Skinpress Rss

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Diga NÃO a redução da maioridade penal !!!

0

Espero que isso seja usado para que as pessoas entendam o que é a medida sócio educativa! Não posso falar com certezas, mas o mérito total é dessa professora, que provavelmente teve que enfrentar todo o sistema de uma estrutura que diz que esses meninos são "os lixos da nossa sociedade". Ah, se todos entendessem que dá porrada em alguem que só tomou porrada não vai resolver...
Trabalhar na fundação é matar um leão por hora...e não estou falando dos meninos! Só para constar: foi na fundação que tive o maior respeito por parte dos alunos pela minha profissão.
Se até hoje não abandonei a sala de aula, como ocorre com a maioria dos meus colegas de trabalho, foi por esses meninos!!!
EU ACREDITO E SEMPRE IREI ACREDITAR NESSES MENINOS...!!! 

Interno da Fundação Casa vence Olimpíada da Língua Portuguesa

Exigência do concurso era escrever poema sobre lugar onde vive. Rapaz que divide cela com adolescentes venceu com poema sobre a liberdade.




Sete metros de muralha. Arame farpado até o topo. Revista pesada. Sob intensa vigilância, 61 jovens em conflitos com a lei estão internados. Todos multireincidentes com no mínimo três passagens pela Fundação Casa de São Paulo.
“São adolescentes que já estão infracionando há muito tempo. Tem jovens de 17 até 20 anos. Então é a última oportunidade mesmo. Se ele sair e voltar a infracionar, ele vai para o meio prisional”, diz o diretor da unidade Cristian Lopes de Oliveira.
“Eu sou a penúria em busca da opulência. Um pássaro em busca da liberdade."
No caminho enjaulado, que leva às salas de aula, fragmentos de poesia.
“O plebeu andarilho, favelado, vagabundo. À procura de um mundo melhor."
O autor desses versos é um jovem de 17 anos que divide uma cela com outros cinco adolescentes. É a terceira vez que ele é apreendido. Na primeira tinha apenas 13 anos.
Jovem: Aconteceu um imprevisto de eu ir pela cabeça de um colega aí aconteceu de eu ir preso.
Fantástico: Mas o que aconteceu?
Jovem: Uma infração de tráfico.
Depois foram mais duas restrições de liberdade por tráfico, como é chamado a medida pela lei brasileira. Mas para ele, que cumpre essa última já há um ano e dois meses o significado real é outro: “Prisão, quando fala prisão tem um peso na palavra”, diz o jovem.
Ele jamais poderia imaginar que uma palavra tão opressiva pudesse virar poesia. “Essa história começou com a minha professora. Eu nunca tive uma professora igual a ela”, afirma.
Maria da Penha, uma professora de português, que já foi assaltada cinco vezes por adolescentes, foi trabalhar na Fundação Casa disposta a mudar o mundo. “O meu trabalho diário é esse, de eles acreditarem no potencial que eles têm”, diz a professora Maria da Penha da Silva.
Foi então que ela falou de poesia aos alunos. “Ela não propôs prêmio, ela não propôs viagem. Ela não falou nada. Ela falou para escrever”, diz o jovem.
E o garoto escreveu: “vida em transição. Viver na Fundação não é bom. Bom é ser livre, em toda situação. Acordo e vejo grades, meu peito dói de verdade."
“Quando eu peguei o texto ele foi um dos primeiros a entrar. Eu olhei o texto e falei nossa que texto bom”, conta a professora.
Então, veio a ideia de inscrever o poema na Olimpíada da Língua Portuguesa. “Esse concurso acontece a cada dois anos e desde 2010 eu mando textos dos meus alunos. Nunca tinha tido nenhum classificado”, afirma Maria da Penha da Silva.
Qual não foi a surpresa? Como um interno da Fundação Casa concorrendo com mais de 50 mil alunos de escolas públicas de todo Brasil foi passando de eliminatória em eliminatória.
Fantástico: E quando chegou o primeiro resultado?
Maria da Penha: Nossa. Eu já me senti campeã.
Depois vieram mais duas etapas e ele ficou entre os 38 finalistas do país inteiro. “Eu não esperava isso. Escrever o poema e dar repercussão que deu. Poder chegar onde cheguei”, diz o jovem.
A exigência do concurso era escrever um poema sobre o lugar onde vive o aluno. O rapaz que mora em uma cela escreveu sobre a liberdade.
“Para mim não existe só a liberdade do corpo. Existe a liberdade da alma, do espírito, dos pensamentos”, afirma o rapaz.
E foi justamente esse pensamento livre que o levou à Brasília onde acontece a grande final da Olimpíada da Língua Portuguesa. Quando cruzarem o portão de desembarque do aeroporto, o garoto cumpre mais uma etapa dessa viagem de sensações que a poesia lhe proporciona.
Fantástico: Animado ou ansioso?
Jovem: Os dois.
A mãe e a professoram acompanham o jovem. Sob a responsabilidade da Fundação Casa conheceu Brasília junto com os outros alunos finalistas. “Foi tudo novo. Poder ver a rua, os carros, as pessoas. Poder ter contato com as pessoas de fora também. Eu indo para lá abriu novas portas para mim. Eu tive uma visão mais ampla da vida”, diz o jovem.
O anúncio dos vencedores da Olimpíada foi na quarta-feira (17), em uma cerimônia concorrida. O resultado veio em uma torrente de emoção.
O poeta da Fundação Casa comemorou o primeiro lugar abraçado à professora. “Vitória de um sonho e acreditar”, diz a professora Maria da Penha.
“É uma vitória para mim. É uma superação de vida diferente para mim”, diz o poeta vencedor.
Mas faltou alguém nessa premiação. O poeta da Fundação Casa, que aos 17 anos já pai de um casal de gêmeos, só viu os filhos duas vezes na vida. “Eu tenho minha mulher e meus dois filhos. Nunca vi minha a mulher, meus dois filhos e eu juntos”, diz o jovem.
Dentro de um mês e meio deve deixar a Fundação Casa. Por isso mesmo diz que fará de tudo para receber o maior prêmio de sua vida. “Ter minha formação na faculdade, dar educação, o amor, o respeito, para os meus filhos e para minha esposa e ver minha família bem. Sem luta não há conquista. Se você sonhou com alguma coisa, você tem que ter determinação e foco naquele sonho, que você correndo atrás, você conquista o sonho que você tem”, aconselha o poeta.
Talvez o próprio poema fale pelo poeta. “Errar é humano, mas aprender é a melhor coisa. Hoje me tornei um estudante. Descobri que sou inteligente, produzi este poema e me sinto importante”, diz ele.
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/12/interno-da-fundacao-casa-vence-olimpiada-da-lingua-portuguesa.html

domingo, 21 de dezembro de 2014

Diga NÃO a redução da maioridade penal..!!!

0



Todos os países que reduziram a maioridade penal não diminuíram a violência




Nos 54 países que reduziram a maioridade penal não se registrou redução da violência.
A Espanha e a Alemanha voltaram atrás na decisão de criminalizar menores de 18 anos. Hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade penal mínima

Por Frei Betto

Voltou à pauta do Congresso, por insistência do PSDB, a proposta de criminalizar menores de 18 anos via redução da maioridade penal.
De que adianta? Nossa legislação já responsabiliza toda pessoa acima de 12 anos por atos ilegais.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor infrator deve merecer medidas socioeducativas, como advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação. A medida é aplicada segundo a gravidade da infração.

Leia também: Quatro razões para não reduzir a maioridade penal
Nos 54 países que reduziram a maioridade penal não se registrou redução da violência. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás na decisão de criminalizar menores de 18 anos. Hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade penal mínima.

O índice de reincidência em nossas prisões é de 70%. Não existe, no Brasil, política penitenciária, nem intenção do Estado de recuperar os detentos. Uma reforma prisional seria tão necessária e urgente quanto a reforma política. As delegacias funcionam como escola de ensino fundamental para o crime; os cadeiões, como ensino médio; as penitenciárias, como universidades.

O ingresso precoce de adolescentes em nosso sistema carcerário só faria aumentar o número de bandidos, pois tornaria muitos deles distantes de qualquer medida socioeducativa. Ficariam trancafiados como mortos-vivos, sujeitos à violência, inclusive sexual, das facções que reinam em nossas prisões.
Já no sistema socioeducativo, o índice de reincidência é de 20%, o que indica que 80% dos menores infratores são recuperados.

Nosso sistema prisional já não comporta mais presos. No Brasil, eles são, hoje, 500 mil, a quarta maior população carcerária do mundo. Perdemos apenas para os EUA (2,2 milhões), China (1,6 milhão) e Rússia (740 mil).

Reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, e não a causa. Ninguém nasce delinquente ou criminoso. Um jovem ingressa no crime devido à falta de escolaridade, de afeto familiar, e por pressão consumista que o convence de que só terá seu valor reconhecido socialmente se portar determinados produtos de grife.

Enfim, o menor infrator é resultado do descaso do Estado, que não garante a tantas crianças creches e educação de qualidade; áreas de esporte, arte e lazer; e a seus pais trabalho decente ou uma renda mínima para que possam subsistir com dignidade em caso de desemprego.

Segundo o PNAD, o adolescente que opta pelo ensino médio, aliado ao curso técnico, ganha em média 12,5% a mais do que aquele que fez o ensino médio comum. No entanto, ainda são raros cursos técnicos no Brasil.

Hoje, os adolescentes entre 14 e 17 anos são responsáveis por consumir 6% das bebidas vendidas em todo o território nacional. A quem caberia fiscalizar? Por que se permite que atletas e artistas de renome façam propaganda de cerveja na TV e na internet? A de cigarro está proibida, como se o tabaco fosse mais nocivo à saúde que o álcool. Alguém já viu um motorista matar um pedestre por dirigir sob o efeito do fumo?

Pesquisas indicam que o primeiro gole de bebidas alcoólicas ocorre entre os 11 e os 13 anos. E que, nos últimos anos, o número de mortes de jovens cresceu 15 vezes mais do que o observado em outras faixas etárias. De 15 a 19 anos, a mortalidade aumentou 21,4%.

Portanto, não basta reduzir a maioridade penal e instalar UPPs em áreas consideradas violentas. O traficante não espera que seu filho seja bandido, e sim doutor. Por que, junto com a polícia pacificadora, não ingressam, nas áreas dominadas por bandidos, escolas, oficinas de música, teatro, literatura e praças de esportes?

Leia mais: Aécio Neves defende redução da maioridade penal
Punidos deveriam ser aqueles que utilizam menores na prática de crimes. E eles costumam ser hóspedes do Estado que, cego, permite que dentro das cadeias as facções criminosas monitorem, por celulares, todo tipo de violência contra os cidadãos.

Que tal criminalizar o poder público por conivência com o crime organizado? 
Bem dizia o filósofo Carlito Maia: “O problema do menor é o maior.”

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/04/todos-os-paises-que-reduziram-maioridade-penal-nao-diminuiram-violencia.html

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

domingo, 19 de outubro de 2014

0

 Boa tarde ,


Sei que estou em falta com meus leitores(as), mas é por uma boa razão.  Estou com aulas no período da manhã e a tarde o que acaba consumindo boa parte do tempo, me deixando com essa falta aqui no blog. Mas assim que tiver uma oportunidade volto para dar notícias e colocar post que irá contribuir com nosso crescimento. Agradeço a compreensão e me aguardem.

Atenciosamente,

Taismara

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

domingo, 24 de agosto de 2014

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Retorno

0



Leitores(as),

É com muito carinho que compartilho com vocês minha experiência pessoal de ministrar aulas na Fundação C.A.S.A (Febem), amanhã estarei novamente entrando por estas grades. Sempre soube que voltaria, pois Deus tem um propósito. Posso dizer que o tempo que ministrei aulas na Fundação C.A.S.A, cresci não só como pessoa mas como profissional. Preconceitos sempre existirão, mas maior é meu Deus que ama independente de qualquer coisa e é esse amor que me faz voltar novamente.....eu gostava de trabalhar com meus alunos a música do Renato Russo e de certa forma tem tudo haver comigo e com eles, pois eu acredito neles e sei que podem mudar sim: 

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...

Link: http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/mais-uma-vez.html#ixzz3Aw7Be2c1

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

sábado, 2 de agosto de 2014

Cursos de Intercâmbio

0

Na quinta-feira, dia 31/07/2014 o Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da União os editais para inscrições no
"Programa Conexão Cultura Brasil" voltados para a
internacionalização cultural do país.




O Edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios 
oferece oportunidades para participação de 
cursos no exterior. 



O segundo edital, Conexão Cultura Brasil– Negócios, objetiva levar delegações de empreendedores para participarem de eventos de negócios culturais de grande relevância internacional.

Confira e participe!


PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE OS EDITAIS NOS SITES ABAIXO:


Edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios: http://goo.gl/SN8vYU

Edital Conexão Cultura Brasil – Negócios: http://goo.gl/JUQy6h



Fonte: Ministério da Cultura
http://selmamcarvalho.blogspot.com.br/2014/08/inscricoes-abertas-para-cursos-de.html

domingo, 20 de julho de 2014

Homenagem- RUBEM ALVES

0


Minha homenagem a este grande escritor, que com suas sábias palavras sempre nos inspirou. Descanse em paz! 



"Amar é ter um pássaro pousado no dedo. 
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, 
a qualquer momento, ele pode voar” (Rubem Alves)



“ESTOU PENSANDO HÁ MUITO TEMPO EM PROPOR O NOVO TIPO DE PROFESSO. É UM PROFESSOR QUE NÃO ENSINA NADA. NÃO É PROFESSOR DE MATEMÁTICA, DE HISTÓRIA, DE GEOGRAFIA. É UM PROFESSOR DE ESPANTOS. O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO NÃO É ENSINAR COISAS PORQUE AS COISAS JÁ ESTÃO NA INTERNET, ESTÃO POR TODOS OS LUGARES, ESTÃO NOS LIVROS. É ENSINAR A PENSAR. CRIAR NA CRIANÇA ESSA CURIOSIDADE. PARA MIM ESSE É O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO: CRIAR ALEGRIA DE PENSAR...” (Rubem Alves) (trecho extraído do vídeo postado junto a essa mensagem)



domingo, 13 de julho de 2014

Projeto Cognição Humana

0


Pesquisadores de 36 grandes universidades do mundo todo em um esforço conhecido como cognição humana. Dezenas de colaborações estão em andamento. Acesse o link logo abaixo, e saiba mais. 






http://www.lumosity.com/landing_pages/582

domingo, 6 de julho de 2014

Instituto Autismo e Vida: Curso "Autismo: atualizações"

0


http://www.autismoevida.org.br/2014/07/curso-autismo-atualizacoes.html
Instituto Autismo e Vida: Curso "Autismo: atualizações": ESTE EVENTO NÃO ESTÁ SENDO PROMOVIDO PELO INSTITUTO AUTISMO & VIDA Salientamos que o evento é de inteira responsabilidade da entidad...

Até o final do ano, o Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA) irá realizar diversas palestras sobre autismo que fazem parte do curso "Autismo: atualizações". As palestras podem ser pagas e assistidas separadamente.

Os valores por encontro são R$ 30 para estudantes, R$ 40 para pais e sócios do CEAPIA e R$ 50 para profissionais não-sócios. As palestras tem duração de duas horas, das 20h às 22h, e as inscrições podem ser feitas no CEAPIA (Rua Coronel Bordini, 434, Porto Alegre/RS).

Clique na imagem abaixo para ver as próximas palestras. Mais informações:www.ceapia.com.br ou pelo e-mail ceapia@ceapia.com.br.


terça-feira, 17 de junho de 2014

PROFESSORES DO BRASIL

0

8ª EDIÇÃO DO PRÊMIO

 

PROFESSORES DO BRASIL - 


INSCRIÇÕES ATÉ 15/09/2014







Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação
(MEC), através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com
as instituições parceiras. 



O MEC, por meio do Prêmio Professores do Brasil,
premia os educadores em todo o Brasil.

Na sua 8ª edição, 8 trabalhos serão escolhidos em cada região do país, 
com prêmios de R$ 6 mil e R$ 5 mil para as melhores experiências pedagógicas
desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores de escolas públicas.

Inscrições até 15 de setembro.




Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de
professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da
qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas
bem–sucedidas e inovadoras.

O concurso tem três etapas: 
inscrição, avaliação e premiação.

Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos
os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro.
Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida 
(em andamento ou já concluída) com seus alunos
e formalizar a inscrição.

Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas 
pelos professores e seleciona as mais relevantes.

Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e
as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio,
tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.

A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias.


A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:

Educação Infantil;
Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Anos Finais do Ensino Fundamental; e
Ensino Médio.



A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:



Educação Integral;




São objetivos do Prêmio Professores do Brasil:


- Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas, instituições
educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos
sistemas públicos de ensino que, no exercício da atividade docente,
contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil;

- Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no
processo formativo das novas gerações;

- Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos
 professores e que sejam passíveis de adoção por outros professores
e pelos sistemas de ensino;

- Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na
implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.



Créditos: 
http://selmamcarvalho.blogspot.com.br/2014/06/8
-edicao-do-premio-professores-do.html

terça-feira, 3 de junho de 2014

MakeOff Festa Caipira Julio Mesquita (FotosVIP)

0



Bom dia pessoal!!

Não poderia deixar de compartilhar com vocês meus leitores, a preparação da festa Junina da Escola Júlio Mesquita que está ficando Show. Parabenizo-o á todos os alunos e meus amigos profossores por essa festa!!!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Totalmente contra COPA

0


Boa tarde Leitores,

Mais uma vez vou usar este espaço, para falar de algo que foge da proposta do meu Blog, mas é um desabafo com o descaso da nossa saúde pública!!! 


Estou pensando que, não pintei minha cara com as cores do Brasil, nem tampouco vesti a camiseta ou pendurei bandeirinha na janela de casa ou no carro, não pulei, não torci, não gritei como milhares de brasileiros, mesmo por que não assisiti a nenhum jogo da copa e nem pretendo. Respeito os que gostam de copa, de futebol, que não é o meu caso, ainda mais em um País que precisa de tantas outras coisas mais importantes. Por isso talvez eu não tenha motivo para 'vibrar com gols'. E essa certeza tenho, quando sei que preciso do serviço público de sáude, e tenho que esperar horas e horas para ser atendida (8 horas tá bom?). O pior é ver que algumas pessoas nem atendimento recebem. Foi o caso que presenciei ontem no UPA (unidade de pronto atendimento de Campinas), uma das responsáveis do setor chamava os pacientes que já esperavam por horas por um atendimento, para ouvir que não havia médico suficiente. Esse suficiente que ela dizia, era uma única médica de plantão e que procurassem outro hospital.
Vi uma senhora, que ao ouvir depois de horas de espera, que teria que procurar em outro lugar o atendimento. Essa senhora disse: Para onde vou? Pois já fui para o Ouro Verde, Mário Gatti (hospitais públicos aqui da cidade onde moro)  e dizem a mesma coisa. Realmente não tenho motivos para comemorar nenhum gol de uma Copa, que só tem interesse de políticos, e nós que dependemos da saúde pública, transporte e segurança ficamos a mercê da sorte!!! Quero que o Brasil tenha essa sorte na COPA!!!








Dizem que a COPA gera emprego. Construir hospitais, creches também gera empregos!!!!


Não há como ficar calada e não usar este espaço para falar da pouca vergonha que é essa "COPA". Respeito a opinião de quem é favor, mas quem precisa do SUS sabe do que estou falando. Isso sem falar no descaso da educação e salário de miséria dos nossos professores.
 Estádio construído com restaurante que tem vista panorâmica, no meio da Amazônia!!! Que isso!!! Vergonha total!!
Vou falar também, dos alunos das escolas públicas (por que, é onde trabalho) que apresentam dificuldades de aprendizagem e se quer tem condições de assumir um tratamento com os profissionais de que nescessitam, com isso eles vão levando essa dificuldade para a vida a fora ou simplesmente desistem dos estudos por causa disso. Por que não há um projeto de Lei para assegurar que esses alunos tenham total assistência para o tratamento que precisam isso também é  saúde. Assistam o video!


“Eles estão arrependidos de ter mantido a Copa no Brasil”, comenta Cosme Rímoli

O comentarista esportivo Cosme Rímoli fala sobre o andamento da Copa do Mundo no Brasil e analisa a estreia do Itaquerão. Veja.

Assistam ao vídeo acessando ao LINK abaixo....Vale a pena!!! Ainda há tempo para transferir, vamos torce que sim!!!!




Realmente uma vergonha o Brasil cediar uma Copa!!! Se fosse um País de 1 mundo...mas um País onde a saúde é um caos, a educação precária sem falar na segurança.....agoro me pergunto se a segurança que não temos irá funcionar na COPA?  

quinta-feira, 1 de maio de 2014

0




Bom dia leitores,

Quero compartilhar uma experiência em sala de aula que valeu apena. Além dos alunos terem reforçado o conteúdo que foi ministrado, tiveram a oportunidade de aprender de uma forma lúdica, descontraída e onde houve a participação de todos. Enfim o meu objetivo foi alcançado com sucesso.
O segundo bimestre estou trabalhando o tema sobre o sistema reprodutivo masculino e feminino (aula de ciências - 7ª série).
Após passar o conteúdo e vídeos, elaborei na última aula uma brincadeira sobre o tema trabalhado. Escrevi na lousa a seguinte frase: Quem sabe, sabe. Quem não sabe vai aprender.
Escrevi várias perguntas em uma folha de papel e depois as recortei e dobrei. Pedi aos alunos que fizessem uma roda e fiquei no centro com as perguntas dentro de uma sacola. Elaborei também três fichas que tinham auxilio como: 1- Repasso 2- Ajuda de um colega 3- Respondo sabendo ou não.
Eu escolhi o aluno aleatoriamente, e o escolhido tirava da sacola o papel e lia em voz alta para todos e aquele que ele havia escolhido respondia ou tirava uma das cartas auxilio.
Quando respondia certo ou errado eu perguntava se concordavam ou não e por quê. Quando errava eu explicava. Foi uma aula divertida reforçando o conteúdo. 

Fica a dica para outras disciplinas

Eis algumas das questões que utilizei. 


Quais são as estruturas que formam o sistema reprodutor masculino?
Do que é formado o sêmem?
Quais são as funções da uretra?
O   Onde é formado o óvulo, célula reprodutiva feminina?
E    Em que região do sistema reprodutor feminino o óvulo é fecundado?
     Qual a função do canal deferente?
     Glândula que produz líquido nutritivo para os espermatozóides?
H  O nome do hormônio que é produzido pelo testículo? 
Q  Qual a função da prostata?
     O nome da região onde são armazenado os espermatozóides?
    Qual o nome das células reprodutoras masculinas e feminas?
    Qual a função do útero?
    Em qual parte do aprelho reprodutor feminino, que ocorre a fecundação?
Q Quais são os hormônios femininos?
O Os espermatozóides são produzidos na prostata?Verdadeiro ou falso?
   
    Com carinho, 
    Taismara

T
C




 





segunda-feira, 14 de abril de 2014

Educar

0

Bom dia Pessoal,




Por: Simaia Sampaio
Antes de colocar um filho no mundo há algumas coisas que você precisa saber. As dicas também são para os que já são pais. Os avós também irão se beneficiar se estiverem disposto a se perceberem e observarem o que devem mudar.
1 - Filhos dão trabalho, vão exigir de você muitas habilidades.
2 - Em muitos momentos, os pais, poderão ficar cansados porque precisarão repetir muitas vezes a mesma informação até que a criança crie um bom hábito, mas não desista, bons hábitos levam tempo para serem adquiridos, mas é para sempre.
3 - Lembre-se que ameaças e pejorativos não educam. Evite dizer coisas do tipo: “se não parar de fazer isso não vou gostar mais de você”, “você é um menino feio e teimoso”. Isto além de não ajudar não esclarece à criança qual seria o comportamento mais adequado.
4 - Se disser que vai fazer algo cumpra. Vejo algumas pessoas dizendo: “Se não parar agora vamos embora”, e não vão. Você fica desacreditado e a criança percebe isto e não inibe o comportamento.
5 - Ensine desde pequeno que não é preciso gritar para conseguir as coisas, mas é preciso que você também não tenha o hábito de gritar com as pessoas para dar exemplo.
6 - Diante de um mau comportamento, repreenda-o, mas explique porque é errado o que ele está fazendo. Percebo muitos pais que reclamam com as crianças e não dizem por que está sendo repreendido. Ao invés disso dizem: “se não parar seu pai quando chegar vai te bater”, ou “Papai do céu vai te castigar”. Esta forma só lhe dá um atestado de incompetência enquanto educador!
7 - Não use tablets para deixar a criança quieta. A criança precisa aprender que é importante esperar, e aprender a se controlar desde cedo. Converse com a criança sempre sobre seu comportamento. Se o tablet é oferecido você não tem a oportunidade de ter este tipo de conversa, a criança não aprende e se torna um adulto impaciente.
8 - Preste atenção com quem você deixa seus filhos. Pessoas da família, que não tem este entendimento de educação, podem estragar seu filho tanto quanto alguém desconhecido.
9 - Tratar uma criança crescida como se ainda fosse um bebê ESTRAGA! Cuidado como você chama a criança grande, ela não é mais bebê e pode ficar infantilizada se você não respeita seu crescimento.
10 - Ensine desde cedo seu filho (a) arrumar a cama quando levantar, tirar o prato da mesa, guardar seus brinquedos, mesmo tendo auxiliar em casa. Contribua com sua autonomia.
11 - Retire maus hábitos desde cedo. A criança não precisa de chupeta depois dos dois anos, suporte o choro da criança por alguns dias, depois ela com certeza esquece.
12 – Não deixe a criança exposta muito tempo diante da televisão, ofereça diversidades. Acho que este item não preciso de maiores explicações por tudo que já foi dito, nos últimos tempos, sobre o mal que isto faz.
13 – Não ofereça celular a uma criança ou se der que seja apenas com a função de telefone, não permita que tenha acesso à internet. Crianças não tem maturidade suficiente para ter um aparelho destes nas mãos, com acesso indiscriminado a internet, facebook e whatsApp.
14 - Pais que não estão dispostos a gastar tempo educando seus filhos não deveriam pensar em ter filhos. Muitos querem filhos para tapar lacunas, salvar casamento, livrar-se de angústias. Seu filho não merece este peso! Ele deve vir ao mundo não para substituir ou salvar nada, não para tapar nenhum buraco. Ele deve sentir desde cedo que foi amado e desejado e que você se propôs desde cedo a educá-lo, utilizando-se todos os recursos que possam te ajudar nesta caminhada: livros, revistas, orientação pedagógica e psicológica.
Simaia Sampaio – Psicopedagoga Clínica, Neuropsicóloga, graduanda em Psicologia, Mãe, Autora, Palestrante