É um termo jurídico, que se
aplica a crianças e adolescentes que apresentam comportamentos socialmente
reprováveis e que a lei define como ilegais.
A delinquência vai desde o
furto, o vandalismo, o roubo de veículos, crimes sexuais, até assassinatos.Para
Piaget e para Rohlberg, os conceitos morais vão evoluindo juntamente com o
desenvolvimento cognitivo.
Segundo Piaget, por volta
dos 6 ou 7 anos, a criança passa da fase do egocêntrismo e começa a considerar
a perspectiva dos outros e a desenvolver noção de moral. Essa noção de regras
morais, leis e normas de conduta surge a partir de regras dos jogos infantis.
Aos poucos a criança começa a fazer julgamentos: o que é certo, o que é errado,
o que é bem, o que é mal, o que é honesto e o que não é.
Adquiri também as
noções de castigo e punição pelos procedimentos errados, e de recompensa pelo
bom comportamento.
Se o indivíduo não
desenvolve esses conceitos, e não é capaz de distinguir o que é aceito pela
sociedade, ou não consegue controlar seus impulsos emocionais, acaba por
tornar-se um transgressor da lei.
O problema da delinquência está muito ligado a
personalidade do indivíduo (personalidade violenta, impulsiva), como também à
educação familiar e à classe social a qual pertence.A delinquência pode surgir
quando:
· A disciplina por parte do pai é muito severa,
rigorosa ou, ao contrário muito complacente
- A mãe controla de forma inadequada o comportamento dos filhos ou é muito tolerante com os seus erros
- Há indiferença ou hostilidade por parte do pai ou da mãe para com os filhos
- A família não é bem estruturada ou esta em processo de desintegração por separação dos pais
- Filhos que são criados sem os pais ou sem ninguém para orientá-los (é o caso de crianças abandonadas).
- A criança imita os pais ou irmãos mais velhos, que também são delinquentes.
Todos esses fatores estão
ligados à educação familiar.
As sucessivas reprovações e a expulsão da escola
também colaboram para esse comportamento, sendo que esse fracasso escolar pode
ser causado por alguma dificuldade de aprendizagem, ligados também a fatores
socioeconômicos, culturais ou
neurológicos, já mencionados.
Não há cura para esses distúrbios, porem eles
podem ser tratados e controlados.
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