O texto a seguir é reprodução do Blog Fonolong. Só quero acrescentar que
realmente esse vídeo muito contribuiu para o desenvolvimento linguístico e
corporal do meu filho. É extraordinário ver como os bebês são influenciados de
forma positiva pelas canções desse DVD. Muito didático.
Olá a todos;
E é sobre a linguagem dos bebês que estarei
falando aqui. Na realidade, sobre estimulação da linguagem dos bebês. Sem qualquer
formalidade, regra ou sistematicidade, desejo apenas registrar aqui minha
visão acerca de alguns DVDs infantis que ocupam cada vez mais as prateleiras
das lojas de brinquedos.
Estou conhecendo melhor esse universo agora
que sou mãe. E escolhi a "Galinha Pintadinha" (Bromélia
Filminhos) para ilustrar essa postagem em razão do efeito quase que hipnótico
que ela exerce sobre a minha filha que está com 8 meses, mas que há 5
cultiva sua paixão pela tal galinha...
Vejamos, então, o que esse tipo de material
oferece como estímulo linguístico:
1) Associação imagem/som: Até hoje não se
conhece a razão exata pela qual algumas crianças apresentam atraso no
desenvolvimento da linguagem e outras não. É claro, temos as causas orgânicas
(deficiência auditiva, deficiência mental, neuropatias etc) e as causas
psicológicas (como a resistência em deixar de ser "bebê", possíveis
traumas e outros) que podem justificar o atraso ou o distúrbio linguístico.
Mas, entre crianças que não se encontram em nenhuma dessas situações de risco,
não é possível saber quais irão necessitar de algum tipo de apoio ou
acompanhamento para que desenvolvam a linguagem - e algumas certamente
precisarão!
Enfim, é possível adquirir vocabulário e
desenvolver bem a linguagem sem que haja estímulo visual, prova disso são as
crianças cegas congênitas, que podem fazer bom uso da língua. Mas não
podemos negar que é muito mais simples saber o que é um
"cachorro" se eu vejo um, ao mesmo tempo em que escuto o seu nome
- isso facilita a compreensão da palavra, sua retenção e, consequentemente, o
seu uso.
E é isso que os DVDs do gênero oferecem. Uma
vez que o som (música ou não) e as imagens correspondentes são
apresentados juntos, aquelas crianças que tendem a manifestar dificuldades
com o vocabulário receptivo (compreensão), ou até mesmo de Processamento
Auditivo Central, serão extremamente beneficiadas. E para todas as outras
a associação imagem/som torna o programa, no mínimo, bem mais divertido.
2) Cantigas/Canções: Em vários outras
situações já ressaltei (tendo por referência diversos autores) a importância
das cantigas e canções para o desenvolvimento da consciência
fonológica. Trata-se de um estímulo sonoro extremamente rico em
melodia, rimas , repetições de sílabas e de segmentos, além de segmentações
de palavras. Tudo isso tende a fazer com que a criança atente para
características e para elementos da língua - o que será fundamental
posteriormente, durante a aquisição da escrita.
Se falar é um ato automático, que não demanda (normalmente) muita elaboração, a escrita, por sua vez, exige todo uma trabalho e análise e de reflexão sobre a língua. Assim, além de proporcionarem aumento de vocabulário e melhor expressão oral, as cantigas e canções, com seu aspecto lúdico, facilitam a compreensão por parte da criança acerca da língua, em especial, em relação aos seguintes aspectos: percepção de que diferentes palavras apresentar sons parecidos, de que as palavras podem ser "quebradas" em partes menores (sílabas e fonemas), de que as palavras se combinam formando frases e de que as palavras têm tamanhos diferentes.
Dessa maneira, acredito que atividades envolvendo cantigas e canções deveriam ser consideradas de uma maneira mais rigorosa e criteriosa no interior da educação infantil e que poderiam ocupar maior espaço nas escolas.
Se falar é um ato automático, que não demanda (normalmente) muita elaboração, a escrita, por sua vez, exige todo uma trabalho e análise e de reflexão sobre a língua. Assim, além de proporcionarem aumento de vocabulário e melhor expressão oral, as cantigas e canções, com seu aspecto lúdico, facilitam a compreensão por parte da criança acerca da língua, em especial, em relação aos seguintes aspectos: percepção de que diferentes palavras apresentar sons parecidos, de que as palavras podem ser "quebradas" em partes menores (sílabas e fonemas), de que as palavras se combinam formando frases e de que as palavras têm tamanhos diferentes.
Dessa maneira, acredito que atividades envolvendo cantigas e canções deveriam ser consideradas de uma maneira mais rigorosa e criteriosa no interior da educação infantil e que poderiam ocupar maior espaço nas escolas.
3) Legenda: No DVD da Galinha Pintadinha, a
música é acompanhada de imagens e, também, de legenda. Sobre a legenda existe
uma bolinha que salta sobre a sílaba da palavra exatamente no instante em que
ela é pronunciada.
Para os pequenos isso é importante por mostrar que existe uma outra maneira de se representar o som da fala - através da escrita - e para os maiores indica que as palavras podem ser segmentadas em sílabas - conhecimento que será muito útil para a alfabetização.
Para os pequenos isso é importante por mostrar que existe uma outra maneira de se representar o som da fala - através da escrita - e para os maiores indica que as palavras podem ser segmentadas em sílabas - conhecimento que será muito útil para a alfabetização.
4) Interação Social (OU ISOLAMENTO
SOCIAL???): A associação imagem/som, a presença de músicas e de
legendas são pontos positivos para os DVDs infantis - jamais negativos. Já
quanto ao aspecto da interação social devemos ter muita cautela para julgar,
pois, irá depender da maneira como esses DVDs serão utilizados pelo adulto.
Assim, os DVDs desempenharão um papel social se o adulto compartilhar dessa experiência com a criança, demonstrando conhecimento e interesse pelo que está sendo visto. No entanto, o efeito será contrário e negativo se os DVDs forem utilizados apenas com a função de entreter e/ou acalmar a criança e se o seu conteúdo não for explorado e expandido para situações outras como hora do banho, do lanche etc...
Com certeza os DVDs infantis possuem muito mais benefícios para o desenvolvimento infantil do que os aqui colocados. Seria bom ter mais opções destinadas aos bebês. Mas seria melhor ainda se as instituições de educação infantil se servissem desse tipo de material para o aprendizado das crianças, explorando, complementando e ampliando seu conteúdo.
Assim, os DVDs desempenharão um papel social se o adulto compartilhar dessa experiência com a criança, demonstrando conhecimento e interesse pelo que está sendo visto. No entanto, o efeito será contrário e negativo se os DVDs forem utilizados apenas com a função de entreter e/ou acalmar a criança e se o seu conteúdo não for explorado e expandido para situações outras como hora do banho, do lanche etc...
Com certeza os DVDs infantis possuem muito mais benefícios para o desenvolvimento infantil do que os aqui colocados. Seria bom ter mais opções destinadas aos bebês. Mas seria melhor ainda se as instituições de educação infantil se servissem desse tipo de material para o aprendizado das crianças, explorando, complementando e ampliando seu conteúdo.
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