Reggio Emilio é uma cidade do interior da Itália, que impulsionou um modelo educacional logo após 2 ª Guerra Mundial, e teve o envolvimento do pedagogo Loris Malaguzzi, que formulou o modelo educacional com base nas ideias de Jean Piaget,
Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori.
Em 1991 uma das pré escolas da cidade de Reggio Emilio, foi considerada como uma das dez melhores escolas do Mundo!
Veja um poema de Loris Malaguzzi, que fala muito sobre o aprendizado da criança que tem múltiplas linguagens.
AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem),
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e, de cem,
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário,
as cem existem.
FONTE:
Leia mais em:
https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/reggio-emilia-como-uma-cidade-italiana-virou-referencia-de-educacao-c71289e9ic50o5f4eaq30y4xa/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.