Olá pessoal,
Como postei em meu perfil, a psicopedagogia entrou na minha vida de uma
forma inesperada, quando eu não imaginava que poderia fazer algo novo
acontecer, e que mudaria literalmente a minha vida.
Agradeço a Deus, por isso ter acontecido. Agora me sinto completa, estou
feliz e realizada, em estar concluindo a pós-graduação.
Sei que todos os dias terão que aprender sobre essa linda profissão,
também sei que, o que eu aprender, vou compartilhar com meus colegas, sejam de
profissão ou simplesmente com aqueles que se interessam pelo assunto, quero
somente contribuir para o crescimento de todos, inclusive o meu.
Quero antes, fazer alguns agradecimentos: Á minha família, que muito me
incentivou e contribuiu para esta realização, e a minha amada filha que ajudou
a criar esse lindo Blog. Digo sempre, minha família minha base. Aos meus
professores da pós-graduação, que com seus conhecimentos contribuem para minha
formação. Aos colegas de classe, que com suas experiências de outras áreas
acrescentam e muito ao nosso saber.
Assim que entrei neste curso, tive a certeza, estou no caminho certo. Já
faz um ano e meio que me descobri. Tenho mais oito meses de curso pela frente,
afinal 2 anos não são dois dias. O melhor que descobri durante o curso, foi a
possibilidade que a Psicopedagogia nos permite seguir, é como um leque de
opções. Quando fazemos a opção de cursar Psicopedagogia Institucional, podemos
atuar em escolas, hospitais, empresas em Ongs etc. Já opção Clínica, lhe dá o
direito de abrir seu próprio consultório e trabalhar com crianças, adolescentes
e adultos. Por isso a importância quando se matricular em uma Faculdade,
observar se ela oferece a opção deste curso em Psicopedagogia Clínica e
Institucional, por que só assim poderá atuar nas duas áreas, algumas oferecem
só opção Clínica e outras só Instituição.
Outro fato que quero compartilhar, é que durante o decorrer do curso,
senti que as disciplinas ministradas pelos professores por mais capacitados que
são, o tempo também é pouco para um curso extenso como esse, eu necessitava de
buscar outras fontes de informações. Foi então que comecei minha pesquisa, pelo
tão conhecido e famoso Google, e pela biblioteca da faculdade. Sempre sendo
cautelosa com o site que eu pesquisava. Nasceu dessas pesquisas, a minha
primeira apostila para pais, professores e estudantes desta área, sobre as
dificuldades de aprendizagem. É um material simples, para que todos possam
entender de uma maneira descomplicada, porém abordando todas as dificuldades.
Por isso recomendo, se há algum assunto na Psicopedagogia que lhe interessa,
faça uma pesquisa e você descobrirá algo incrível. No momento, tenho me
interessado por um tema específico, quem sabe logo nascerá, fruto de outra
pesquisa, e estarei postando aqui..rs
Quando cheguei à parte do estágio, não estava insegura, graças às
leituras contínuas que fiz.
O primeiro passo do estágio foi procurar um espaço que eu pudesse fazer
o atendimento.
O segundo foi ir a uma escola e conversar com a coordenadora que me
indicou um aluno, que apresentava dificuldades de aprendizagem.
Terceiro passo entrei em contato pelo telefone com a mãe dessa criança,
dizendo quem eu era, o motivo pelo qual eu estava entrando em contato, a
importância que seria para o filho dela, caso houvesse interesse em levá-lo á um diagnóstico. Marquei um encontro na clínica que eu atenderia. Ela
aceitou.
O encontro pessoal serve para quebrar o "gelo", e para nos
aproximarmos mais das pessoas (pais e a própria criança). É importante criar um
vínculo, uma confiança, até por que, isso ajuda em todo o processo de
diagnóstico. Esse é o quarto passo.
Após esse contato, iniciam-se então as sessões de diagnóstico. Vou
enumerar e dizer o que é feito em cada uma ou melhor o que eu fiz(minha experiência).
1 Sessão- Realizei a anamnese (com a mãe). O ideal é que esteja presente
o pai também. Caso não tenha nenhum dos dois, a pessoa mais indicada é a mais
próxima de convivência da criança (tia, tio, avó, etc) . O questionário de
anamnese utilizei o que se encontra no livro: Manual Prático do Diagnóstico
Psicopedagógico da autora, Simaia Sampaio. O importante é que não se torne
cansativo a entrevista por ser extenso o questionário. Prestar atenção, por que
uma resposta pode responder a pergunta ou várias seguintes, ficando assim
desnecessário repeti-las.
2 Sessão- Essa é onde teremos o primeiro contato com a criança. Aqui realizamos
a E.O.C.A (entrevista operativa centrada na aprendizagem). O material que será
utilizado nesta sessão, é o de leitura (livros, revistas, gibis etc,
condizentes com a faixa etária), escrita (folha sulfite, borracha, lápis, canetinha,
giz de cera, caneta comum, etc) e o de matemática (jogos de raciocínio lógico,
jogos diversos etc). O objetivo é observar, a temática que envolve o
significado das atividades em seu aspecto, a dinâmica do sujeito (gestos, tom
de voz, modo de sentar, modo de manipular os objetos etc) e o produto feito
pelo paciente (escrita, leitura etc) podemos assim nos permitir uma primeira avaliação.
3 Sessão- Provas operatórias de Piaget (foram aplicadas conforme a idade
do cliente)
4 e 5 Sessão- Reservei para provas op. Piaget.
6 e 7 Sessão- Apliquei Testes projetivos
8 e 9 Sessão- Realizei outros testes (lateralidade, noções espaciais e
temporais, esquema corporal) caso você não tenha material, um exemplo que posso
dar é, brincar de mímica, "morto- vivo", jogar almofadas com a mão
esquerda, e pedir que ele pegue com a direita, e trocar depois os comandos,
enfim use a criatividade.
10 Sessão- Esta última é a Devolução, ou seja, um documento que conterá
o que foi diagnosticado. Este poderá ser solicitado pela escola ou por outros
profissionais. É bom redigir para cada solicitante, um informe diferente, por
questões de algumas informações serem resguardadas. Outro ponto será mencionar
as recomendações como troca de escola ou de turma, amenizar a superproteção dos
pais etc, além de encaminhar quando julgar necessário para outros profissionais
como psicólogo, fonoaudiólogo, pediatra, neurologista etc. Vale lembrar, o quão
é importante ressaltar também no informe os aspectos positivos do cliente. Já
postei um modelo de informe do meu estágio, caso alguém tenha dúvida em
elaborar.
Bem por hoje é só, ou melhor, por enquanto. Qualquer dúvida e se eu
puder esclarecer, meu email é: tais_psicopedagoga@hotmail.com
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