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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS!!!

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Oi galera,


Achei esse vídeo legal e quero compartilhar com vocês que curtem o Blog. Desejo que tenham um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações. Este é o último post do ano.... então até 2014!!!



Com carinho,
Taismara



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PESSOA TÓXICA!!!

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AFASTE-SE DE PESSOAS QUE LHE FAZEM SENTIR-SE MAL

De fato estamos cercados de pessoas tóxicas. 
Pessoas que são egocêntricas, manipuladoras, interesseiras, arrogantes, rancorosas, amarguradas, mal amadas, invejosas ou fracassadas, que não conseguem ver o sucesso ou a felicidade alheia. Enfim, pessoas sombrias que minam os relacionamentos e amizades com intrigas, críticas excessivas, falta de consideração e respeito pelo outro e abusos verbais ou físicos. Pessoas muito perigosas de se conviver.

Essas pessoas tóxicas acabam, de alguma forma, nos envenenando. Direta ou indiretamente, acabamos agindo por influência delas, seja com atitudes ou omissões. Muitas vezes acabamos agindo por impulso para evitar essas pessoas, ou, na pior das hipóteses, acabamos agindo da mesma forma. São pessoas nocivas, intoxicando nosso comportamento e nos levando a agir e a tomar decisões que, em outras circunstâncias poderiam ser completamente diferentes.

São "tóxicas", porque conseguem despertar o que há de pior dentro de nós, não apenas no sentido de maldade ou crueldade, mas no sentido de perdermos a identidade, a autonomia, a energia, a iniciativa e o poder de decisão. Ficamos estagnados, hipnotizados, paralizados. São verdadeiros vampiros, sem Luz própria, que consomem nossa energia vital, que exploram e manipulam pessoas de acordo com os seus interesses e vivem às custas da energia dos outros para se sustentarem.

Tóxicas são aquelas pessoas que sabem tudo a respeito da vida das outras pessoas, mas não conseguem administrar a própria vida. Sabem dar conselhos como ninguém (há até terapeutas nessa categoria!) tem um discurso lindíssimo para o mundo lá fora, mas que, na vida pessoal, nos bastidores, na vida íntima, são pessoas frustradas, isoladas, verdadeiras ilhas no meio da sociedade, que não tomam para si os próprios conselhos. 

Sabem olhar de fora, apontar defeitos, problemas, erros. Mas não sabem participar, não conseguem enxergar os próprios problemas ou defeitos. Apontam os erros alheios para, de certa forma, esconder os seus próprios. São os "sabe-tudo" e só a sua forma de pensar é que está certa. Não suportam ser contrariados e confrontados. Quando o são, perseguem a pessoa até "livrarem-se" dela ou então se vingam. Seu Ego é Superlativo para compensar a sua extrema falta de Amor-Próprio. Usam as pessoas conforme seus interesses e, quando estas discordam de suas idéias, são descartadas e eliminadas, sem a menor consideração.

A "toxicidade" reside exatamente no fato de não nos darmos conta de que estamos sendo manipulados ou influenciados. Ficamos hipnotizados, fascinados, imersos numa imensa ilusão, até o dia em que despertamos e tomamos consciência de que estamos muito mal, morrendo por dentro, e que algo urgente necessita ser feito. Um corte para a nossa libertação, para resgatar a nossa sanidade, saúde, alegria de viver.

Em nossa busca pela felicidade, por tudo aquilo que nos traz bem-estar e alegria, o grande segredo é não se deixar influenciar, se afastar e evitar a convivência com esses tipos. Isso não significa alimentar sentimentos negativos dentro de si com relação a eles, mas de preferência visualizá-los felizes e agradecidos em sua vida, emanando energias e vibrações positivas.

Reflita, você convive intimamente com alguma pessoa tóxica, seja na família, no trabalho, ou nas "amizades"?

Tenha cuidado, afaste-se, fique longe o quanto antes dessas pessoas...

Cuide-se, preserve-se, seja você mesmo, seja pleno e feliz..
E acima de tudo SEMPRE perdoe essas pessoas,
muitas vezes, elas não tem consciência de seus próprios malefícios.

Fonte: http://espiritualogando.blogspot.com.br/2012/08/afaste-se-de-pessoas-que-lhe-fazem.html

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Resiliência Psicológica

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Um pouco de Psicologia!
Sem dúvidas sabemos que nosso corpo é resiliente. Percebemos a
resiliência física claramente quando nos machucamos e vemos dia-a-dia a ferida se cicatrizar. Por vezes, dependendo do trauma, fica apenas uma marca, outra vezes nem marcas ficam para contar histórias.... 
O mesmo acontece com nosso psicológico. Durante a vida passamos por várias situações difíceis e traumáticas...Fatos que fazem a gente cair, pois machuca por dentro. Mas como também somos providos de resiliência psicológica, aos poucos as feridas se cicatrizam e a gente segue adiante. Só prestar atenção na sua vida, quantos tombos já tomou e quantos você já se levantou?

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Fonte: https://www.facebook.com/PsicoInfantilPEQUENINOS

domingo, 8 de dezembro de 2013

Primeiro da Classe (Front of the Class) - Trailer legendado

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Filme: PRIMEIRO DA CLASSE
Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.
Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Em geral, eles ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC) e ao distúrbio de atenção e hiperatividade (TDAH). É possível que existam fatores hereditários comuns a essas três condições. A causa do transtorno ainda é desconhecida.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

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A humanidade perdeu hoje uma das suas figuras mais importantes. Uma homenagem a Nelson Mandela, o maior ícone da luta pela igualdade no planeta.

 “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

domingo, 1 de dezembro de 2013

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Bom dia Leitores(as),


Ontem á tarde assistindo ao programa Luciano Hulck, me emocionei ao ver três jovens amigos, que a partir de uma curiosidade que tiveram deram início a um sonho.
A reportagem desses jovens mostrou que não importa as condições financeiras, ou qualquer outro obstáculo. Quando se tem força de vontade, perseverança e acreditamos em nós mesmo, tudo se torna possível. Fico imaginando quantos alunos iguais a esses temos em nossas salas de aula esperando de nós professores e dos pais um incentivo, uma única palavra dizendo: vá em frente, você é capaz, eu acredito em você. Creio que é essa nossa função enquanto pais e educadores. O que mais me chamou a atenção durante a reportagem foi ver que os pais desses jovens não tinham escolaridade, e mesmo assim, disseram que o único bem que poderiam deixar para seus filhos seriam os estudos, a oportunidade que não tiveram.

Vejam a reportagem ou assistam ao vídeo. Vale muito, e por diversas vezes!!!



Neste sábado, 30, rolou o segundo episódio do quadro 'Inventores'. O objetivo da nova atração do Caldeirão é descobrir e mostrar para todo o Brasil boas iniciativas de jovens que encontram soluções para problemas de suas comunidades através de inovações. E os que apresentarem ideias inteligentes e eficientes vão ganhar prêmios de até 30 mil reais!
Diretamente de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, Jociel, Geracino e Huguemberg, trouxeram sua invenção chamada "A Fruta do Faraó". Preocupados com a falta de chuva na região, que já dura três anos, eles desenvolveram uma cera que ajuda na conservação das frutas da região. Os meninos contaram com a ajuda da professora Gidélia.



Fonte:
http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2013/11/inventores-do-rio-grande-do-norte-criam-cera-que-conserva-frutas.html

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ele foi curado do autismo', diz médico

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Pediatra afirma ter revertido quadro de autismo em menino de quatro anos; maior parte dos especialistas, no entanto, afirma que doença é incurável.

A consulta de pré-natal era para ver se estava tudo bem com a mãe e o bebezinho dentro da barriga, mas alguma coisa de diferente acontecia com a criança de um aninho que acompanhava a mãe barriguda no posto de saúde. Ele não a largava, não fazia contato com os olhos e era fissurado em água. A ginecologista não teve dúvida e encaminhou o caso para o médico de família e para o psicoterapeuta.
Com um ano e meio, o menino apresentava um quadro grave de autismo. Miguel ficava o tempo inteiro na torneira mexendo com a água. Quando o tiravam de perto da água, ele gritava, chutava e cuspia. Hoje com quase cinco anos, Miguel* dá beijo, olha nos olhos enquanto conversa, é do tipo que fala alto e bastante, mesmo com frases embaralhadas, e adora os amiguinhos de classe.

Maria Fernanda Ziegler / iG
Professoras ensinaram a importância de cuidar do próximo com o boneco apelidado de Zequinha

“Hoje ele não tem mais autismo, o quadro de autismo foi revertido. Ele fala, tem relação social perfeita, não tem mais aquela casca da ostra e é uma criança que brinca simbolicamente. E tem mais, noto que ele é muito amado", diz Wagner Ranna médico pediatra, psicoterapeuta e professor na Faculdade de Medicina da USP. Ele que cuidou do caso de Miguel no posto de saúde do Rio Pequeno, em São Paulo. 
Para Luciano de Araújo, médico da família do posto de saúde, o caso de Miguel mostra que até mesmo casos graves de autismo podem ser tratados e curados. “Queremos mostrar com o caso do Miguel que a linha que separa o autismo pode estar borrada, e que se a criança não for tachada muito cedo com o diagnóstico, ela poderá se desenvolver e sair desta marcação”, disse.
Ranna e Araújo seguem uma linha que não considera o autismo como algo irreversível. Eles integram um grupo de cerca de 500 profissionais que atuam em mais de 100 instituições nacionais de saúde do País defendem que o autismo pode até ser revertido em alguns casos e que taxar o autismo de incurável seria uma visão reducionista da doença.
Fora d’água Foi um longo percurso até a mudança total de comportamento de Miguel. O menino e a família participavam de sessões de terapia de quinze em quinze dias. Miguel também passou a tomar medicamento. “Fiquei muito nervosa quando falaram que ele tinha autismo. Eu nem sabia o que era isso. Não sabia o que fazer”, lembra a mãe Adriana França.
Ranna conta que levou alguns meses só para tirar o menino da fixação com a água. “Do mesmo jeito que alguns autistas ficam mexendo com as mãos, ele ficava nessa fissura com a água. Depois de muitas sessões de terapia, consegui tirar ele dessa fissura", conta. 
Hoje, a brincadeira favorita de Miguel é o caminhão, um orgulho para mãe que é ex-frentista de posto e para o pai, caminhoneiro.
Outra grande meta do tratamento era inserir o menino no convívio social. Para isto, a estratégia foi matricular Miguel na creche e na escolinha. Mas o problema veio quando ele entrou na escola infantil. “As crianças odiavam ele, ele mordia os coleguinhas, pegava as coisas sem pedir. Acabou que ninguém gostava dele. Daí, até mesmo naqueles problemas que sabíamos que ele não estava envolvido, ele acabava levando a fama”, lembra Josiane Almeida Mota, professora da Escola Municipal de Educação Infantil em Jardim d’Abril, no Rio Pequeno.
24 crianças no pegando no pé Alguma coisa precisava ser feita e as professoras resolveram conversar com a turma sem o menino. “Chamamos a turma para um canto, explicamos que ele precisava de ajuda. Foi muito bonito, pois todos resolveram ajudar e em nenhum momento precisamos dizer que ele era um aluno especial, que tinha autismo", conta Ana Lúcia Soares, também professora de Miguel.
A partir desta conversa, todas as outras 24 crianças da sala passaram a cuidar do menino. De acordo com a professora, os próprios alunos passaram a pegar na mãozinha dele para levá-lo para brincar. 
Miguel também tinha o hábito de pegar os brinquedos das outras salas e não devolver. Ficou combinado entre todas as professoras da sala que, caso ele entrasse nas salas e pegasse o brinquedo, elas parariam o que estavam fazendo e falariam para o menino que ele poderia pegar o que quisesse, desde que devolvesse.
Um outro estímulo foi o boneco Zequinha. “Pegamos um boneco de pano e cada semana um aluno levava o Zequinha para casa. Lá, a criança o ensinava e brincava com ele. Depois fazia um desenho. As mães deviam escrever como foi a ‘visita’”, disse Ana Lúcia. “Embora a gente não tenha relacionado o Miguel com o Zequinha, acho que as crianças gostaram da atividade com o Zequinha e repetiram com ele em sala de aula”, completou.
Além do esperado Para o médico, o desenvolvimento do menino grandão e de cabelo alourado foi além do esperado. “Ele não está mais no espectro, mas é uma criança com alguns problemas de comportamento”, disse Wagner. 
A maioria dos especialistas, no entanto, é completamente contra esta ideia. O psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo Guilherme Polanczyk é um deles. Ele discorda veementemente do quadro apresentado. “A possibilidade de o autismo desaparecer até agora não foi evidenciada pela ciência. O autismo é uma condição crônica, persistente e que infelizmente não desaparece com o tempo”, disse.
Polanczyk afirma que para o caso de Miguel há apenas duas possibilidades: diagnóstico equivocado ou sintomas amenizados. “Depois de algum tempo, uma criança que inicia uma intervenção precoce melhora tanto que eventualmente um daqueles sintomas não aparece mais. Não é que ele não exista, foi apenas muito trabalhado e não aparece. Mas isso não significa que a criança não tem a condição. O autismo está lá", diz.
* o nome foi alterado para preservar a identidade da criança


    segunda-feira, 14 de outubro de 2013

    segunda-feira, 30 de setembro de 2013

    Aniversário BLOG!! VIVA!

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    Quero comemorar este dia com todos vocês que gostam, deixam mensagens carinhosas, que seguem ou que simplesmente visitam o blog.
    Hoje faz 1 ano que compartilho com todos, tudo o que acho que seja importante para nossa aprendizagem. Acredito que o objetivo está sendo alcançado, pois cada email que recebo me incentiva cada vez mais a continuar a dividir cada experiência que adquiro.

    Vamos comemorar?

    domingo, 22 de setembro de 2013

    Os monstros da minha casa: Desenhos de crianças retratando o abuso que sofreram

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    Olá Leitores,


    Em uma dessas visitas que faço por outros blogs, encontrei um post que abordou um tema que ao mesmo tempo me deixou indignada e me deixará sempre por mais que não seja novidade e por saber que, a maioria das crianças eram vítimas de pessoas que mais deviam protegê-las e amá-las. Mas serve também como alerta, para nós que lidamos com crianças nas escolas ou mesmo com nossos filhos em casa. Eu já havia feito um curso sobre leitura do desenho infantil com abordagem psicopedagógica, e sei como é importante o olhar que fazemos ao simples rabisco que uma criança faz em um papel, e de como estes rabiscos podem nos revelar muito além do que imaginamos. Eu diria que os desenhos “falam”, e precisamos estar atentos para "ouvir", e mais ainda, o que querem "falar". Às vezes a peça fundamental em um diagnóstico pode vir de um simples desenho. Por isso toda atenção a este recurso e retrato fiel do inconsciente e mais que real.

    Os monstros da minha casa: Desenhos de crianças retratando o abuso que sofreram

    Nos siga no Twitter: @psiconlinebrasi
    Para Orientação psicológica online Clique aqui

    Esses são os desenhos da exibição bizarra e comovente "os monstros da minha casa" que aconteceu em Outubro de 2010, na Espanha. Várias crianças que sofreram abusos sexuais fizeram esses desenhos acompanhados por especialistas, que interpretaram as imagens.

    Andreu, 8 anos
    Foi abusado pelo padrasto desde os 4 anos. No desenho ele representa ele mesmo em pânico, e dá atenção especial ao zíper da sua calça e os botões de sua camisa, que pra ele representam um símbolo de quando os atos sexuais iriam começar.

    Fernando, 13 anos.
    Ele foi abusado pelo seu pai desde cedo, e agora mora com a mãe, que conseguiu fazer ele se recuperar bem. Ele desenhou o pai como um demônio em um bar, bebendo cerveja e jogando em caça-níqueis. Os riscos saindo do demônio representam o cheiro de álcool. Fernando sente raiva quando mencionam o pai perto dele.

    Elena, 6 anos.
    Elena sofreu abusos sexuais do seu pai. Agora ela vive com a vó. No desenho, ela coloca sua avó e sua mãe bem grandes. Ela se sente protegida perto das duas. Ela também representa o seu pai transando com ela, bem pequeno, em cima das letras.

    Miriam, 9 anos
    Sofreu abuso psicológico. Sua mãe chegou na Espanha com 15 anos de idade e grávida dela. Ela era uma minoria racial por lá, e ela sofreu abusos dos colegas de classe por conta de sua etnia. Ela é a menor pessoa do desenho, que está envolvida com alguma coisa, representando sua solidão. No canto ela tinha escrito "me sinto sozinha" mas apagou porque tem vergonha disso.

    David, 8 anos
    Ele sofreu abuso sexual. No desenho, ele destaca os olhos e o pênis do agressor. Ele escreve também "marica" e "chupa-rolas". O agressor falava isso enquanto o estuprava.

    Isabel, 8 anos
    Foi abusada sexualmente pelo pai. No desenho ela retrata o momento do abuso. O pai colocou ela em uma cadeira pra penetrá-la por trás. Na parte superior da imagem, ela retrata o irmão mais novo dela, que ficou vendo tudo acontecer pela porta.

    Joan, 8 anos.
    No desenho ele coloca o cara que estupro ele numa gaiola, fechada com um cadeado, e a chave (no canto superior direito) protegida por espinhos, pra ninguém conseguir pegar.

    Marina, 5 anos.
    Era abusada pelo pai, que também obrigava ela a assistir filmes pornô. No desenho, ela retrata um dos filmes que ela assistiu. Ela disse ao especialista que nesses filmes as pessoas "ficavam peladas e faziam coisa feia".

    Ester, 9 anos
    Ela desenhou a posição que tinha que ficar quando o seu pai abusava dela.

    Toni, 6 anos
    O especialista pediu pra ele desenhar o cara que abusou dele. Ele disse "é um monstro". Destacou o pênis ejaculando.

    Andrea, 10 anos
    Representou como eram os abusos, onde ela tinha que tocar o pênis do cara, e ele tocava a vagina dela. Ela ficou com vergonha de responder as questões do psiquiatra, e aceitou escrever as respostas no desenho, por isso os "sims" e o não.

    Victor, 7 anos
    Ele era obrigado, aos 4 anos de idade, a fazer sexo oral no seu pai. A linha que sai da boca dele e vai até o pênis do pai representa a sua língua.


    Fonte:http://psiconlinebrasil.blogspot.com.br/2013/09/os-monstros-da-minha-casa-desenhos-de.html?spref=fb

    quinta-feira, 19 de setembro de 2013

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    Por Cristina Silveira*
    O PDI é instrumento utilizado para adaptar o currículo escolar às necessidades dos alunos de inclusão escolar. Está amparado na Legislação Federal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação  – Lei 9394/96) e em Minas Gerais está amparado pela Secretaria de estado de Educação , através da SD n° 01/2005 de 09 de abril de 2005, que orienta o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiências e condutas típicas.
    O Planejamento de desenvolvimento individual – PDI, visa ao atendimento das dificuldades de aprendizagem das necessidades especiais dos educandos e ao favorecimento de sua escolarização. Consideram as competências e potencialidades dos alunos, tendo como referencia o currículo regular. Essa medida pode significar para os alunos que necessitam, igualdade de oportunidades educacionais, promovendo a educação inclusiva, na perspectiva de uma escola para todos.
    O Ministério da Educação e Cultura – MEC, através da Secretaria de Educação Fundamental publicou em 1998, um documento intitulado “PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS”, onde descreve como devem ser realizado o PDI no capítulo  ‘ADAPTAÇÕES INDIVIDUALIZADAS DO CURRICULO” (pg 43), no qual nos embasamos para descrever a definição desse Planejamento que se segue.
    As modalidades adaptativas individuais para o aluno de inclusão escolar , focalizam a atuação do professor na avaliação e no atendimento do aluno. É o instrumento principal na definição do nível de competência curricular do educando e na identificação dos fatores que interferem no seu processo de ensino-aprendizagem.
    As adaptações tem o currículo regular como referencia básica , adotam formas progressivas de adequa-lo com as necessidades do aluno, aproveitando as suas habilidades para a inserção do conteúdo escolar. As adaptações dos conteúdos pedagógicos e do processo avaliativo devem obedecer algumas estratégias, como por exemplo:
    - adequar os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, o que implica modificar os objetivos  considerando as condições do aluno em relação aos demais alunos da turma;
    - priorizar determinados objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, para dar ênfase aos objetivos , conteúdos e critérios de avaliação, para dar ênfase aos objetivos que contemplem as deficiências do aluno suas conduta típicas e altas habilidades, não abandonado os objetivos definidos para o grupo, mas acrescentando outros, concernentes com suas necessidades educacionais especiais;
    - Considerar que o aluno com necessidades especiais pode alcançar os objetivos comuns ao grupo, mesmo que possa requerer um período mais longo de tempo. De igual modo, pode necessitar de período variável para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de suas habilidades;
    - Cursar menos disciplinas durante o curso, serie ou ciclo, para que desse modo estender o período de duração do curso, serie ou ciclo que frequenta;
    - Introduzir conteúdos, objetivos e critérios de avaliação, o que implica considerar a possibilidade de acréscimo desses elementos na ação educativa caso necessário à educação do aluno com necessidades especiais.
    - Eliminar conteúdos, objetivos e critérios de avaliação, definidos para o grupo de referencia do aluno, em razão de suas deficiências ou limitações pessoais. A supressão desses conteúdos e objetivos da programação educacional regular não deve causar prejuízos para a sua escolarização e promoção acadêmica. Deve considerar rigorosamente o significado dos conteúdos.
    Estas medidas devem ser precedidas de uma criteriosa avaliação do aluno, considerando a sua competência acadêmica. Devem ser considerados como elementos de apoio a família, profissionais, monitores, orientadores; recursos físicos, materiais, ambientais; as atitudes, os valores, as crenças, os princípios; as deliberações e decisões políticas, legais, administrativas; os recursos técnicos e tecnológicos; os programas de atendimentos genérico e especializados.
    Além disso, as decisões de apoio devem considerar as áreas prioritárias a serem apoiadas; identificação dos tipos mais eficientes de apoio; se o apoio deve ser prestado dentro ou fora da sala de aula, em grupo ou individualmente; definindo as funções e tarefas dos diferentes profissionais envolvidos na prestação do apoio.
    Alguns alunos de inclusão escolar, exigem adaptações significativas no currículo para o atendimento dos alunos e indicar conteúdos curriculares de caráter mais funcional e prático, levando em conta as suas características individuais, podendo ser considerados currículos especiais, exigindo uma diversificação curricular. Envolvem atividades relacionadas às habilidades básicas, à consciência de si, aos cuidados pessoais e de vida diária, ao treinamento multissensorial, ao exercício da independência e ao relacionamento interpessoal, dentre outras. Esses currículos são conhecidos como funcionais e devem contar com a participação da família e ser acompanhado de um criterioso e sistemático processo de avaliação pedagógica e psicopedagógica do aluno, avaliando os procedimentos pedagógicos empregados na sua educação, uma vez que na organização desse programa não é levado em conta as aprendizagens acadêmicas.
    Atualmente, os sistemas educacionais revelam dificuldades para atender às necessidades especiais dos alunos de inclusão na escola regular, A flexibilidade e dinamicidade do currículo regular podem não ser suficientes para superar as restrições dos sistemas educacionais ou compensar as limitações reais desses alunos, fazendo com que as adaptações curriculares individuais sejam necessárias.
    A utilização desse programa facilita a aprendizagem do aluno, facilita o trabalho do dos professores que passam a contar com um estudo onde se tem técnicas e estratégias direcionadas para lidar com as dificuldades da criança, além do apoio das famílias e dos profissionais que assistem a criança fora do ambiente escolar. A escola por sua vez se vê inserida em um processo que pode conduzir à educação inclusiva de fato, eliminando muitos dos conflitos que poderiam existir entre pais e escola, evitando que as discussões e desentendimentos culminem no judiciário, no Ministério Publico ou na Defensoria Publica, onerando os gastos públicos e trazendo prejuízos ainda maiores para a própria criança nesse processo.
    Esse programa, se bem utilizado, pode servir como um denominador comum entre família, escola, judiciário e profissionais da saúde para que se realize  de fato a inclusão escolar da criança  deficiente.

    domingo, 8 de setembro de 2013

    FAÇA O TESTE- SÍNDROME DE IRLEN

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    Estou realizando o rastreamento da Síndrome de Irlen.
    Se você tem interesse em fazer o teste e mora em CAMPINAS S.P entre em contato comigo.
    Ministro também palestras sobre este tema ou temas relacionados a psicopedagogia.





     (19) 33810719

     (19) 83543447







    Ou pelo email:

     


     tais_psicopedagoga@hotmail.com


    Att,
    Taismara

    quarta-feira, 4 de setembro de 2013

    UNIVERSO PSICOPEDAGÓGICO- comunidade Facebook

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    Oi pessoal,

    Criei uma comunidade no facebook que será mais um canal para estarmos próximo. Curtem a página que foi criada com carinho para todos afinal o UNIVERSO PSICOPEDAGÓGICO é nosso!!!


    https://www.facebook.com/pages/Universo-Psicopedag%C3%B3gico/490537411042926?fref=ts

    domingo, 1 de setembro de 2013

    Vamos?

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    XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA

    Na Universidade do Minho em Portugal.Compartilho com vocês a página do evento.Saudações Psicopedagógicas!Fonte:http://webs.ie.uminho.pt/xiigp/




     Fonte: http://www.proepreemacao.com.br/?p=751

    Obtenha mais detalhes sobre o XXVI Encontro Nacional de Professores do PROEPRE.
    Clique no link:

    http://www.fe.unicamp.br/encontroproepre

     Nesse link, além de detalhes importantes, já consta a programação preliminar:

    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

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    Taismara de Oliveira
    Bióloga, Psicopedagoga Clínica Institucional e Screener


    Diagnóstico e Tratamento das Dificuldades de Aprendizagem, Rastreamento da Síndrome de Irlen, Orientações para pais e Palestras Educacionais

    Contato: (19) 33810719
                   (19) 83543447


    Site: taismarapsicopedagoga.blogspot.com.br





    Esta é a apostila que elaborei sobre Dificuldades de Aprendizagem, quem se interessar entrar em contato pelo email.  Será enviada após comprovante de pagamento, por email.



    O valor da apostila é de 30,00 reais



    Faço Caixas de Provas Operatórias Piaget por encomenda. Valor 200,00 reais mais frete.
     Foto ilustrativa. (Acompanha o material explicativo de como aplicar cada prova)




    Depósito Banco do Brasil
    Ag.0052-3
    Conta poupança: 61830-6



    Você Leitor(a), da região de Campinas S.P, Estou a procura de parceria com os seguintes profissionais:

    Psicólogo,
    Fonoaudiólogo,
    T.O,
    Pedagogo




    segunda-feira, 26 de agosto de 2013

    Autismo Universo Particular/ Fantástico

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    Caso tenha perdido alguns dos episódios apresentados pelo Dr. Dráuzio Varella no Fantástico aos domingos, deixo o link abaixo que contém a matéria completa, com todos os episódios, informações e a quem recorrer.

    http://especial.g1.globo.com/fantastico/autismo/ 

    segunda-feira, 19 de agosto de 2013

    Atenção! Cursos e eventos Previstos..Vamos participar?

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    1. Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação AUTISMO Estratégias e Soluções Práticas
    Profº Ms. Miguel Higuera Cancino
    Objetivo:
    Fornecer elementos práticos, para orientar a estimulação da linguagem, a comunicação e o pensamento, ressaltando a sua importância  no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em crianças com transtornos de desenvolvimento.  

    Programa:

    MANHÃ:
    - Perfil comunicativo dos TEA. (Transtorno do Espectro Autista.)
    - Desenvolvimento da interação nao verbal.
    - Formatos.
    - Atuação compartilhada.
    - Atenção conjunta.

    TARDE:
    - Utilização do cotidiano na estimulação comunicativa dos TEA
    - Controle de condutas inadequadas
    - Desenvolvimento de comunicação total.
    - Estimulação da comunicação oral e primeiros diálogos. 

    Breve currículo Ms. Miguel Higuera Cancino:
    Conferencista e palestrante internacional (México, Peru, Equador, Argentina, Chile, Brasil
    Expert em Autismo, Sd. De Asperger, Sd. Down, TDAH e transtornos do desenvolvimento da 
    linguagem. Por mais de 27 anos fez terapia a mais de 6.000 crianças de diversas 
    nacionalidades e durante 10 anos formou gerações de fonoaudiólogos nas universidades do 
    Chile e Mayor (Santiago de Chile).
    • Licenciado em ciências da saúde Universidade de Chile. 
    • Fonoaudiólogo licenciado Universidade de Chile.
    • Mestrado em Educação Superior universidade Mayor
    • Professor do mestrado de neurociências Universidade Finis Terrae ( Santiago Chile)
    • Assessor do programa: Chile Crece Contigo. Governo do Chile.
    • Especialista em Psicopedagogia no Brasi.
    Pai de Christopher um menino autista de 10 anos é autor do livro: “Mi Hijo no Habla”,Ed. Fontanar-Aguilar. Chile.2010 
    ( traduzido por Ed. Wak. Rio de Janeiro. Brasil. Transtornos do desenvolvimento.) 
     Maiores informações:  http://www.centrodynamis.com.br/ 
    Publico Alvo:
    Professores, Fonoaudiólogos, Psicopédagogos, Pedagogos, Psicólogos, Estudantes e Familiares
    DATA: 29 de Setembro (DOMINGO)
    HORA: 8:30h às 18:00h - com intervalo para Coffee
    TOTAL: 8h de curso
    LOCAL: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS
    INVESTIMENTO:
    160,00 até 31 de agosto - Em até 2X no cheque
    200,00 até 14 de Setembro - Em até 2X no cheque
    Prazo de inscrição: Até dia 16 de Setembro de 2013 - Não faremos inscrições no local.

    Depósito Bancário:
    Caixa Federal - Agência 0429 - Operação 003 - Conta Nº 1495-5
    Nome: Bie Comércio (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).
    Termo de Compromisso:
    Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.
    Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito
    ( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49).
    O curso só será realizado se alcançarmos o número mínimo de inscrições necessárias.

    INSCRIÇÕES POR DEPÓSITO:
    A INSCRIÇÃO SOMENTE SERÁ EFETIVADA, MEDIANTE O ENVIO, POR E-MAIL OU FAX, DA FICHA DE INSCRIÇÃO JUNTAMENTE COM O COMPROVANTE DO DEPÓSITO BANCÁRIO.

    Inscrições e Informações:
    BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre
    Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail: biecursos@terra.com.br


    APROVEITE! ÚLTIMA SEMANA, COM
    DE VALOR DE 160,00,
    ATÉ 24 DE AGOSTO

    2. Dislexia e Dificuldades no Processo de Alfabetização
    Profª Zucleia dos Santos Braz - Rio de Janeiro
    Objetivo:
    Fornecer referencial teórico e prático para profissionais que atuem junto a  crianças com Dislexia, observando as concepções de dificuldades no Processo de Alfabetização,
    que podem interferir no desenvolvimento do aluno no espaço pedagógico.
    Programa:
    DISLEXIA:
    - Características
    - Indicadores
    - Dificuldades Básicas
    - Alterações na escrita
    - Habilidades
    - Orientação ao professor
    - Estudo de caso
    DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA, DISCALCULIA:
    - Características
    - Tratamento
    - Orientação ao professor
    Breve Currículo profissional da Profª Zucleia dos Santos Braz
    Pedagoga,  Pós graduada em Psicopedagogia, Especialização em andamento em Neuropsicologia, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretora Colégio Paulo Freire RJ,
    Atua junto  á  equipe multidiciplinar da Profª Dayse Serra.
    Publico Alvo:
    Professores, Estudantes da área de Educação, Psicopédagogos, Pedagogos e Fonoaudiologos
    DATA: 14 de Setembro  de 2013
    HORA: Sábado: das 8:30h às 18:00h - com intervalo para Coffee
    TOTAL: 8h de curso
    LOCAL: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS


    INVESTIMENTO:
    160,00 até 24 de agosto - Em até 2X no cheque
    190,00 até 06 de Setembro - Em até 2X no cheque

    OBS: grupos acima de 3 inscrições, desconto especial!

    Prazo de inscrição: Até dia 09 de Setembro de 2013 - Não faremos inscrições no local.

    Termo de Compromisso:
    Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.
    Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito
    ( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49).
    O curso só será realizado se alcançarmos o número mínimo de inscrições necessárias.

    INSCRIÇÕES POR DEPÓSITO:
    A INSCRIÇÃO SOMENTE SERÁ EFETIVADA, MEDIANTE O ENVIO, POR E-MAIL OU FAX, DA FICHA DE INSCRIÇÃO JUNTAMENTE COM O COMPROVANTE DO DEPÓSITO BANCÁRIO.

    Inscrições e Informações:
    BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre
    Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail: biecursos@terra.com.br
    Depósito Bancário:
    Caixa Federal - Agência 0429 - Operação 003 - Conta Nº 1495-5
    Nome: Bie Comércio (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).
    ENCONTRO DE PSICOPEDAGOGIA DO CEARÁ




    3. CURSO PECS


    O que é?
    É um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. 
    Valor do curso, local e data:
    São Paulo, São Paulo (Curso Básico PECS- 2 dias)
    16/12/2013 - 17/12/2013

    Professional: R$690,00
    Pais: R$520,00
    Estudantes: R$600,00
    Local: AMA Rua Luis Gama, 890, Cambuci, São Paulo. S.P
    Para maiores informações, e saber sobre outras datas e outros estados de realização desse curso acesse: