Síndrome de Down
A
síndrome de Down é causada por alterações genéticas que podem ter três origens
diferentes:
· Trissomia 21: Esta é
a causa mais comum presente na síndrome de Down. As pessoas possuem 47
cromossomos em todas as células. Isso acontece em 95% dos casos.
·
Mosaico: Caracterizado
por uma alteração genética que compromete apenas parte das células, ou seja,
algumas células têm 47 e outras 46 cromossomos.
·
Translocação: Acontece
quando o cromossomo extra do par 21 "agrega" em outro cromossomo.
Embora o indivíduo tenha os 46
cromossomos, ele será portador da Síndrome de Down em função desta alteração.
As
crianças portadoras dessa Síndrome apresentam características como:
·
Achatamento da parte de
trás da cabeça
·
Inclinação das fendas
palpebrais
·
Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos
·
Língua proeminente (que forma relevo)
·
Ponte nasal achatada
·
Orelhas ligeiramente menores
·
Boca pequena
·
Tônus muscular diminuído
·
Ligamentos soltos
·
Mãos e pés pequenos
·
Pele na nuca em excesso
Há uma grande
variabilidade clínica entre os indivíduos com esta síndrome. A hipotonia
(fraqueza muscular), a deficiência mental e o atraso global do desenvolvimento
estão presentes, possuem a idade cronológica diferente
da idade funcional,apresentando imaturidade para aprender determinados
conteúdos que indivíduos na mesma faixa etária compreendem,contudo as
demais características variam.
A intensidade do
comprometimento mental também tem variações de acordo com o ambiente, ou seja,
depende dos estímulos positivos, amor e oportunidades dados à criança. Assim,
cada um é único, motivo pelo qual se pode afirmar que não há graus na Síndrome
de Down.No entanto, essas crianças têm possibilidades
de se desenvolver, executando atividades diárias e até mesmo construir uma vida
profissional.
Por isso,
deve-se proporcionar ao portador de síndrome de down a promoção de suas
capacidades, procurando facilitar ao máximo o desenvolvimento da sua
personalidade, a participação ativa na vida social e no mundo do trabalho. Seu
processo de ensino-aprendizagem têm que possibilitar a aquisição da autonomia a
partir de práticas e procedimentos pedagógicos diferenciados.
BIBLIOGRAFIA PARA PAIS
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4. WERNECK
C. Meu amigo Down, na escola. Rio de Janeiro: WVA; 1994.
5. WERNECK
C. Meu amigo Down, na rua. Rio de Janeiro: WVA; 1994.
6. WERNECK
C. Muito prazer, eu existo. 4ª ed. Rio de Janeiro: WVA; 1995.
7. WERNECK
C. Muito prazer eu existo: um livro para as pessoas com Síndrome de Down. 4ª
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C. Um amigo diferente? Rio de Janeiro: WVA; 1996.
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11. TUNES
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Autores Associados, 2001.
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In: Mustacchi Z & Peres S, editores.Genética Baseada em evidências:
Síndromes e Heranças. São Paulo: CID Editora; 2000. p. 819-94.
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de Down, 2003.
Sites
www.ding-down.com.br- Equipe Ding-Down -
São José do Rio Preto - SP
www.portalsindromededown.com
– UFRJ – Rio de Janeiro - RJ
www.aleph.com.br/cdi - Campinas - SP
www.sosdown.com – SOS Down –SP
www.carpediem.com.br
- Carpe Diem – SP
www.reviverdown.org.br
- Reviver Down - Curitiba, PR
www.adid.org.br –
Associação para o atendimento integral do Down – SP
www.apaesp.org.br –
SP
Associação Pró-Down – Fortaleza
Associação Projeto Pró-Down – Jaú – SP
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Associação de Pais – Happy Down
Associação Baiana de Síndrome de Down- Ser Down
Associação de Síndrome de Down de Goiás – ASDOWN
Aldeia da Esperança – mordaia para jovens e adultos /
AME Down
Associação dos familiares e amigos dos Down – AFAD
Associação dos ex-banespianos - APABEX – Valinhos - SP
Informações retiradas do Manual Informativo sobre Síndrome de Down
Coordenadora e Mentora do
Projeto Ding Down-
Lana Cristina de Paula
Bianchi
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