias que também ajudam a contar histórias e desenvolver a criatividade. Bonecas de pano que possuem dupla face eu acho simples e interessante! Essas aqui são da Kits & Gifts Brinquedos Inteligentes. Não conheço a loja, mas "navegando" na loja virtual achei muito boa! Tem uma variedade incrível de brinquedos educativos, muita coisa boa de madeira e de pano.

Outra loja de brinquedos educativos que conheci online e adorei foi aBrinq Mania, lá achei esse livro de pano interativo para contar e criar histórias com as crianças! O livro possui atividades de identificação, associação e livre imaginação, utilizando botões e velcro. É mais um produto que, assim como as bonecas dupla face, também dá pra confeccionar ou encomendar com uma boa costureira.


Desenvolvendo bons alunos!
Por mais incrível que pareça não é fácil achar brinquedos que reproduzem o ambiente escolar, é possível improvisar, mas é algo que, realmente, falta. Eu acho isso tão estranho! A escola que faz parte da vida da criança e tem um papel importante no desenvolvimento não deveria ser melhor representada nas brincadeiras? Achei essas poucas opções: "Boneca Lullie Professora" (Lojas Americanas) e coleção Kelly da Barbie.Mais sobre brincar de "escolinha" no meu post: " É brincando que se aprende!"

 

Tocando e transformando o mundo: Mesa sensorial
 

Finalmente
achamos a nossa "mesa sensorial"! ("Sensory Tub", "Sensory Box/ Table" pra quem quiser pesquisar mais no "Google".) Essa chama-se: Mesa de atividades água e areia - Mookie e foi comprada na B-Mart. A caixa ou mesa sensorial também pode ser improvisada, qualquer caixa de plástico funciona e semanalmente os pais podem trocar o material usado para preencher a caixa (areia, arroz, feijão, algodão, gelo, sabão e água) cada material vai proporcionar uma sensação diferente e a brincadeira se renova! Segundo a Pedagogia Montessori, "O material de desenvolvimento sensorial tem como objetivo direto a educação dos diversos sentidos, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade, etc." Vejam alguns exemplos e tem mais no meuálbum do FLICKR
 

Uma nova consciência começa com novas relações! De nada adianta esses ou outros brinquedos se a família não reserva um tempo para brincar e aprender junto.
 

0 comentários:

Postar um comentário