Cursos
Curso de Formação PEI
Apresentação do Programa
Um dos grandes desafios dos profissionais que trabalham com aprendizagem tem sido ajudar a promover em seus mediados as habilidades para pensar e para aprender de maneira eficiente e autônoma.
Pensar de maneira clara e precisa, comunicar idéias de forma lógica e fluida, ser capaz de identificar as fontes de dificuldades de problemas, transferir conhecimentos adquiridos para diferentes áreas, estar motivado e curioso para aprender, gerar novos conhecimentos, ser um ator ativo e criativo são alguns dos objetivos contemplados neste programa.
Este curso trata-se de um aperfeiçoamento profissional ao final do qual seus participantes estarão capacitados a aplicar os instrumentos do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) e a utilizar as técnicas da Mediação em diferentes contextos: escolar, clínico, reabilitativo, empresarial, em contextos de formação universitária e de educação continuada.
Pensar de maneira clara e precisa, comunicar idéias de forma lógica e fluida, ser capaz de identificar as fontes de dificuldades de problemas, transferir conhecimentos adquiridos para diferentes áreas, estar motivado e curioso para aprender, gerar novos conhecimentos, ser um ator ativo e criativo são alguns dos objetivos contemplados neste programa.
Este curso trata-se de um aperfeiçoamento profissional ao final do qual seus participantes estarão capacitados a aplicar os instrumentos do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) e a utilizar as técnicas da Mediação em diferentes contextos: escolar, clínico, reabilitativo, empresarial, em contextos de formação universitária e de educação continuada.
O que é o PEI?
O PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) é um programa prático de intervenção cognitiva fundamentado na Mediação da Aprendizagem que pode ser utilizado de maneira individual ou em grupo.
O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.
O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.
O PEI pode ser utilizado em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento. O programa está traduzido em 12 línguas e é utilizado em diversos países. O PEI foi desenvolvido pelo renomado psicólogo israelense Dr. Reuven Feuerstein.
O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.
O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.
O PEI pode ser utilizado em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento. O programa está traduzido em 12 línguas e é utilizado em diversos países. O PEI foi desenvolvido pelo renomado psicólogo israelense Dr. Reuven Feuerstein.
Quem é Reuven Feurestein?
Reuven Feuerstein nasceu em Botosan (Romênia) em 1921. Em 1944 imigrou para Israel, onde se dedicou à educação dos adolescentes sobreviventes ao Holocausto. Foi a partir dos estudos com estes jovens que Feuerstein e seus colaboradores desenvolveram um sistema de Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD) e um método de intervenção cognitiva, o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).
De 1950 a 1955, Feuerstein estudou na Universidade de Genebra, sob o comando de Andrey Rey e Jean Piaget, completando a sua formação em Psicologia Geral e Clínica. Obteve o seu PhD em Psicologia do Desenvolvimento na Sorbonne, em 1970.
De 1950 a 1955, Feuerstein estudou na Universidade de Genebra, sob o comando de Andrey Rey e Jean Piaget, completando a sua formação em Psicologia Geral e Clínica. Obteve o seu PhD em Psicologia do Desenvolvimento na Sorbonne, em 1970.
Mais informações: www.icelp.org
Áreas de Aplicação do PEI
Área educacional - para alunos do ensino regular, de sala de recursos, superdotados e na educação de adultos.
Área clínica – com todos os indivíduos a partir de 8 anos que necessitem de uma abordagem cognitiva para superar suas dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento.
Área empresarial – em programas de treinamento das habilidades de pensamento e de aprendizagem e na promoção da produtividade.
Área institucional e social – como uma ferramenta adicional para ajudar indivíduos que necessitam socializar-se, praticar atividades intelectuais, recuperar a auto-estima e melhorar suas capacidades cognitivas.
Estrutura do Curso de Formação
O curso de FORMAÇÃO NO PEI está dividido em 3 (três) módulos distribuídos durante o período de um ano. A realização deste curso conta créditos acadêmicos no curso de Especialização Lato Sensu em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.Certificação
Ao final do curso os participantes que cumprirem os requisitos recebem o certificado de mediadores do PEI expedido pelo CDCP.
Público Alvo e Requisitos
Profissionais que atuam nas áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano.
Requisito: Formação universitária.
Requisito: Formação universitária.
Equipe
David Sasson (Israel) – Trainer senior com notoriedade internacional em Educação Cognitiva e Aprendizagem Mediada, colaborador do Prof. Feuerstein por 25 anos.
Marcia Macionk – Doutoranda, Pedagoga e Trainer (ICELP) – Israel Maristella Abdala – Especialista, Fonoaudióloga e Trainer (ICELP)
Calendário de Formação
1° Módulo: Janeiro/2013 – 16 a 23 (domingo livre)
2° Módulo: Julho/2013 – 14 a 21 (quinta-feira livre)
3° Módulo: Janeiro/2014 – 6 a 13 (sexta-feira livre)
Carga e Horário de Aulas
Cada módulo é composto de 70 horas/aula, sendo a carga horária total do curso de formação de 210 horas/aula. O horário das aulas será das 8h às 12h30 e das 14h às 18h O curso é PRESENCIAL.
Local do curso
HOTEL FLEXY CENTRO CÍVICO
Rua Dep. Mario de Barros, 1158 - Centro Civico Curitiba - PR
Fone: (41) 3250 1500
Investimento
Matrícula: R$ 400,00 (Quatrocentos reais) – até 30 de Novembro/2012 – por meio de depósito bancário.
Mensalidades: 16 mensalidades de R$ 390,00 (Trezentos e noventa reais)
Forma de pagamento: A primeira mensalidade será paga no primeiro dia do curso e as demais 15 mensalidades serão pagas por meio de cheques pré-datados, da seguinte forma: 6 cheques (Fev a Jul) no 1º módulo; 6 cheques (Ago a Jan) no 2º módulo e 3 cheques (Fev a Abr) no 3º módulo.
*O material e dois coffeebreaks diários estão inclusos.
** O valor acima é para o curso completo (3 módulos)
** O valor acima é para o curso completo (3 módulos)
Inscrição e Informações
As matrículas devem se realizadas on-line pelo Formulário de Inscrição, disponível no site do CDCP.
Vagas Limitadas!
Mais informações:
Informações: (41) 3022 8265
Olá, sou psicopedagoga atuo em clinica e instituição, gostaria de saber se o método PEI pode ser feito via on line.Aguardo respota.janereis34@hotmail.com.
Oi,
Acredito que não. Mas pedirei que você entre em contato com os organizadores deste curso, eles poderão lhe dar maiores informações com mais certeza. Obrigada pela visita
Abraços
Quando vcs terao outro curso de PEI? Sera que em Brasilia teria algo semelhante?
Cristina Carvalho.
Responder para:
cristina_decarvalho@hotmail.com
Preciso comprar 2 instrumentos. Onde posso adquirir? Obrigada, Elise
Boa noite. Gostaria de saber onde posso comprar 2 instrumentos. Já sou licenciada. Fiz o curso completo em 2002. Obrigada, Elise