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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar

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Olá queridos (as) leitores (as),

Este fim de semana foi mais uma etapa do meu curso que foi concluído, apesar de certo contratempo que ocorreu. Mas enfim, aprendi que o importante é o foco, o objetivo que tracei, e que nada que venha acontecer me fará desanimar. 
E foi tão bom que, apesar dos pesares, vou postar o resumo de um texto, apresentado pelo meu grupo que muito me enriqueceu. 

O título do texto é: Os jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar

A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança é que através dele, podem-se desenvolver habilidades, sentimentos, o respeito mútuo, compartilhar um desafio de regras e objetivos, e de pensamentos que serão expressos durante a atividade lúdica.
Piaget usou o termo de "zona de assimilação" para se referir as relações entre desenvolvimento e aprendizagem.
O brincar é agradável, é antecipação, é a condição primordial do que será o jogo.
O lúdico é desafiador, é surpreendente, isto é, significa que não podemos controlar todo resultado, isto inclui a curiosidade, a permissão de ser dito o que se pensa ou sente, expressando suas hipóteses.
Um fator importante de ressaltar é que as atividades sejam possíveis de realização, não basta ser só necessária por mais importante que seja.
O lúdico também se torna simbólico e amplia as possibilidades de assimilação do mundo proporcionando a maneira de pensar, imaginar e questionar.
Além disso, o lúdico proporciona um olhar atento, aberto e disponível para as muitas possibilidades de expressão.
A dimensão lúdica nos possibilita vários aspectos a serem levados em conta como por exemplos, o processo investigativo, atento, planejado, que estuda possibilidades, revê posições, imagina estratégias, pensa em alternativas antes, durante e depois do processo construtivo propriamente 
dito.
Outra característica da dimensão do lúdico é que uma construção qualquer que seja, tem uma direção, um sentido, um foco, um destino. Com isso a dimensão lúdica, pode estar presente e animar nossas formas de fazer, então podemos ser criativos e fazer coisas de modo melhor, mais saudável e com mais sentido.
Bem, podemos perceber que o brincar é essencial e que o jogar requer: atenção concentração, objetivo, promovendo assim o desenvolvimento de uma criança.
Se usado em sala de aula, o professor terá grandes resultados, mas como foi dito no texto, precisa ter um objetivo uma finalidade.
Durante meu estágio em uma das sessões, foi feito uma brincadeira em jogar pequenas almofadas coloridas, com o objetivo de testar a lateralidade.
Por isso, vejo o jogo e a brincadeira, como mais uma ferramenta indispensável para o diagnóstico psicopedagógico. Então vamos brincar e jogar.. rs

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