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quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LINGUAGEM DOS BEBÊS

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O texto a seguir é reprodução do Blog Fonolong. Só quero acrescentar que realmente esse vídeo muito contribuiu para o desenvolvimento linguístico e corporal do meu filho. É extraordinário ver como os bebês são influenciados de forma positiva pelas canções desse DVD. Muito didático.










Olá a todos;
  
E é sobre a linguagem dos bebês que estarei falando aqui. Na realidade, sobre estimulação da linguagem dos bebês. Sem qualquer formalidade, regra ou sistematicidade, desejo apenas registrar aqui minha visão acerca de alguns DVDs infantis que ocupam cada vez mais as prateleiras das lojas de brinquedos.

Estou conhecendo melhor esse universo agora que sou mãe. E escolhi a "Galinha Pintadinha" (Bromélia Filminhos) para ilustrar essa postagem em razão do efeito quase que hipnótico que ela exerce sobre a minha filha que está com 8 meses, mas que há 5 cultiva sua paixão pela tal galinha...

Vejamos, então, o que esse tipo de material oferece como estímulo linguístico:

1) Associação imagem/som: Até hoje não se conhece a razão exata pela qual algumas crianças apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem e outras não. É claro, temos as causas orgânicas (deficiência auditiva, deficiência mental, neuropatias etc) e as causas psicológicas (como a resistência em deixar de ser "bebê", possíveis traumas e outros) que podem justificar o atraso ou o distúrbio linguístico. Mas, entre crianças que não se encontram em nenhuma dessas situações de risco, não é possível saber quais irão necessitar de algum tipo de apoio ou acompanhamento para que desenvolvam a linguagem - e algumas certamente precisarão!
Enfim, é possível adquirir vocabulário e desenvolver bem a linguagem sem que haja estímulo visual, prova disso são as crianças cegas congênitas, que podem fazer bom uso da língua. Mas não podemos negar que é muito mais simples saber o que é um "cachorro" se eu vejo um, ao mesmo tempo em que escuto o seu nome - isso facilita a compreensão da palavra, sua retenção e, consequentemente, o seu uso.
E é isso que os DVDs do gênero oferecem. Uma vez que o som (música ou não) e as imagens correspondentes são apresentados juntos, aquelas crianças que tendem a manifestar dificuldades com o vocabulário receptivo (compreensão), ou até mesmo de Processamento Auditivo Central, serão extremamente beneficiadas. E para todas as outras a associação imagem/som torna o programa, no mínimo, bem mais divertido.

2) Cantigas/Canções: Em vários outras situações já ressaltei (tendo por referência diversos autores) a importância das cantigas e canções para o desenvolvimento da consciência fonológica.  Trata-se de um estímulo sonoro extremamente rico em melodia, rimas , repetições de sílabas e de segmentos, além de segmentações de palavras. Tudo isso tende a fazer com que a criança atente para características e para elementos da língua - o que será fundamental posteriormente, durante a aquisição da escrita.
Se falar é um ato automático, que não demanda (normalmente) muita elaboração, a escrita, por sua vez, exige todo uma trabalho e análise e de reflexão sobre a língua. Assim, além de proporcionarem aumento de vocabulário e melhor expressão oral, as cantigas e canções, com seu aspecto lúdico, facilitam a compreensão por parte da criança acerca da língua, em especial, em relação aos seguintes aspectos: percepção de que diferentes palavras apresentar sons parecidos, de que as palavras podem ser "quebradas" em partes menores (sílabas e fonemas), de que as palavras se combinam formando frases e de que as palavras têm tamanhos diferentes.
Dessa maneira, acredito que atividades envolvendo cantigas e canções deveriam ser consideradas de uma maneira mais rigorosa e criteriosa no interior da educação infantil e que poderiam ocupar maior espaço  nas escolas.
3) Legenda: No DVD da Galinha Pintadinha, a música é acompanhada de imagens e, também, de legenda. Sobre a legenda existe uma bolinha que salta sobre a sílaba da palavra exatamente no instante em que ela é pronunciada.
Para os pequenos isso é importante por mostrar que existe uma outra maneira de se representar o som da fala - através da escrita - e para os maiores indica que as palavras podem ser segmentadas em sílabas - conhecimento que será muito útil para a alfabetização.
4) Interação Social (OU ISOLAMENTO SOCIAL???): A associação imagem/som, a presença de músicas e de legendas são pontos positivos para os DVDs infantis - jamais negativos. Já quanto ao aspecto da interação social devemos ter muita cautela para julgar, pois, irá depender da maneira como esses DVDs serão utilizados pelo adulto.
Assim, os DVDs desempenharão um papel social se o adulto compartilhar dessa experiência com a criança, demonstrando conhecimento e interesse pelo que está sendo visto. No entanto, o efeito será contrário e negativo se os DVDs forem utilizados apenas com a função de entreter e/ou acalmar a criança e se o seu conteúdo não for explorado e expandido para situações outras como hora do banho, do lanche etc...

Com certeza os DVDs infantis possuem muito mais benefícios para o desenvolvimento infantil do que os aqui colocados. Seria bom ter mais opções destinadas aos bebês. Mas seria melhor ainda se as instituições de educação infantil se servissem desse tipo de material para o aprendizado das crianças, explorando, complementando e ampliando seu conteúdo.

Créditos:

MATERIAIS PARA CONSULTÓRIO PSICOPEDAGÓGICO

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RELAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA MONTAR SEU CONSULTÓRIO PSICOPEDAGÓGICO:(Modelo) COLABORAÇÃO DA PSICOPEDAGOGA REGINA PICOLI DE PARANÁ


 Teste das Matrizes Progressivas Coloridas Raven;
 Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC – III);
 Teste Columbia de Maturidade Mental;
 Material para anamnese: entrevista semi-estruturada; formulários; fichas de avaliação e acompanhamento.
 Materiais como: lápis de cor, folhas, giz de cera, canetinhas, caneta...
 Livros que abordam temas específicos. 
 Jogos para avaliação de algumas habilidades como: atendimento a ordens; nomeação de objetos e figuras; interação social; persistência e atenção; sequenciação e motricidade. Sugestão de alguns jogos:
 Caixa-encaixa;
 Pranchas de encaixes;
 Lotos;
 Tabua de pinos.
 Jogo de alfabeto móvel;
 Jogo de alfabeto ilustrado;
 Jogo de alfabeto com figuras;
 Jogo e alfabeto e sílabas;
 Jogo de alfabeto de encaixe (letra cursiva);
 Jogo de alfabeto e palavras;
 Jogo de loto leitura;
 Jogo de mico de palavras;
 Jogo de baralho para classificação;
 Jogo de carimbos (diversos);
 Conjunto de viso, perceptivo com 10 jogos;
 Bloco de construção;
 Conjunto de esquema corporal (quebra-cabeça);
 01 fazendinha;
 01 caixa quadrado vazado;
 Caixa triângulo vazado;
 Jogo de linha (matemática);
 Jogo de numerais e quantidades 0 a 9;
 16 jogos de memória (diversos);
 02 jogos de dominó associação de idéias;
 01 jogo de dominó associação geométrica;
 Jogos de dominó de frases;
 01 jogo de dominó de quantidades;
 Jogo de dominó de metade;
 Jogos de dominó de subtração;
 Jogos de dominó de multiplicação;
 Jogos de dominó de divisão silábica;
 Jogos de dominó de horas;
 Jogos de dominó de divisão;
 Jogos de divisão de figuras e fundos;
 Jogos de dominó de torre cor de rosa;
 01 casinha de encaixe;
 01 jogo de fantoches família branca (com 6 peças);
 01 jogo de fantoches família preta (com 6 peças);
 01 jogo de fantoches de animais (com 10 peças);
 Ábaco de plástico;
 Ábaco de madeira;
 09 jogos de seqüência lógica;
 Blocos lógicos;
 Quebra cabeça (diversos);
 Rádio com CD;
 01 jogo completo de Maria Montenoria;
 02 baús criativos;
 CDs de música (diversos);
 Fitas de vídeo (diversos);
 Livros de histórias (diversos);
 01 jogo CDTECA;
 Brinquedos diversos.

Créditos:
http://psicolucia.blogspot.com.br/2009/02/relacao-de-materiais-e-equipamentos.html

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ALFABETO BRAILLE: Material Sucata

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Confeccionando ALFABETO BRAILLE: Celas Braille Confeccionadas com Material de Sucata




As letras em Braille são formadas a partir da combinação de seis pontos que compõem o que é chamado de cela Braille. A As letras em Braille são formadas a partir da combinação de seis pontos que compõem o que é chamado de cela Braille. A cela é formada por duas colunas e três linhas de pontos. A localização dos pontos é dada de cima para baixo, primeiramente na coluna da esquerda, pelos pontos 1, 2, 3 e posteriormente na coluna da direita pelos pontos números 4, 5 e 6. Cada combinação de pontos em relevo forma, portanto, determinada letra ou sinal de pontuação. A letra C, por exemplo, é formada pelos pontos 1 e 4, como mostra a Figura 1.


Seguindo o modelo da Figura 1: os círculos em negrito representam os pontos da cela Braille.
A combinação desses pontos formam 63 caracteres que simbolizam as letras do alfabeto convencional e suas variações como os acentos, a pontuação, os números, os símbolos matemáticos e químicos e até as notas musicais. Para os cegos poderem ler números ou partituras musicais, por exemplo, basta que se acrescente antes do sinal de 6 pontos um sinal de número ou de música.














Abaixo temos o exemplo de algumas palavras escritas em Braille:

bala, nada, perfume, pé, vida, amor.











 Para a alfabetização, deve-se utilizar diversos tipos de materiais concretos. É interessante também a utilização de materiais de sucata onde elas possam colaborar na confecção; além de motivar a criança ainda auxilia no desenvolvimento e refinamento tátil...
Celas Braille confeccionadas com material de sucata:








Está escrito: capa






Está escrito: ba















Está escrito: la

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REFLEXÃO

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Hoje resolvi trazer uma reflexão.
Quem assistiu ontem as reportagens do Fantástico sobre gestantes usuárias de Crack, e a outra reportagem sobre o assassinato de uma adolescente de 15 anos, deve estar se perguntando qual a relação ou o que um caso tem haver com outro, ou até mesmo com a psicopedagogia, bem, colocarei aqui pequenos trechos de textos:
O bebê não sabe. E a mãe?
Mães que abusaram da cocaína ou do crack durante a gravidez podem ter bebês prematuros, de baixo peso e com dificuldades de aprendizagem.
O doutor Dráuzio Varella mostrou a vida de jovens dependentes que engravidam e, mesmo assim, continuam se drogando.
Como ajudar essas mulheres? Que tipo de vida espera esses bebês? 

Samara tem 21 anos e não é uma gestante qualquer. Ela usou crack durante as 20 primeiras semanas de gestação, desde a fase mais inicial da formação do feto. 

Letícia, de 18 anos, acabou de ter seu primeiro filho. E ainda na mesa do parto precisa dar uma informação que pode fazer toda a diferença para a vida dela e da criança: ela fumava maconha, crack e usava cocaína. 
A maconha quando usada por gestantes afeta o cérebro do feto, atrapalhando as conexões dos neurônios na fase crítica do desenvolvimento cerebral.
Os receptores dos endo-canabinóides, a “maconha endógena”, ou seja, a que é produzida no organismo tem por função coordenar as células nervosas em formação para o desenvolvimento de suas funções, como: pensar, falar, se movimentar e se emocionar.
Este sofisticado e frágil sistema é seriamente prejudicado com a presença de canabinóides externos, provindos da maconha.
A cocaína é potente vasoconstrutor e diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, representando grande risco para o feto, ao provocar lesões graves no cérebro, más formações no intestino, crânio, face, olhos, membros, coração, genitais e aparelho urinário, microcefalia (cérebro pequeno), retardo mental e de crescimento.
Pode também provocar descolamento de placenta prematuro e aborto. Além disso, pode causar também o nascimento de crianças agitadas, insones e com dificuldades visuais. Não menos lamentável é que pode também provocar partos prematuros, com suas conseqüências e dificuldades na visão, audição e aprendizado no futuro.
Agora partes do trecho da reportagem do caso da adolescente assassinada:
Na rua, Caroline e Jardel (namorado), foram seguidos por dois assaltantes. Um é Marcus Vinícius Gomes, de 19 anos. O outro: Alex Venâncio, de 18. O que estava na frente sacou a arma, próximo dele, e falou: eu vou atirar, eu vou atirar. E ela ficou segurando a mochila e gritando. Na hora que eu pensei em puxar ela, ele já puxou o gatilho”, conta o namorado. 
Marcus Vinícius e Alex Venâncio fugiram - com as mochilas do casal – num carro, que tinha sido roubado por eles uma semana antes. Quem dirigia era Claudinei Modesto, 18 anos. 
 Marcus Vinícius - o que confessou ter atirado em Caroline - não terminou o primeiro grau.
Com 15 anos, foi internado por tráfico de drogas na fundação casa - a antiga FEBEM. Lá dentro, ele e um grupo de rapazes agrediram um menor. 
Claudinei Modesto e Alex Venâncio também não foram além do primeiro grau nos estudos. Quando eram menores, Alex foi flagrado roubando; e Claudinei se envolveu com tráfico de drogas e assaltos.
O médico Gustavo Bonini Castellana, do Instituto de Psiquiatria da USP, fez uma avaliação de 90 jovens infratores, entre 18 e 21 anos, e concluiu:
“A maioria deles não apresenta um transtorno de personalidade ou uma psicopatia”. 
Então, como explicar crimes tão banais? 

“A maioria deles comete esse tipo de ato justamente porque aquilo faz parte do histórico de vida”. Essa é a dificuldade: entender que a perda de uma vida não é algo tão banal quanto parece pra quem cometeu o crime, disse o psiquiatra.

Mais do que as condições socioeconômicas, a falta de interação entre pais e filhos, e os problemas escolares são fatores determinantes para a inserção dos jovens no mundo do crime. Esta é a conclusão que a psicóloga Maria Delfina Farias Dias chegou, após realizar seu trabalho de mestrado apresentado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A psicóloga analisou 40 jovens em situação de risco entre 12 e 18 anos das cidades de Santos e São Paulo com situações econômicas semelhantes. Os dados apontam que 35% dos infratores possuem algum tipo de problema familiar.
No grupo de não infratores apenas 8,7% apresentam o mesmo distúrbio. "Há, principalmente, uma grande quantidade de famílias monoparentais entre os adolescentes que cometeram crimes", afirma Maria Delfina.
O problema nessa organização familiar, segundo a pesquisadora, está na sobrecarga de atividades para o chefe do núcleo familiar e a atribuição precoce de responsabilidades para o adolescente. Entre os grupos dos paulistanos, não infratores, o número de adolescentes provenientes de famílias biparentais é de 73% contra 29% dos infratores que vivem na mesma situação.
Maria Delfina conta que os pais dos infratores tinham um distanciamento da vida cotidiana de seus filhos: tiveram dificuldades em responder quem eram os amigos, quais eram os lugares de lazer, quais os sonhos e expectativas de futuro. "Eles, assim, se envolviam pouco com a vida dos filhos e tinham uma organização pouco rigorosa, não sabiam a hora que eles chegavam a casa, nem sugeriam um limite".
Nas entrevistas, mais de 35% dos jovens afirmaram ter parentes com problemas como o alcoolismo ou vício em drogas. "São números altos que demonstram a necessidade de intervir na realidade dessas famílias de maneira sistemática criando políticas públicas para atendê-las", diz Maria Delfina.
Outro fator de risco para a inserção desses jovens na criminalidade constatado na pesquisa é a defasagem escolar. No grupo de infratores, apenas dois dos entrevistados tinham concluído o Ensino Fundamental. A maioria era multirrepetente e apresentava histórico de não adaptação ao cotidiano escolar. "As escolas não estão preparadas para atender aos adolescentes com comportamentos 'desviantes' e não tem recursos para estimular esses alunos", reclama a pesquisadora.
Diante desses acontecimentos trágicos e dos estudos frequentes relacionados ao da reportagem, vemos que a vida começa muito antes da concepção, ela começa com o “desejo”, desejar ter esse filho, "o planejar”, o amar, mesmo antes de “tê-lo”, mas sabemos que isso nem sempre acontece.
E muitas vezes, essa criança que ainda nem veio ao mundo, já é rejeitada, abandonada, e em algumas situações são vítimas de tentativa de homicídio que não deu certo provocado pelos próprios pais.
 Tudo isso faz parte do histórico de vida de um ser humano. Não quero aqui justificar os atos desses jovens que por nada, tiraram a vida de uma adolescente que tinha um futuro pela frente, nem julgar essas mães usuárias de drogas, pois elas também trazem um histórico de vida, mas quero sim, que pensemos na história de vida desses jovens assassinos e de tantos outros que estão por aí, ou que ainda entrarão nesse caminho. Vamos fazer as seguintes perguntas:
 Por que a maioria não termina nem o primeiro grau? Será que suas mães foram usuárias de drogas durante a gestão? Esse abandono escolar será que contribuí para um caminho de criminalidade? Como foi a infância? Que bases familiares tiveram?
As sucessivas reprovações e a expulsão da escola também colaboram para esse comportamento delinquente, sendo que esse  fracasso escolar pode ser causado por alguma dificuldade de aprendizagem, ligados também a fatores socioeconômicos,  culturais ou neurológicos.
Tudo está ligado, é como se fosse uma teia de trágicos acontecimentos e de vidas destruídas. Eu convivi com alguns adolescentes infratores na Fundação C.A.S.A (antiga Febem), pois como mencionei, fui professora nesta instituição, e pude ver a história de muitos jovens semelhantes e até piores do que desses mencionados na reportagem, muitos já viveram e passaram por coisas terríveis e imagináveis. Foi nessa época que percebi a dificuldade de aprendizagem apresentada por alguns, e que agora sei, que as dificuldades não surgem assim, mas ela começa lá atrás, antes mesmo do nascimento.





Fontes:

domingo, 28 de outubro de 2012

COLEÇÃO DE LIVROS INFANTIS GRATUITOS – ITAÚ SOCIAL

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NOVA COLEÇÃO DE LIVROS INFANTIS GRATUITOS É LANÇADA PELO ITAÚ SOCIAL. PEÇA JÁ O SEU.
A Fundação Itaú Social lançou ano passado o Projeto Ler faz Crescer, que tinha como objetivo incentivar o hábito de leitura pelas crianças. Para tanto, disponibilizou mais de 10 milhões de livros gratuitos.
Agora, neste segundo ano de campanha, é lançada uma nova coleção de livros infantis, e mais uma vez disponibilizado gratuitamente para todo o Brasil.
Para pedir seus livros é muito fácil. 
2. Siga os passos.


SUGESTÕES: COORDENAÇÃO MOTORA FINA

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                                  Encaixe dos pedaços de macarrão nos furinhos da caixa


                      Quebra-cabeça de palitos de picolé




Placas com botões e diferentes e pedaços de feltro;
 encaixe do botão no feltro




Pegar objetos pequenos(clips, algodão, massinha)com tesoura. 
Treinar o movimento abrir e fechar com tesoura sem ponta.





Colagem no balão. Trabalhar esquema corporal: boca, olho, nariz e orelha.






Colocar a borracha na ponta do lápis.
Trabalha coordenação viso-motora e movimento pinça fina(encaixe)







......depois trabalhar as cores e quantidade.



Essas e outras atividades no blog da psicopedagoga Silvana
Fonte http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/05/sugestoes-de-atividades-de-coordenacao.html

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Modelo de Anamnese

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A  anamnese é um questionário sobre a história clínica do seu cliente. O formulário da anamnese deve incluir um registro da história pessoal, familiar e, além disso, problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas que devem ser anotadas.
 A anamnese tem como objetivo: estabelecer o contato inicial com o seu cliente, estabelecendo assim a confiança da pessoa. Esse procedimento, às vezes, é o único instrumento para se chegar a um diagnóstico, coletam-se as informações necessárias para elaborar as hipóteses diagnósticas. Portanto, ela é de suma importância, para que se possa fazer um diagnóstico confiável. 
Segue então um modelo de Anamnese que achei completo e muito bom. Durante meu estágio eu utilizei o modelo que se encontra no Livro Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico da autora Simaia Sampaio, que muito me ajudou.  
ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA

DADOS PESSOAIS

Nome: ____________________________________________________________________
idade:_________ anos
Tem apelido? ( ) S ( ) N Qual? _______________________________________ Ele(a) gosta? ( ) S ( ) N
Por que tem esse apelido?_______________________________________________________________________
Nascimento _____/_____/_____ Sexo ( ) M ( ) F Naturalidade: __________________________________
End. _________________________________________________________________________
Bairro:____________________________ Cidade:______________________ CEP _________________________
Fones para contato:__________________________________________________________________
Escola:_______________________________________________________________Série que cursa: _________
End.___________________________________________________________________
Fone:_____________________________________________Contato:___________
Profª_______________________________________ Horário__________________________________________
Pai ______________________________________________________________________ Idade :__________
Estudou até_____________________________ Teve Dificuldade? ( ) S ( ) N Se formou? ( ) S ( ) N
Profissão __________________________________________________________________
Mãe ______________________________________________________________________ Idade :_________
Estudou até_____________________________ Teve Dificuldade? ( ) S ( ) N Se formou? ( ) S ( ) N
Profissão ______________________________________________________________________
Irmãos: ( nome e idade )
______________________________________________________________________
Esquema Familiar:_______________________________________________________________

QUEIXA

Na escola
___________________________________________________________________
Indicado por____________________________________________________________
Em que acha que o profissional poderá ajudá-lo(a)?

HISTÓRIA DE VIDA
CONCEPÇÃO :

Filho(a) desejado(a) ( ) sim ( )não Você queria engravidar? ( ) sim ( )não
Foi acidental? ( ) sim ( )não
Perturbou a vida do casal ou de um dos pais ? ( ) sim ( )não
Como foi a gestação? (cuidados pré-natais, doenças, sintomas, alimentação
______________________________________________________________________
Como foi o parto? (sofrimento fetal, má oxigenação, lesões)
______________________________________________________________________
AMAMENTAÇÃO: (defasagens, acidentes de percurso, assimilação/acomodação, carga afetiva)
Mamou no peito? ( ) sim ( )não
Como foi a passagem do peito para a mamadeira? ______________________________________________________________________
E para a papinha? ______________________________________________________________________
Hoje tem hora para comer ( )sim ( )não Come depressa ( )sim ( )não
Mastiga bem ( )sim ( )não Comem juntos ( )sim ( )não
Come vendo TV ( )sim ( )não

ELIMINAÇÃO

Com que idade parou de usar fraldas? _____________________________________________________________
Como foi a passagem para o troninho (segurava? molhava a roupa? brincava e saia correndo era repreendido?chorava?)

Como eram as fezes ? ( )líquida ( )pastosa ( )ressecada ( )normal

EVOLUÇÃO PSICOMOTORA

Ficou no cercadinho ( )sim ( )não Engatinhou ( )sim ( )não ___________________________
Com que idade andou?_________________________________________________ Caía muito( ) sim ( )não
Quem ensinou a andar ? ______________________________________________________________________
Como aprendeu a andar ? ______________________________________________________________________
Mostrava-se corajoso(a) ao subir uma escada ? ( ) sim ( )não
Era corajoso ao explorar, engatinhando, um novo espaço ? ( ) sim ( )não
Era inseguro(a)? ( ) sim ( )não
Com quem andava melhor ? _____________________________________________________________________
Como evoluiu a coordenação dos movimentos finos (segurar um brinquedo, uma colher, rabiscos que fazia)
______________________________________________________________________
E dos grandes músculos? (Chutar uma bola, correr)

Hoje:
É estabanado(a) ? ( )sim ( )não Nada ? ( )sim ( )não É agitado(a)? ( )sim ( )não
Anda de patins? ( )sim ( )não Anda de bicicleta sem rodinha ? ( )sim ( )não
Anda a cavalo ? ( )sim ( )não Sobe em árvores ? ( )sim ( )não
FALA
Com que idade começou a falar ?_____________________Com quem falava mais? ______________________
Falava(m) para ele(a) repetir ? ( )sim ( )não
Quais foram as primeiras palavras ? ______________________________________________________________
Trocava letras ? ( ) sim ( )não Quais? _______________________________________________________
Falava muito errado ? ( ) sim ( )não
Hoje:
Troca letras ? ( ) sim ( )não Fala muito / pouco (ansioso) ( ) sim ( )não
Fala de uma forma que todos entendem ? ( ) sim ( )não
Dê um exemplo de como ele(a) fala______________________________________________________________
Consegue dar um recado ? ( ) sim ( )não
Faz uma compra sozinho(a)? ( ) sim ( )não
Como conta uma história / um caso / uma novela ? ( ) sim ( )não
Dê um exemplo:_______________________________________________________________
Você entende o que ele(a) conta ? ( ) sim ( )não
Tem começo, meio e fim ? ( ) sim ( )não

SONO

É agitado? ( )sim ( )não É sonâmbulo? ( )sim ( )não Tem pesadelos? ( )sim ( )não
Dorme só ou acompanhado?____________________________Com quantas pessoas?

Quando acorda vai para a cama dos pais? ( )sim ( )não
Tem medo de dormir sozinho? ( )sim ( )não Enurese noturna? ( )sim ( )não

HISTÓRIA CLíNICA:

Ocorreram:
Bronquite ? ( ) sim ( )não Alergia? ( ) sim ( )não Asma? ( ) sim ( )não
Viroses infantis? ( ) sim ( )não Internações ? ( ) sim ( )não Cirurgias ? ( ) sim ( )não
Outras doenças:
Tratamentos realizados (fonoaudiólogo, psicólogo....) ( ) sim ( )não
Qual? ______________________________________________________________________
Problemas de visão? ( )sim ( )não Audição? ( ) sim ( )não
Problemas psicossomáticos ( verificar os possíveis deslocamentos e a eventual relação com a não aprendizagem)

HISTÓRIA DA FAMÍLIA :

Fatos marcantes dos pais e irmãos ( antes, durante e depois da entrada do paciente na família)
______________________________________________________________________

ESTIMULAÇÃO :

A criança tem acesso a:
brinquedos pedagógicos ? ( ) sim ( )não jogos? ( ) sim ( )não
Revistas ? livros ? ( ) sim ( )não brinquedos eletrônicos ? ( ) sim ( )não
De que atividades ele(a) participa:
música ? ( )sim ( )não dança ? ( )sim ( )não esporte ? ( )sim ( )não
Qual?__________________________________________________________________

SITUAÇÕES NEGATIVAS VIVENCIADAS PELA CRIANÇA (através de alterações familiares)
nascimento de irmãos ( ) sim ( )não mudanças( ) sim ( )não
mortes ( )sim ( )não De quem? ___________________________________________________________
desempregos ( ) sim ( )não separações ( ) sim ( )não

HISTÓRIA DA FAMILIA AMPLIADA

Família: Passado, Presente, Interferências, Ligações, Quadros Patológicos

Forma de Disciplina:
______________________________________________________________________
Atitude dos pais diante da falta de limite do filho (a):
______________________________________________________________________
Como a criança reage?
______________________________________________________________________
Tem alguém que a protege? ( )sim ( )não Quem? _____________________________________
É muito censurada? ( )sim ( )não
Relaciona-se bem com:
o pai ( )sim ( )não a mãe ( )sim ( )não os irmãos ( )sim ( )não
Os pais sabem ler e escrever? ( )sim ( )não
Quem o auxilia na lição de casa?_________________________________________________________________
Problema que a família está passando no momento:

Como é o ambiente de brincadeira no dia a dia? Quais brincadeiras?

Qual prefere?

Como se relaciona com os colegas? ______________________________________________________________
É líder? ( )sim ( )não Chora nas brincadeiras? ( )sim ( )não
Qual o programa preferido na TV? _______________________________________________________________
Assunto ou lazer que interessa à criança:


HISTÓRIA ESCOLAR: (considerar: entrada precoce ou tardia na escola, trocas, constantes de escolas, como se
processou a alfabetização, dificuldades da mãe para lidar com as exigências escolares)

Frequentou creches ? ( )sim ( )não Quando entrou para a escola (idade):

Por que? ______________________________________________________________________
Quem escolheu a escola? ______________________________________________________________________
Como foi essa escolha? _____________________________________________________________________
Caso tenha havido mudança, por que mudou?

Repetiu ano ? ( )sim ( )não Por que?
______________________________________________________________________
Houve problema com professor (es) ? ( )sim ( )não
Qual ? ______________________________________________________________________
Como é a atitude em sala de aula?

Falta muito à escola? ( )sim ( )não
Por que? ______________________________________________________________________

Faz reforço? ( )sim ( )não Ele gosta do reforço? ( )sim ( )não
O que você acha da escola? (há uma abertura, um diálogo? ou é tradicional?)

FIINALIZANDO:

O que você mais gosta nesse(a) filho(a)?

O que você não gosta nele(a) ?



Orientação aos Pais:


Observações:



Encaminhamento:
( ) psicopedagogo  ( ) neurologista ( ) fonoaudiólogo
( ) oftalmologista ( ) otorrino ( ) pediatra
( ) psicólogo
( ) outros: ____________________________________________________________________
(cidade), _____de_____________________________de 200___.


Fonte: