Aplicativos que podem ser usados no atendimento de crianças com TDAH e Autismo
Os aplicativos abordam as Atividades de vida diária (AVD), como cortar cabelo, colocar roupa, escovar os dentes, ir ao banheiro, preparar lanche, etc. Na prática, esses aplicativos além de serem muito divertidos, ajudam as crianças a compreenderem as etapas das atividades envolvidas, como desempenhá-las, o porquê de desempenhá-las, etc. Fazendo com que elas generalizem para o dia-a-dia.
Os que usei e indico foram:
- Toca Hair Salon- esse aplicativo simula a ida a um salão, no qual a criança escolhe um personagem e pode fazer nele o que desejar, cortar o cabelo, pintar o cabelo, secar com toalha e secador, lavar o cabelo, pentear, fazer penteados, etc. No final ainda pode-se tirar um foto de como ficou o resultado final.
- Hair Xmas- esse aplicativo é bem parecido com o “Toca Hair Salon”, porém com o tema de natal.
- Pepi Bath Lite- esse aborda as AVD no banheiro, como: escovar os dentes, lavar a mão, cortar unha, pentear o cabelo, utilizar o vaso sanitário e tomar banho. Além disso, tem a parte de lavar roupa. Outra coisa interessante, é que os personagens são uma menina e um menino.
- Toca monsters- esse aborda a preparação de refeições. Tem dois personagens (que são monstrinhos), no qual a criança escolhe e prepara a refeição para ele. Tem várias opções de ingredientes.
- Fairy Tales- esse aborda o vestir e escolha de roupas. Os dois personagens são uma garota e um garoto. Possui uma variedade grande de roupas e acessórios.
Os aplicativos são compatíveis para iPad e iPhone, alguns estão disponíveis de graça na app Store, outros tem a versão de “teste” (que já da para trabalhar bastante) de graça e a versão completa por $1,99. Alguns dos aplicativos também são compatíveis para Andróide.
Espero que ajude a todos.
Abraço,
Alessandra Regina S. A. Aguiar
Acadêmica do 10O período de Terapia Ocupacional da UFMG
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
alessandrareginaa@gmail.com
CRÉDITOS: http://www.reabilitacaocognitiva.org/2013/04/aplicativos-que-podem-ser-usados-no-atendimento-de-criancas-com-tdah-e-autismo/
0 comentários:
Postar um comentário