ESTE MODELO FOI DO CLIENTE QUE
ATENDI DURANTE O ESTÁGIO. O NOME SERÁ PRESERVADO POR QUESTÕES ÉTICAS.
INFORME PSICOPEDAGÓGICO
Válido por 6 meses
NOME: D. M. S.
DATA DE NASCIMENTO: 27/03/2005
PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 28/06/2011 a 23/07/2011
ESCOLA: XXXXXXXXXXXXX
SÉRIE: 2º
ESTAGIÁRIA: Taismara de Oliveira
A título de socialização das
informações segue abaixo o informe, resultante da análise e avaliação de:
D. M. S., nascido em 27/03/2005
atualmente com 07 anos de idade.
Foi encaminhado para avaliação
psicopedagógica pela Escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
O encaminhamento psicopedagógico,
partiu da queixa de que o cliente em questão apresenta limitações pelas
atividades escolares, principalmente na escrita e leitura, apresenta ainda
dificuldade no aspecto temporal e no raciocínio lógico matemático.
Apesar da queixa relatada, o cliente
mostra interesse, é curioso e é inteligente, precisando de estímulos e de
recursos pedagógicos adequados para desenvolver suas habilidades cognitivas.
A avaliação se deu no período de
28/06/2011 a 23/07/2011, com dois encontros semanais com duração de 40 minutos
de análise diagnóstica.
No diagnóstico foram utilizados os
seguintes recursos avaliativos:
- Encontro com a professora
- Entrevista com a tia do cliente
- E.O.C.A
- Verificação de algumas atividades
pedagógicas
- Desenhos projetivos: casa, família,
árvore
- Testes de psicomotricidade: posição
no espaço, relações espaciais e coordenação visual.
- Provas operatórias: Conservação de
pequenos conjuntos discretos de elementos, conservação da matéria e seriação de
palitos.
- Provas projetivas: quebra-cabeça,
incluindo, os desenhos projetivos.
- Anamnese: Realizada com a mãe do
cliente.
Foi possível constatar que o
comportamento apresentado até então, reflete questões múltiplas resultantes da
construção e constituição do sujeito e das relações estabelecidas com os
ensinantes e com o mundo.
No aspecto corporal, o analisado
demonstrou ter consciência do seu próprio corpo. Quanto à lateralidade,
obedeceu bem aos comandos mostrando domínio correto. Na orientação temporal, há
um déficit acentuado, não tendo noção de tempo. O uso do quebra-cabeça
utilizado para observar a noção espacial, demonstrou dificuldades no encaixe
das peças, por tentativa e erro.
Na área cognitiva detectaram-se,
dificuldades, já citadas nas relações espaços-temporais, de casualidade, além
de limitações no raciocínio lógico matemático e na construção do conceito de
números.
Possuí dificuldades quanto à
competência linguística, não reconhece consoantes nem vogais, apresentando
leitura e escrita de nível pré-operatório intuitivo articulado.
No nível afetivo-social, foi
percebido baixa auto-estima, além de sentimentos como desproteção, abandono, o
que dificulta a formação dos vínculos importantes para seu desenvolvimento
afetivo.
No aspecto pedagógico apresenta
dificuldades próprias, impedindo que se estabeleçam vínculos com o
conhecimento, devido a falta de construção com as primeiras aprendizagens e nas
relações estabelecidas com seus ensinantes.
O cliente traz um histórico de vida
marcado por, uma ausência do vínculo paterno, configurando assim uma carência
psico-afetiva. Um meio social que não possibilitou construções enriquecedoras
quanto ao seu mundo.
Inadequação pedagógica por um modelo
de aprendizagem limitado conduzindo á uma falta de conhecimentos de
determinados conteúdos que lhe permita novas elaborações do saber.
Faz-se necessário que sejam
estabelecidos, estímulos significativos para que se estruturem novas formas de
pensar.
Portanto quanto às recomendações
necessárias ao seu desenvolvimento, considera-se:
1) Técnicas pedagógicas que viabilizem a re-significação das primeiras
modalidades de aprendizagem.
2) Atividades de escrita e leitura para que haja construção das hipóteses
linguísticas que possa ser elaboradas com segurança.
3) Troca de professora, afim de que os vínculos afetivos com os elementos
da aprendizagem possam ser estabelecidos.
4) Trabalho pedagógico que considere a singularidade do sujeito dentro do
grupo e valorize seu conhecimento de mundo, realizado a partir de um
planejamento flexível com objetivos claros e estratégia metodológica criativa e
desafiadora que combine os diferentes estilos de aprendizagem; seja visual ou
auditivo.
5) Sugerimos a intervenção psicopedagógica clínica de apoio, bem como
acompanhamento psicológico para trabalhar o afetivo-social referente à
carência paterna.
Coloco-me a disposição para outros
esclarecimentos.
Atenciosamente,
cidade, 13 de Setembro de 2011