A
psicopedagogia surge com o compromisso de contribuir para compreensão de
processo de aprendizagem e identificação dos fatores facilitadores e
comprometedores desse processo, com
vista a uma intervenção abrangendo tanto a área institucional como a área
clínica.
A
área institucional visa colaborar com a instituição familiar, escolar,
educativa em geral ou de saúde a fim de que possam cumprir seu papel
transmissor e construtor de conhecimento.
A
atuação clínica caracteriza-se, em um trabalho terapêutico sobre o problema
instalado, visando a reelaboração e retomada do processo de aprendizagem que
apresenta dificuldade, de modo a desenvolver a autonomia e devolver o prazer na
atividade de aprender. Desse trabalho fazem parte um diagnóstico do sintoma da
não aprendizagem através de técnicas específicas e da integração de dados de
outras áreas, como escolares, neurológicas, psicológicas e fonoaudiólogas.
O
tratamento pode ser individual ou grupal, complementado com a orientação do
grupo familiar em relação ao processo de aprendizagem, bem como a orientação
junto à escola, face aos aspectos evidenciados no diagnóstico e/ou tratamento.
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