Ser professor realmente é um dom, que Deus dá para aqueles
que têm a sensibilidade de transmitir seus conhecimentos de forma ilimitada,
sem preconceitos e com clareza, mostrando que tudo faz parte da aprendizagem
seja o tema que for.
Ser professor é permitir o pensar, o questionar o buscar.
Ser professor é, conduzir, é criar, e acima de tudo amar o próximo.
Achei em um site, uma frase referente à tatuagem que dizia
assim..
“Quando me perguntam por que não tenho tatuagens,
respondo.... você colocaria adesivos em uma Ferrari?”
(Lamentável isso, imaginar que nos dias de hoje, ainda há pessoas com pensamentos assim de preconceito e pensamentos tão pequenos, isso é pensamento de pessoas viciadas em preços de coisas, simplesmente ridículo e sem sentido a comparação).
Pois bem, diante dessa frase, vi que só mesmo uma pessoa
limitada em seus pensamentos, e desprovida de conhecimentos culturais faz comparações
sem noções do corpo com um veículo.
Aproveito então para dizer, que já ministrei aulas
referentes ao Tema Tatuagens e digo mais, é uma aula que além de você ministrar
sobre as diferenças culturais, ao mesmo tempo se cria um diálogo sobre algumas
disciplinas como, Artes, história, Geografia e até a Biologia.
Eis o texto
O
corpo como suporte e Matéria da Arte
Esta atividade vai abordar o estudo sobre os suportes e as
matérias utilizadas no fazer artístico.
O corpo humano sendo fonte quase inesgotável de possibilidades
expressivas, empregando em modalidades artísticas como as artes visuais, o
teatro, a performance e a música.
Dialogando
com os Alunos
O que vem a sua mente quando você escuta a palavra “tatuagem”?
Ao longo da história, sempre existiram pessoas tatuadas?
Ou essa é uma “moda” dos dias atuais?
Você tem alguma tatuagem em seu corpo? Gostaria de ter
uma?
Qual é ou seria o desenho ou a escrita?
O que, em sua opinião, faz uma pessoa querer ter o corpo
tatuado com imagens ou letras?
Por toda a sua história, a tatuagem tem o corpo como
suporte para o desenho e a escrita. Ela pode ser vista como forma de
comunicação visual ou até mesmo como marca de identidade.
Entre os profissionais de estéticas corporais, a tatuagem
é conhecida por outro nome> dermopigmentação (“dermo” significa pele,
“pigmentação” é o ato de colorir). (Aqui pode-se dar aula(biologia) sobre a
pele, sua função e quais as células responsáveis pela pigmentação e o que
ocorre com a pele após uma tatuagem).
Heinrich Rudolf Schinz 1824. Homem tatuado de Nuku Hiva,
uma das maiores ilhas do Arquipélago da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico.
A tatuagem é muito difundida no mundo contemporâneo,
sendo cada vez mais comum ver corpos tatuados nos diversos setores
profissionais e sociais, sejam de homens ou de mulheres, nas mais variadas
idades.
Nessa seção, pode-se propor aos estudantes uma reflexão
sobre essa prática e seu vínculo com a arte.
Você pode sugerir uma roda de conversa e,
simultaneamente, dependendo dos conhecimentos da turma sobre o assunto,
introduzindo aspectos da história da tatuagem e suas diversas apropriações pela
sociedade ao longo do tempo.
Outa ideia é propor aos estudantes que façam uma reflexão
sobre as próprias tatuagens, caso as possuam, pensando, por exemplo, se têm caráter
puramente estético ou se têm relação com algo da vaidade deles.
História
da Tatuagem
Esse texto pretende ampliar os conhecimentos expostos na
roda de conversa e sistematizar a conotação da tatuagem nos dias atuais,
retomando a maneira como era vista antes.
Você pode iniciar o tema com uma conversa que explore as
duas imagens de guerreiros de Nuku Hiva, onde a tatuagem faz parte da vida dos
habitantes há milhares de anos.
O termo tatto alias teria originado de tatau ou tatu
palavras usadas pelos habitantes da ilha da Polinésia. Explicar que a tatuagem
tinha funções naquela cultura, tais como afirmar o status, ou seja, quanto mais
tatuagens, maior era o status e representar ligações familiares (elo entre os
clãs).
Após esclarecer a turma que a tatuagem pode ser
compreendida como algo valorizado e parte importante de uma cultura, você pode
conduzir a discussão para a difusão da tatuagem no Ocidente e falar um pouco
sobre o fato de o corpo tatuado ser um estigma de grupos marginalizados e
discriminados.
Você pode perguntar a turma como é a situação atual? A
tatuagem é considerada uma identidade visual agora, uma espécie de “modo de
vestir” ou ainda permanece o preconceito?
E o mais importante, é que nós professores possamos
garantir que a discussão gere novos questionamentos em benefício do crescimento
dos estudantes, sem se preocupar em chegar a consensos sobre o assunto.
Atividades Marcas no corpo em foco
Observe as imagens, depois, em
grupo conversem sobre as questões a seguir.
1. Qual
o foco principal de cada imagem? Como foram feitas as marcas nos corpos das
pessoas retratadas?
2. O
corpo, nessas imagens, é o suporte? Em que sentindo isso pode ser afirmado?
3. Por
que essas imagens podem ser consideradas obras de artes?
Fonte/ EJA- Educação de
Jovens e Adultos- caderno do professor
Então para pessoas que
pensam em comparar o seu corpo com um carro Ferrari digo.... estude mais.... e seja Professor !!!.