Skinpress Rss

sábado, 22 de março de 2014

TATUAGEM

0

Ser professor realmente é um dom, que Deus dá para aqueles que têm a sensibilidade de transmitir seus conhecimentos de forma ilimitada, sem preconceitos e com clareza, mostrando que tudo faz parte da aprendizagem seja o tema que for.

Ser professor é permitir o pensar, o questionar o buscar. Ser professor é, conduzir, é criar, e acima de tudo amar o próximo.

Achei em um site, uma frase referente à tatuagem que dizia assim..

“Quando me perguntam por que não tenho tatuagens, respondo.... você colocaria adesivos em uma Ferrari?” 

(Lamentável isso, imaginar que nos dias de hoje, ainda há pessoas com pensamentos assim de preconceito e pensamentos tão pequenos, isso é pensamento de pessoas viciadas em preços de coisas, simplesmente ridículo e sem sentido a comparação).

Pois bem, diante dessa frase, vi que só mesmo uma pessoa limitada em seus pensamentos, e desprovida de conhecimentos culturais faz comparações sem noções do corpo com um veículo. 

Aproveito então para dizer, que já ministrei aulas referentes ao Tema Tatuagens e digo mais, é uma aula que além de você ministrar sobre as diferenças culturais, ao mesmo tempo se cria um diálogo sobre algumas disciplinas como, Artes, história, Geografia e até a Biologia.

Eis o texto
O corpo como suporte e Matéria da Arte

Esta atividade vai abordar o estudo sobre os suportes e as matérias utilizadas no fazer artístico.  O corpo humano sendo fonte quase inesgotável de possibilidades expressivas, empregando em modalidades artísticas como as artes visuais, o teatro, a performance e a música.

Dialogando com os Alunos

O que vem a sua mente quando você escuta a palavra “tatuagem”?
Ao longo da história, sempre existiram pessoas tatuadas? Ou essa é uma “moda” dos dias atuais?

Você tem alguma tatuagem em seu corpo? Gostaria de ter uma?
Qual é ou seria o desenho ou a escrita?

O que, em sua opinião, faz uma pessoa querer ter o corpo tatuado com imagens ou letras?

Por toda a sua história, a tatuagem tem o corpo como suporte para o desenho e a escrita. Ela pode ser vista como forma de comunicação visual ou até mesmo como marca de identidade.

Entre os profissionais de estéticas corporais, a tatuagem é conhecida por outro nome> dermopigmentação (“dermo” significa pele, “pigmentação” é o ato de colorir). (Aqui pode-se dar aula(biologia) sobre a pele, sua função e quais as células responsáveis pela pigmentação e o que ocorre com a pele após uma tatuagem).

Heinrich Rudolf Schinz 1824. Homem tatuado de Nuku Hiva, uma das maiores ilhas do Arquipélago da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico.


A tatuagem é muito difundida no mundo contemporâneo, sendo cada vez mais comum ver corpos tatuados nos diversos setores profissionais e sociais, sejam de homens ou de mulheres, nas mais variadas idades.
Nessa seção, pode-se propor aos estudantes uma reflexão sobre essa prática e seu vínculo com a arte.

Você pode sugerir uma roda de conversa e, simultaneamente, dependendo dos conhecimentos da turma sobre o assunto, introduzindo aspectos da história da tatuagem e suas diversas apropriações pela sociedade ao longo do tempo.
Outa ideia é propor aos estudantes que façam uma reflexão sobre as próprias tatuagens, caso as possuam, pensando, por exemplo, se têm caráter puramente estético ou se têm relação com algo da vaidade deles.

História da Tatuagem

Esse texto pretende ampliar os conhecimentos expostos na roda de conversa e sistematizar a conotação da tatuagem nos dias atuais, retomando a maneira como era vista antes.

Você pode iniciar o tema com uma conversa que explore as duas imagens de guerreiros de Nuku Hiva, onde a tatuagem faz parte da vida dos habitantes há milhares de anos.

O termo tatto alias teria originado de tatau ou tatu palavras usadas pelos habitantes da ilha da Polinésia. Explicar que a tatuagem tinha funções naquela cultura, tais como afirmar o status, ou seja, quanto mais tatuagens, maior era o status e representar ligações familiares (elo entre os clãs).

Após esclarecer a turma que a tatuagem pode ser compreendida como algo valorizado e parte importante de uma cultura, você pode conduzir a discussão para a difusão da tatuagem no Ocidente e falar um pouco sobre o fato de o corpo tatuado ser um estigma de grupos marginalizados e discriminados.

Você pode perguntar a turma como é a situação atual? A tatuagem é considerada uma identidade visual agora, uma espécie de “modo de vestir” ou ainda permanece o preconceito?

E o mais importante, é que nós professores possamos garantir que a discussão gere novos questionamentos em benefício do crescimento dos estudantes, sem se preocupar em chegar a consensos sobre o assunto.

Atividades Marcas no corpo em foco

Observe as imagens, depois, em grupo conversem sobre as questões a seguir.
1.    Qual o foco principal de cada imagem? Como foram feitas as marcas nos corpos das pessoas retratadas?
2.    O corpo, nessas imagens, é o suporte? Em que sentindo isso pode ser afirmado?
3.    Por que essas imagens podem ser consideradas obras de artes?

Fonte/ EJA- Educação de Jovens e Adultos- caderno do professor



Então para pessoas que pensam em comparar o seu corpo com um carro Ferrari digo.... estude mais.... e seja Professor !!!. 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down

0




Poesia.
Autoria: Marco Casagrande.


Não me olhe assim!
Não sou diferente de você.
É você que é diferente de mim!
Se o meu mundo quer conhecer:
Posso lhe mostrar!
No meu mundo só a felicidade.
Maldade não há!
Este meu mundo é repleto de amor.
Nele não existe preconceito.
Não diferençiamos Raça, credo nem cor.
Se você não aprendeu isso, é porque não sabe amar direito.
O meu mundo é feito de magia.
Com histórias, brincadeiras, musicas e poesias.
No meu mundo sou feliz, e nele me dou!
Este é meu lindo mundo Down.
Por isso lhe digo com afirmação:
Não me olhe assim!
Simplesmente me ame de alma e coração.
Em um amor sem fim!




Fonte 
http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2014/03/14/Todo-mundo-tem-o-direito-de-ser-feliz.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=&utm_campaign=links

http://poemasdemarcocasagrandecompositor.blogspot.com.br/2012/03/meu-lindo-mundo-down-poesia-autoria.html

Mensagem

0

Desejo um abençoado dia!!!

Enquanto dispuser de tempo, nesta Terra, dirija seus passos pela senda do bem.

Procure agir, fazer sempre alguma coisa em benefício de alguém, embora seja apenas uma palavra de conforto, um gesto de carinho, um sorriso de incentivo. 


O que torna uma pessoa importante não é a posição que ela ocupa na sociedade, o dinheiro que ela possui ou a autoridade que exerce e sim a sua educação no falar e no agir.

Os que são polidos, quanto mais importantes forem no que representam, mais simples e agradáveis se tornam. 


Prof. Marcos Alexandre



http://prof-marcosalexandre.blogspot.com.br/2010/06/alunos-da-escola-estadual-julio.html



quarta-feira, 12 de março de 2014

0

Bom dia,

Este é um post de informação para professores classificados pela nova "Lei" como categoria "O" e ao mesmo tempo, minha indignação a isso tudo!!!

É assim que é o nosso País!! Alguns professores são tratados assim!! E a Copa do Mundo??  Vejam só...."A entrega do estádio baiano, a Arena Fonte Nova, que receberá três jogos da Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo, tem agora capacidade para 50 mil pessoas, noventa camarotes, um restaurante panorâmico e duas mil vagas de estacionamento. A obra que durou dois anos e meio custou R$ 591,7 milhões.
R$ 591,7 milhões e nossa educação? E a saúde? É mais barato contratar um professor por prazo determinado?? 

Professores Temporários - Direitos

O que é um professor temporário?

São os professores contratados pela LEI COMPLEMENTAR Nº 1.093, DE 16 DE JULHO DE 2009. Possuem contratos válidos pelo período de um ano. Por uma questão econômica: é muito mais barato para a Administração Estadual contratar um professor por um prazo determinado limitado ao ano letivo, sem o registro na Carteira de Trabalho e sem o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do que manter regularmente um professor efetivo na função, que recebe salário no período das férias escolares. Além disso, os professores efetivos têm um plano de carreira, incorporam gratificações de tempo de serviço e evolução funcional aos salários e possuem todos os direitos trabalhistas de um servidor estatutário, enquanto os professores contratados recebem apenas as horas trabalhadas no período de seu contrato.

COMO FUNCIONA?
Alguém estuda a vida inteira, se esforça para entrar e se manter numa faculdade para então se formar professor. Depois, faz uma prova, é aprovado ou não. Sinceramente, é indiferente. Mas, em vez de ser efetivado lhe é oferecido um contrato de trabalho com os mesmos deveres e obrigações do professor efetivo, porém com um salário menor e sem os mesmos direitos, para enfim, lhe atribuirem algumas aulas. O professor faz exames médicos e assina seu contrato, sempre depois do início do ano letivo, para cumprir um ano letivo inteiro e ser dispensado em dezembro.Recebe metade do salário de dezembro, que é proporcional aos dias letivos do mês, e o por quarenta dias o professor deixa de existir, até que assine um novo contrato no ano seguinte.
Os professores temporários se dividem em categorias:

Categoria “O”-
Docente candidato à admissão após a publicação da LC 1.093/2009, ou seja o professor já contratado, com aulas.
- Candidato à admissão após (17/07/2009) data da LC 1.093/2009
Categoria “S”
e ” I”
Com portarias já abertas.
– Vinculo após (02/06/07) LC 1.010/2007 e antes de (17/07/09) LC 1.093/2009
Categoria “V”
contratados como eventuais ,que os mesmos não poderão ter aulas atribuídas durante o ano
Candidato à admissão após (17/07/2009) data da LC 1.093/2009

Quais são os direitos do professor temporário ?

Faltas

I- As faltas abonadas, até o limite de 2 (duas), durante o período contratual, não excedendo a uma por mês, não implicarão em desconto da remuneração.
Artigo 13 da LEI COMPLEMENTAR Nº 1.093, DE 16 DE JULHO DE 2009
II - faltas justificadas, até o limite de 3 (três), durante o período contratual, não excedendo a uma por mês, implicarão na perda da remuneração do dia.
Artigo 18 do DECRETO Nº 54.682, DE 13 DE AGOSTO DE 2009
III- Uma falta injustificada , com perda de remuneração, sem perda de contrato.
Artigo 19 do DECRETO Nº 54.682, DE 13 DE AGOSTO DE 2009
IV- Faltas médicas , até o limite de seis por anos , não excedendo a uma por mês sem perda de remuneração.
casamento, até 2 (dois) dias consecutivos;
Artigo 1 paragrafo 1 e 2 - LEI COMPLEMENTAR Nº 1.041, DE 14 DE ABRIL DE 2008
V - falecimento de pais, irmãos, cônjuge, companheiro ou filhos, até 2 (dois) dias consecutivos;
VI - serviços obrigatórios por lei.(doação de sangue , TRE, judiciário).

Artigo 13 da LEI COMPLEMENTAR Nº 1.093, DE 16 DE JULHO DE 2009
- Férias
o pagamento das férias, decorridos 12 (doze) meses de efetivo exercício da função.

Artigo 12, paragrafo 1 da LEI COMPLEMENTAR Nº 1.093, DE 16 DE JULHO DE 2009

Decimo-Terceiro Salário .

- o décimo terceiro salário, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês trabalhado ou fração superior a 15 (quinze) dias;
Artigo 12, paragrafo 2 da LEI COMPLEMENTAR Nº 1.093, DE 16 DE JULHO DE 2009

Plano de Saúde e Licenças  servidor fica vinculado para fins previdenciários ao INSS e sua assistência médica se dá pelo SUS, não pelo IAMSPE. É no SUS, e por sua iniciativa, que deve ser feito o exame admissional para ingresso e os afastamentos por doenças ou acidente de trabalho, depois reencaminhados para INSS.Pode solicitar:
Auxílio Doença e Licença por Acidente de Trabalho
Licença Maternidade (120 dias)
Licença Maternidade por adoção

Como se proteger:

Portanto, jamais se sinta intimidado pelos argumentos de alguns elementos da equipe de liderança de sua escola de com qualquer tipo de manifestação pode prejudicar o seu próximo contrato. Você deve montar o seu dossiê.
1) Requeira, se necessário por escrito, cópias de seus contratos de trabalho, secretaria escola em que você trabalha, referentes ao período em que você trabalhou (eles são obrigados a lhe fornecer isso);
2) Requeira por escrito a cópias das folhas de registro de ponto, no mesmo orgão, referentes aos períodos e escolas em que você trabalhou (eles também são obrigados e lhe fornecer);
3) Tire cópias de seus contracheques, crachá e documentos pessoais;
4) Requeira por escrito as cópias dos atestados e declarações médicas que justificaram suas ausências no período.
6) Requeira por escrito a grade de aulas de cada escola em que você trabalhou.
7) Procure um advogado para ingressar com ação judicial contra o orgão a que você está vinculado. Ele terá mais informações e poderá solicitar outros documentos. A APEOESP tem um corpo juridíco preparado para qualquer ação.
Lembre-se que mesmo que você não tenha a intenção de entrar na justiça hoje, se um dia você mudar de idéia esses documentos farão a diferença. Pela legislação brasileira o período da causa é limitado a cinco anos antes da data do início da ação na justiça, o que quer dizer que quanto mais você demorar, mais dinheiro irá perder.

EXTINÇÃO DO CONTRATO ANTES DO TÉRMINO DA VIGÊNCIA
(conforme dispõe o Artigo 8º da LC.1093 (Incisos I, IV, VII – alíneas “a”, “b” e “c” e VIII)
TIPO – 1 Inciso I - por iniciativa do contratado
TIPO – 5 Inciso IV -por descumprimento de obrigação legal ou contratual por parte do contratado
TIPO – 8 Inciso VII - preencher a vaga relativa ao concurso para o qual foi aprovado, nos termos do artigo 5º desta Lei Complementar
TIPO – 9 Inciso VII - ser convocado para serviços militar obrigatório ou serviço civil alternativo, quando houver incompatibilidade de horário
TIPO - A Inciso VIIassumir mandato eletivo que implique afastamento do serviço
TIPO – B Inciso VIII - por conveniência da Administração
TIPO - C ção ao término do contrato Artigo 7º da Lei Complementar 1093/2009
Observação: Se ocorrer situação prevista nos incisos II, V, VI, o docente permanecerá em interrupção de exercício durante o período em que não tiver classe ou aulas atribuídas.
Na hipótese do inciso IV deste artigo, previamente ao ato que rescindir o contrato, será assegurada ao contratado a faculdade de exercer o direito de defesa, no prazo de 3 (três) dias úteis, devendo o procedimento ser concluído dentro de 10 (dez) dias contados da data do protocolo das razões de defesa ou do decurso do prazo para apresentá-las.
Qualquer tipo de punição referente a quebra de contrato “por iniciativa de contrato” deve ser expressa por escrito. Lembrando que o contratado não é um funcionário público nomeado, não pode ser punido conforme o estatuto.



Que País é esse?? 
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Renato Russo.

Fonte> http://apeoesprp.blogspot.com.br/p/professores-temporarios.html

domingo, 9 de março de 2014

Filme INSPIRADOR!!! A LUTA POR UM IDEAL

1


Professores e Pais vamos nos inspirar? Recomendo muito!!


Duas mães lutam por uma educação melhor para os seus filhos e contra a decadência da escola local. Elas vão precisar enfrentar a burocracia e corrupção para fazer a diferença no futuro de suas crianças.



08 de Março

0

Bom dia Leitoras,

Esse post é especial á todas nós mulheres, uma homenagem que  não consegui postar ontem, mas não esqueci. Parabéns á todas.




Mulher

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.

Creio na força imanente
que vai gerando a família humana,
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.

Creio na solidariedade humana,
na superação dos erros
e angústias do presente.
Aprendi que mais vale lutar
do que recolher tudo fácil.
Antes acreditar do que duvidar."
Cora Coralina


terça-feira, 4 de março de 2014

Atividades para sala de aula- CIÊNCIAS

0


Coloquei aqui, as disciplinas que ministro (Ciências e Biologia). Mas no site tem outras.
Cadernos Pedagógicos Ciências – 1º Bimestre
Existem outras atividades propostas das demais disciplinas no site. Espero que gostem.
Com carinho,
Taismara
Créditos- http://jucienebertoldo.wordpress.com/category/atividades-de-ciencias-ef/